domingo, 5 de junho de 2011



Em eleição suplementar, Aveiro tem Ranilson como novo prefeito
"Ranilson venceu a eleição com 46% dos votos validos. Um total de 1,931 votos, num total de 4.214".

Candidato do PR teve a maioria dos votos válidos. A festa em toda região de Aveiro deve virá a noite. Cassação de ex-prefeita por compra de voto gerou nova eleição.

Ranilson novo prefeito de Aveiro
Maria da Fé vice-prefeita
Deve ser conclamado como novo prefeito da cidade de Aveiro, ainda hoje (domingo 05) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, o nome do novo prefeito de Aveiro, Ranilson Araújo do Prado (PR) e sua vice, Maria da Fé (PMDB) da coligação do bem, composta por PR, PMDB, PSDB, PTB e PRP quevenceram a eleição para a prefeitura da cidade, cuja prefeita foi cassada em 2009 sob a acusação de abuso do poder econômico e compra de votos durante a sua eleição.
Ranilson Prado, que era então presidente da Câmara Municipal, assumiu a prefeitura interinamente, e decidiu concorrer nesta nova eleição. 
O município de Aveiro fica na região do Tapajós, e têm 15.767 eleitores, 4.320 residências distribuídas em 115 comunidades.
Outros dois candidatos disputaram a eleição Olinaldo Barbosa, o Fuzica do PSC e Eliezer Sobrinho do (PDT). O índice de abstenção foi significativo (em breve mais detalhe).
Ranilson só perdeu em Fordilandia para Fuzica e em Ariapá com uma pequena diferênça.
A decpção foi o fiasco da votação do candidato da prefeita cassada Maria Gorete Dantas Xavier, Elizer Sobrinho(PDT) que ficou em terceiro lugar com votação inexpressiva.
A eleição suplementar foi convocada devido à cassação da prefeita Maria Gorete Dantas Xavier e seu vice.
A diferênça de Ranilson para o segundo colocado deve ficar acima dos 1000 votos
Por telefone ao blogueiro Hiromar Cardoso(Xarope), o prefeito marcou para amanhá uma entrevista coletiva com a imprensa.

Uma eleição coordenada pela Justiça Eleitoral 34ª ZE, que teve a frente a Juíza Eleitoral Dra. Vanessa Ramos Couto e o Promotor de Justiça Dr. António Manoel, os dois incansavelmente  fizeram um bom trabalho, acatando denuncias de compra de votos, indo no local, verificando as situações,  mais nenhuma delas foram comprovadas.
A eleição ocorreu normalmente. Neste pleito tivemos muita abstenção, mas poucos votos em branco.
Railson Prado é eleito Prefeito de Aveiro nas eleições suplementares realizadas neste domingo(5) .


Ranilson Prado obteve 49,57% dos votos totalizando um total de 3.277 votos para o candidato do PR
O candidato Fuzica obteve 26,59% dos votos com um total de 1.758 votos
Já o candidato Eliézer teve 23,84% dos votos com um total de 1.576 votos
Votos brancos foram 106
Abstenções 30,57%
Total de votos validos 6.777
Em tempo real
Ranilson já é o prefeito de Aveiro
Apesar de ainda não ter finalizado a eleição de Aveiro, o prefeito Ranilson Prado já comemorar a vitória. Ranilson como antecipou o blog deve ganhar como uma boa vantagem para o segundo colocado, o candidadto do PSC Olinaldo Barbosa o FUZICA.
A festa deve durar até a madrugada. Neste momento uma grande careata percorre as principais ruas da cidade.
Tentamos localizar o prefeito para sua primeira entrevista como prefeito eleito, porém Ranilson se encontrava no meio da mutidão que gritava Ranilson já ganhou.
Em TEMPO REAL
Eleições em Aveiro
Ranilson dispara na frente
Apesar da abstenção como o blog anunciou, o prefeito Ranilson Prado do PR disparou na região de Aveiro. Fuzica está em segundo, e Eliezer em terceiro. Existe informação de que em Brasilia legal Ranilson Prado também teria disparado. Falta Fordlândia aonde Fuzica deve ser o mais votado, porém com pequena diferênça.
Em alguns instantes já voltamos, desta vez anunciando números e talvez a eleição de Ranilson como prefeito de Aveiro.
Eleições em Aveiro
Enquete do BLOG DO XAROPE indica Ranilson Prado prefeito de Aveiro

