quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Câmara apoia movimento popular contra tarifas abusivas da Celpa

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (14/11), na sala dos ex-vereadores (plenarinho). Diante do clima de protesto que ganhou força nos últimos dias, a concessionária, representada por executivos de diferentes setores, ouviu reclamações dos parlamentares e de lideranças comunitárias como o presidente da Associação de Moradores do bairro Matinha, Aldomiro Souza da Silva. “Pessoas que pagavam 200 reais está [sic] pagando 600 reais, mil reais. Eles [Celpa] reclamam por causa dos gatos, mas eu moro perto da serra, levei o Carlinhos, ele mandou o pessoal fazer uma vistoria há mais de três anos, nunca legalizaram lá, nunca botaram um poste”, destacou o comunitário referindo-se a uma das justificativas da companhia para o aumento da tarifa cobrada, que seriam as perdas de energia, ocasionadas pelas ligações clandestinas, chamadas popularmente de “gatos”.
Além dessa justificativa, a empresa apresentou outras, esclarecendo, principalmente, a parte que cabe diretamente à concessionária sobre a tarifação ao consumidor. Foi o que explicou a executiva de Relações com o Cliente, Sulamita Pereira, que ainda fez um balanço do compromisso junto ao Poder Legislativo. “A reunião foi importante para a gente conseguir entender ainda mais quais são os principais pontos de reclamação. A gente conseguiu trazer uma explicação da composição de nossa tarifa. A gente ressalta o nosso compromisso de entender caso a caso, e se houver alguma divergência, deveremos fazer a correção”,salienta.
A representante da Celpa enfatizou também sobre a questão dos impostos que são cobrados junto com o consumo de energia. Sulamita ressaltou que o ICMS do Estado é alto, em 25%, e que “[a mobilização] vai ser muito importante no sentido de evoluir e trazer uma resolução para o povo paraense”. 
Os vereadores que estavam na reunião eram Mano Dadai (PRTB), Maria José Maia (DEM), Emir Aguiar (PODEMOS), Didi Feleol (PDT), Júnior Tapajós (PR), Henderson Pinto (MDB), Alaércio Cardoso (PRP), Rogélio Cebuliski (PSB), Tadeu Cunha (DEM), Alysson Pontes (PSD) e Antônio Rocha (MDB). O presidente ponderou a respeito das perdas. Para ele, a Celpa “precisa fazer os investimentos para baratear o custo de quem paga”.
O emedebista se baseou no fato de muitas localidades nas zonas urbana e rural não terem sido ainda assistidas pela companhia, o que obriga moradores a fazerem instalações clandestinas. Ele também lançou uma pergunta, pedindo que seja respondida na audiência pública marcada para o dia 29/11, sobre a diferença de valores por unidade de consumo entre o Pará, São Paulo e a capital do Amazonas, em que os paraenses pagam mais caro que os consumidores desses lugares, mesmo estando em uma das maiores unidades federativas produtoras de energia elétrica. 
Já o republicano progressista Alaércio Cardoso ampliou o discurso para fora de Santarém no sentido da mobilização. “Hoje têm pelo menos 30 municípios [do Pará] que já estão no movimento, e vão se manifestar publicamente em seus municípios, realizando audiências públicas. E Santarém não pode ficar de fora dessa manifestação, é o clamor que vem das ruas. Que nessa audiência pública a gente encaminhe algo mais concreto”, ressalta.
Mano Dadai (PRTB) que deu voz, na Câmara de Vereadores de Santarém, ao movimento “Fora Celpa”, iniciado na internet, foi enfático: “o que o povo quer é uma solução. A tarifa muito alta. ICMS muito alto. O Pará é um dos estados que mais produzem energia, porém pagamos a energia mais cara. O consumidor está reclamando com toda a razão. E a Casa de Leis está pronta para buscar solução e dar resposta ao povo”.
A reunião dessa quarta foi uma preparação para a audiência pública, que deverá contar, além da Celpa, com representantes de diversas instituições. Dentre as requisitadas pelos vereadores, estão a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é responsável por regular o setor no país.
Blog do Xarope via Ascon/CÂMARA

