terça-feira, 6 de abril de 2021

Aguinaldo Promissória pede providências com relação a falta de respeito aos moradores do bairro da Cambuquira e localidade de Espírito Santo.

Mais de 20 famílias encontram-se isoladas desde o dia 6 de março deste ano, quando tratores atolaram e causaram o problema. 

Através de requerimento, o vereador Aguinaldo Promissória (PSL), solicitou a recuperação da estrada centenária que liga o bairro do Cambuquira e a localidade de Espírito Santo, na área periférica de Santarém, que se encontra danificada, com mais de 20 famílias tolhidas em sua trafegabilidade. O vereador pede à SEMINFRA/SEMAP/SEMA, providências para a total recuperação do trecho da citada estrada, que, segundo moradores, se deve à ação do 8º Batalhão de Engenharia de Construção, que realizou alguns trabalhos naquele perímetro e não efetivou a devida manutenção.
Construída há mais de 100 anos, no período colonial, ligando a zona urbana da cidade a engenhos e sítios, na localidade de Espírito Santo, o cenário que se apresenta é de um verdadeiro bombardeio.
Mais de 20 famílias encontram-se isoladas desde o dia 6 de março deste ano, quando tratores atolaram e causaram o problema. Revoltados, moradores já tentaram por diversas vezes junto ao 8º BEC, uma forma de solucionar o problema, mas ficaram apenas nas promessas, que nunca foram cumpridas.
Desta forma, em nome daqueles moradores que não tem mais para quem apelar, o vereador Aguinaldo Promissória pede providências urgentes da Prefeitura, para que se posicione para solucionar o problema.

Polícia Federal de Santarém desbarata esquema de tráfico internacional de drogas que escondia entorpecente em casco de navio graneleiro

Após denúncia anônima, a Polícia Federal passou a investigar um suposto esquema de tráfico de drogas no qual uma quadrilha faria uso de mergulhadores para acondicionar a droga em cascos de navios com destino a outros países. 

A Polícia Federal, junto com mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar, encontrou, no início da tarde de segunda-feira, 05, aproximadamente 85 kg de cocaína escondidos no lado externo do casco de um navio graneleiro que tinha como destino a Grécia, na Europa.
Após denúncia anônima, a Polícia Federal passou a investigar um suposto esquema de tráfico de drogas no qual uma quadrilha faria uso de mergulhadores para acondicionar a droga em cascos de navios com destino a outros países. No caso em tela, a droga encontrada havia sido armazenada em dois grandes sacos pretos, fechados de maneira a vedar a entrada de água, e escondidos na “Caixa de Mar”, ou “Sea Chest”, de navio de cargas de bandeira das Ilhas Marshall.
“Caixa de Mar” é uma abertura que existe no casco do navio que fica sempre abaixo da linha de flutuação, ou seja, submerso, e que permite a entrada e saída de água necessários para o funcionamento de alguns componentes do navio.
As embalagens foram apreendidas e levadas para a Delegacia de Polícia Federal em Santarém/PA, local em que foram analisadas por peritos da Unidade Técnico-científica (Utec) da Polícia Federal. Os peritos encontraram 70 pacotes, ou tabletes, contendo uma substância branca dentro das embalagens. O teste preliminar aplicado pela perícia resultou positivo para substância proscrita (proibida) Cloridrato de Cocaína.
No final da noite de ontem, uma equipe da Polícia Federal, abordou um ônibus de viagem na rodovia BR-163 e efetuou a prisão de dois homens suspeitos de integrar o grupo criminoso. Os homens estavam saindo de Santarém e tinham como destino final a cidade de Belém, capital do Pará.
Entre os presos havia um homem de nacionalidade brasileira e outro homem de nacionalidade albanesa. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal de Santarém/PA onde a autoridade policial lavrou a prisão em flagrante de ambos pelos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006. No total, 5 aparelhos celulares foram apreendidos com os presos e ainda serão periciados e analisados.
A Polícia Federal continua realizando novas diligências ao longo do dia de hoje e as investigações sobre o caso estão em andamento.