Ranilson o preferido, Fuzica o segundo e Eliezer o terceiro

Se a eleição do município de Aveiro, região do Tapajós dependesse dos votos da enquete do BLOG DO XAROPE, o atual prefeito Ranilson do Prado já poderia se considerar o novo prefeito da cidade. Ele totalizou 107 votos, o que vale 37% da enquete.
A enquete colocada ao ar durante 25 dias perguntou: NA SUA OPINIÂO, QUEM DESSES TRÊS CANDIDATOS DEVE SER O PREFEITO DE AVEIRO, ai veja o responderam os internautas:
Dos 282 eleitores, sendo que desses a maioria, 68% direcionada como morador do município de Aveiro, o restante distribuídos para o resto da região Oeste do Pará, principalmente Itaituba, Santarém e Rurópolis.
Ranilson Prado do PR recebeu 107 votos, sendo 37% , enquanto que o segundo colocado Olinaldo Barbosa(PSC) recebeu 90 votos, 31% e na terceira colocação o candidato do PDT Eliezer Sobrinho que recebeu apenas 55 votos, 19% da votação geral.
30 votos, ou seja, 10% lamentaram a sorte de Aveiro, e opinaram que o município merecia uma melhor opção.
Porem que fique bem clara essa foi apenas uma enquete do BLOG mais respeitado e sério da região. Isso não significa que o resultado vai ser real, agora tudo pode acontecer, o certo é que as urnas que serão abertas às 17 horas deste domingo é que vai oficializar a eleição.
O Blog do Xarope só pediu uma opinião de seus leitores. No entanto que fique bem claro, o BLOG sempre tem acertado na mosca.
Aproveite e faça valer a democracia votando com consciência, e se alguém lhe oferecer grana, pegue e depois denuncie para a promotoria que seu nome ficará em sigilo.
O previa já foi dado pelos internautas do BLOG.
Um forte abraço, Hiromar Cardoso, o popular Xaropinho!

Movimentação tranqüila em Brasil Novo, no domingo o município volta às Urnas
Reportagem: Felype Adms.
Brasil Novo amanheceu tranquila
Brasil Novo, a cidade que vai às urnas no próximo Domingo para escolher um prefeito que vai governar o município por mais um ano e alguns meses, está tranquila.
Ruas tranquilas, pouca movimentação. Assim está o clima na cidade de Brasil Novo município da transamazônica, a cidade segundo o TRE tem hoje 11.595 moradores aptos para votar.
Durante os últimos 3 anos, quem governou o município é o mesmo que assumia a presidência da câmara municipal, situação que deve mudar no próximo domingo, com a eleição de um prefeito legitimamente escolhido pelo povo.
São poucas as confusões registradas, durante a noite a policia têm recebido apenas algumas denuncias sobre placas e bandeiras arrancadas, segundo o Cabo Ribeiro da Silva durante a semana o clima deve ser tranqüilo.
Ainda procuramos o presidente interino da Câmara e a Prefeita interina da cidade além do cartório eleitoral que está funcionando no município. Porém quando o assunto é eleições, ninguém quer falar sobre o assunto. No cartório Eleitoral de Altamira, Roseane Martinele diz que tudo já está preparado.
Outras denuncias, foram verificadas pelo Juiz Eleitoral que esteve nesta terça-feira na cidade. Durante 3 dias tentamos conversar com Vander Luiz, mas ele não nos atendeu.


Justiça fraga compra de votos em Aveiro
Entre os envolvidos estão o irmão ex-prefeita Maria Gorete

Por Francisco Amaral
A prova do crime
Na tarde deste sábado, horas antes que antecedeu a eleição de Aveiro,  a Polícia Civil registrou as duas primeiras ocorrências de crime eleitoral por compras de votos no município de Aveiro, Dercivalda oliveira dos santos e Maria Elizete procuraram a delegacia de polícia do município para denunciar os elementos Jackson e Antônio Paulo, este último irmão da ex-prefeita cassada por corrupção eleitoral, Maria Gorete Xavier.
De acordo com a senhora Maria Elizete, Jackson à procurou em sua residência e, sabendo que a mesma encontrava-se necessitada de uma botija de gás, lhe repassou o valor de quarenta e cinco reais para que ela votasse no candidato Eliezer(PDT). Ao receber o dinheiro, Elizete procurou o seu esposo que à orientou a denunciar o crime na delegacia.
Já a senhora Dercivalda disse ao escrivão da polícia civil Raimundo, que quem lhe procurou foi o elemento de nome Antônio Paulo, irmão de Maria Gorete, ex-prefeita e principal cabo eleitoral do candidato Eliezer. A denunciante informou que Antônio Paulo lhe repassou o valor de dez reais para que a mesma votasse em Eliezer, o que pra ela retrata a falta de respeito para com a população de Aveiro. ”Eu me senti revoltada por que eu quero o melhor pra o município de Aveiro e para isso eu tenho que votar naquele candidato que eu achar melhor para o meu município.”
As denunciantes informaram a nossa reportagem que várias pessoas residentes no bairro Poeirão estão sendo vítimas do aliciamento por parte desses elementos que se encontram a serviço da candidatura de Eliezer, mas que infelizmente, teem medo de denunciar.
Para o delegado Cléber Pascoal, que preside o inquérito que apura os crimes eleitorais e que esteve pessoalmente no local, as denúncias feitas por Dercivalda e Maria Elizete tratam-se de dois crimes de compra de votos consumados, inclusive com o dinheiro sendo apreendido e, juntamente com as ocorrências fara parte integrante do inquérito policial que irá apurar as referidas compras de votos. ”Eu estive lá, observei a movimentação da população e conversei com algumas pessoas que confirmaram o crime previsto no Artigo 1299 do código eleitoral.
O delegado já comunicou os crimes ao Promotor Público Antônio Manoel Cardoso Dias e a juíza Eleitoral Vanessa Couto, para q sejam tomadas as providências cabíveis.