Magistrada transfere travesti para casa penal feminina

Ré foi apenada em mais de oito anos por crimes de roubo
A juíza da Vara de Execuções Penais (VEP) de Santarém, Rafaella Moreira Lima Kurashima, determinou a transferência de Edcarlos Mendes Raiol, travesti que se apresenta socialmente como “Brenda”, do Centro de Recuperação Sílvio Hall Moura (CRASHM) para o Centro de Recuperação Feminina (CRF). Brenda é condenada por dois crimes de roubo praticados em Monte Dourado, que está sob a jurisdição da Comarca de Almeirim, oeste do Pará. As duas condenações somam pena de mais de oito anos, a serem cumpridos em regime inicial semi-aberto. A transferência de Brenda foi possível, considerando que o CRF foi inaugurado neste ano.
A determinação da magistrada se deu durante visita carcerária, quando Edcarlos conversou com a juíza e confirmou sua identidade de gênero informando que deseja ser chamado pelo nome social Brenda, que se compreende como pessoa do gênero feminino e deseja cumprir sua reprimenda corporal em estabelecimento prisional feminino, tudo corroborado pela forma em que se apresenta (roupas femininas, cabelos longos e aparência feminina).
A decisão da magistrada está embasada na Resolução Conjunta nº 01/2014, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, que em seu artigo 3º dispõe sobre os parâmetros de acolhimento de pessoas LGBT em privação de liberdade no Brasil, e que determina que às “pessoas travestis privadas de liberdade em unidades prisionais masculinas, considerando a sua segurança e especial vulnerabilidade, deverão ser oferecidos espaços de vivência específicos, condicionado a sua expressa manifestação de vontade”. 
Texto: Coordenadoria de Imprensa com informações de Jota Ninos

Ex-prefeito é condenado a 5 anos de cadeia

O juiz Antônio Carlos Almeida Campelo, da 4ª Vara Federal, condenou o ex-prefeito de Marituba e ex-deputado estadual Antônio Armando Amaral de Castro e também Francisco da Silva Dias, a 5 anos e 4 meses de prisão e pagamento de 40 dias-multa, cada dia equivalente a meio salário mínimo vigente, por trafico de influência majorado, crime previsto no artigo 332 do Código Penal Brasileiro: solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal em outubro de 2013, após a divulgação de gravação, pelo então prefeito de Marabá, João Salame Neto, na qual Antônio Armando diz a Salame que ele deveria pagar R$150 mil à juíza Ezilda Pastana Mutran para que ela proferisse decisão favorável em processo que tramitava no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), no qual ele era réu e corria o risco de ter o mandato cassado.

Corregedoria indicia policial e advogada acusados de 3 crimes no oeste do Pará

Na manhã desta quarta-feira a Corregedoria da Policia Civil do Pará no Baixo e Médio Amazonas protocolou na Justiça o indiciamento de um policial civil e uma advogada, acusados de prática de 3 crimes na cidade de Itaituba, oeste do Pará. O escrivão Haroldo Batista Macedo Júnior e a advogada Elineke Conceição Lameira Leite são acusados pela corregedoria de prevaricação, fraude processual e excesso de exação, que é um tipo de concussão. 
Ontem (13), o Blog do Jeso antecipou o envolvimento no caso de uma advogada, cujo nome ainda era mantido em segredo. Hoje, o inquérito policial (nº 0014173-63.2018.8.14.0024) apareceu no site do TJ (Tribunal de Justiça) do Pará, após encaminhamento feito pela corregedor, delegado Elinelson Silva, à Justiça. 