Vídeo

Tocador de vídeo
00:00
01:33

 

Secretário municipal de esporte e lazer é multado por aglomeração e não uso de máscara durante triatlo em Alter do Chão


Uma equipe de fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária aplicou multa no valor de R$ 87,00 ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Ezequiel Aquino de Azevedo, por descumprimento de medidas de biossegurança durante a presença dele no local do 2º Desafio Zéfiro de Triatlo, que provocou aglomeração, no último domingo, em Alter do Chão, distrito de Santarém, no oeste do Pará.
De acordo com o auto de infração, o titular da SENJEL participou de atividade que gerou aglomeração e não utilizou máscara de proteção facial no local onde houve partida e chegada das atividades de corrida, ciclismo e natação, providas por um grupo denominado Zéfiro, cuja coordenação é de responsabilidade de Alexandre Rizzi, que também é juiz da Comarca de Santarém.
De acordo com a Vigilância Sanitária, houve descumprimento da Lei Municipal 21.198, de 1º. de março de 2021 e desrespeito aos protocolos condicionados para a realização do triatlo, relacionados à prevenção à Covid-19, como o não uso de máscara.
O secretário de Esportes e Lazer foi quem recebeu o pedido de autorização à Prefeitura de Santarém para a realização do evento, no dia 3 de março de 2021, formulado pelo grupo Zéfiro. Ele prestigiou o evento e até posou para fotografia ao lado do juiz Alexandre Rizzi, após o término do triatlo.
Alexandre Rizzi

Ezequiel tem cinco dias para impugnar o auto de infração. Enquanto durar o recurso administrativo, o pagamento da multa, com vencimento para o dia 5 de maio, fica suspenso.
Em nota à imprensa, a Prefeitura de Santarém informou que a Vigilância instaurou procedimento para “apurar as possíveis violações aos protocolos de biossegurança do evento de competição de esporte individual denominado 2º Desafio Zéfiro, realizado em Alter do Chão."
Segundo a nota, “o evento deveria seguir exigências de biossegurança e sanitárias às quais os organizadores se comprometeram a cumprir. Diante dos fatos ocorridos, a Vigilância Sanitária está analisando as imagens de alguns pontos da competição que podem ter ferido o cumprimento dos protocolos. Os organizadores do evento também serão chamados para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e podem ser penalizados caso tenham descumprido os protocolos de segurança."

Em nota enviada ao site UOL, Alexandre Rizzi, defendeu o evento:
“Os Zéfiros são um grupo de amigos que acreditam no esporte individual amador. Para nós esporte é sinônimo de Saúde. Incentivamos a prática esportiva regular e somos contra a todo tipo de sedentarismo. O primeiro salva o segundo mata!!! Quanto ao evento de domingo, ressaltamos que não se tratava de uma competição e sim de um desafio, tanto que não houve pódio ou premiação. Seguimos todas as recomendações das autoridades, inclusive com largada setorizada, medição de temperatura e oxímetria dos atletas, distribuição de máscaras, etc. Durante o percurso de 70km famílias saíram de suas casas para apoiar os atletas, mas isso nos espaços públicos. Ressaltamos que conforme os atletas acabavam o desafio recebiam suas medalhas de participação e eram dispersados. Destacamos, finamente, que todos os pontos de distribuição de água foram devidamente limpos ainda no domingo à tarde. Sendo assim, continuaremos a praticar esporte individual e a incentivar as pessoas a fazê-lo, pois até que se prove o contrário essa é a melhor maneira de se fortalecer o corpo e o espírito, visando prevenir e/ou combater inúmeras doenças, inclusive a covid.

Ao site UOL, o juiz não respondeu questionamentos sobre imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais, que mostram aglomeração de pessoas sem máscara, enquanto a nota afirma que todos os protocolos sanitários foram cumpridos.

Justiça afasta presidente da Câmara de São Félix do Xingu: peculato e associação criminosa

Mesmo sendo investigado Gonçalo foi reconduzido ao cargo de presidente da Câmara
O juiz da Comarca de São Félix do Xingu, Pedro Enrico de Oliveira, determinou o afastamento do cargo do presidente da Câmara de Vereadores do município, Gonçalo de Sousa Araújo, acatando pedido da promotoria de justiça local em ação penal. Ele anunciou que recorrerá contra a decisão do juiz ao Tribunal de Justiça.

O processo é resultado de uma investigação sobre peculato e associação criminosa durante os anos de 2014 e 2015. A medida cautelar foi requerida pelo promotor de Justiça Carlos Fernando Cruz da Silva.
De acordo com as investigações da ação penal, enquanto exercia a presidência da câmara à época, Gonçalo Araújo teria favorecido a empresa M. S. J. da Silva – Transportes Amaral, ignorando procedimentos licitatórios para criar um “esquema dos carros fantasmas”, beneficiando a si e aos donos da empresa, Aprígio Gonçalves do Amaral e Maria Silvana Jacinto Silva, que foram denunciados criminalmente, juntamente com o vereador, além da tesoureira Zélia Rocha de Sá.
A empresa contratada fornecia o serviço de aluguel de veículos para a câmara, mas não possuía veículos em sua propriedade. Após a contratação, diversos atos administrativos irregulares, como a emissão de notas de liquidação em branco e ordens de pagamento diretas foram realizados, todos sob autorização da tesoureira Zélia Rocha de Sá.
Como o demandado foi novamente eleito para a presidência da câmara na atual legislatura, o Ministério Público requereu medida cautelar de suspensão do exercício de função pública.
Em sua decisão, o juiz Pedro Enrico de Oliveira afastou Gonçalo Araújo do cargo como medida cautelar por 180 dias, ou até a conclusão da instrução do processo.
O promotor destaca que a medida cautelar ainda é contemporânea, considerando que, com o recente retorno do réu à função, além de poder voltar a praticar novas condutas semelhantes, “será capaz de, com grande facilidade, sonegar documentos, produzir novos documentos falsos nos procedimentos de referência, inserir assinaturas indevidas, emitir documentos com data retroativa, apor assinaturas nos documentos originais acondicionados na câmara municipal, afora outras ilicitudes derivadas de seu poder de ingerência”.

Teve o auxilio negado? Veja como contestar e ter o benefício


A contestação pode ser feita no site da Dataprev ou pelos canais da Caixa
Adivulgação de quem tem direito à nova rodada do Auxílio Emergencial 2021 causou preocupação em quem teve o benefício negado. Porém, os trabalhadores que não foram contemplados com o auxílio ainda podem recorrer. O Ministério da Cidadania informou que os interessados têm até a próxima segunda-feira (12) para contestar a decisão. 
Como fazer
O primeiro passo é verificar se o trabalhador teve o benefício negado. Para fazer a consulta, basta entrar no site da empresa responsável por processar os pedidos, a Dataprev. Na consulta, é necessário informar o CPF, nome completo, nome da mãe e a data de nascimento. Outra opção para saber se o auxílio foi aprovado ou não é acessar os canais da Caixa: site ou pelo telefone 111. 

Veja depoimento de ex-namorada de Dr. Jairinho: 'ele podia ter matado a minha filha'


Esta semana, a polícia do Rio fez uma reconstituição no apartamento onde o menino Henry, de quatro anos, passou sua última noite e a mãe e o padrasto dele, o vereador Doutor Jairinho, do Solidariedade, que vinham sendo tratados pela polícia como testemunhas, passaram a ser oficialmente investigados pela morte.
Durante a investigação da morte de Henry, a polícia chegou à história de outras duas crianças, filhos de ex-namoradas do vereador: uma menina, hoje com 13 anos - que há dez dias prestou depoimento na Delegacia da Criança e do Adolescente – e um menino de oito anos. A mãe da menina conversou com o Fantástico, mas não quer ser identificada.