Suspeito de vários homicídios na vicinal do “Brabo” em Itaituba é preso pela Polícia Cívil

Mazarildo: criminoso que atuava na região.
A Policia Civil prendeu em Benevides região metropolitana de Belém Mazarildo Meneses Silva, ele é o principal suspeito de ser o autor de uma série de crimes na vicinal do “Brabo”.
A informação foi repassada pelo delegado José Dias Bezerra presidente do inquérito policial. Segundo o delegado os crimes aconteceram no ano de 2009 e 2010 na vicinal do “Brabo”, hoje vicinal do “cacau”. Mazarildo e seu irmão Maciel já falecido faziam parte de um bando criminoso que atuava na região.
Mazarildo já é denunciado pelo ministério público pela morte de Lazaro Taveira, ocorrida em 21\05|2009, e é o principal acusado das mortes de: Ari Roque Lopes Araújo em 30|09|2009 e seus filhos Luiz Carlos Araújo e Antônio Carlos Araújo em 18|02|2010. 
Segundo o inquérito policial Mazarildo conseguiu fugir da região, mas a polícia já tinha seus dados, e por um descuido do mesmo usou seu CPF para registrar um número de celular, foi quando a polícia conseguiu chegar até seu paradeiro, foi preso em casa, e está no centro de recuperação da cidade novam em Belém e aguarda transferência para Itaituba comarca onde aconteceram os crimes.
De 2008 a 2010 foram 09 mortes, a motivação teria sido por disputa de terras na região. 
1- Manoel Mariano Alexandre em 04|01|2008 (autor Jose Silva)
2- José Silva (Zezinho Maranhense) em 18|04|2009 (em apuração)
3- Eronildo Francisco Rego em 02|04|2009 (em apuração) 
4- Ozeas Claudino em 24|05|2009 (em apuração) 
5- Lazaro Taveira em 21|05|2009 (em apuração)
6- Ari Roque Lopes Araújo em 30|09|2009 (em apuração)
7- Luiz Carlos Araújo (em apuração)
8- Zilá Claudina da Silva Aguiar em 06|05|2009 (em apuração)
9- Antônio Carlos Araújo em 18|10|2010 (em apuração) 
Fonte: Junior Ribeiro

Papão vira no fim e dorme fora da degola

O time paraense saiu perdendo por 2 a 0, mas buscou a virada nos minutos finaisPaysandu vira para cima do Figueirense - Reprodução/Figueirense
O Paysandu saiu perdendo de 2 a 0, mas buscou a virada por 3 a 2 na noite desta terça-feira, em pleno Estádio Orlando Scarpelli, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. De quebra, o time paraense dormirá fora da zona de rebaixamento.
Com o resultado, o Paysandu subiu para a 16ª colocação, com 43 pontos, ultrapassando o CRB, novo integrante do descenso, com 42. O time alagoano ainda entrará em campo na rodada, frente ao Londrina. Já o Figueirense continuou estacionado em 13º, com 46.
FIGUEIRA NA FRENTE!
O Paysandu iniciou o jogo buscando surpreender o Figueirense, mas se descuidou da marcação e acabou sofrendo o gol aos cinco minutos. Após cobrança de escanteio, a bola ficou com Romarinho. Ele cruzou na cabeça de Ellton, que desviou para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Renan Rocha.
O time visitante sentiu o gol e viu o Figueirense crescer na partida. Aos 13 minutos, Diego Renan cruzou para Elton. Em noite iluminada, o atacante acertou um bonito voleio para ampliar o marcador. O Paysandu, desta vez, tentou uma reação imediata, mas viu o chute de Thomaz ficar nas mãos de Vitor Caetano.

Ponte Preta 2 x 0 Coritiba - Macaca vence, entra no G4 e dorme na vice-liderança

O time campineiro venceu sete dos últimos oito jogos da Série B do Brasileiro
Ponte Preta passa pelo Coritiba - Reprodução/CoritibaA Ponte Preta é a mais nova integrante do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. O time campineiro assumiu a vice-liderança provisória ao derrotar o Coritiba por 2 a 0 na noite desta terça-feira, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 37ª rodada.
Uma arrancada inacreditável: nas últimas oito rodadas foram um empate (contra o campeão Fortaleza) e sete vitórias. Ou seja, faturou 22 dos 24 pontos disputados.