domingo, 3 de março de 2013

Só para Relaxar!

O POBRE E O RICO, enviado via Email a pedido do leitor..

O PODER E O ARIGÓ



Por Nelson Vinencci
Nosso Governador Helenilson Pontes PPS, chegou voando baixo em Santarém, peito pra fora, barriga para dentro, milicos em continências, prefeito Alexandre Von em posição de sentido - para quem viu a cena, como eu, veio na memória Helinho Gueiros. 

Vale a pena relembrar que ao assumir o governo em 1994, depois de derrotar Jarbas Passarinho, Almir Gabriel PSDB venceu a eleição enganchado como seu vice, o imaturo Helinho Gueiros, filho de Hélio Gueiros, o imortal “Papudinho”. 
Almir excêntrico e cheio de má vontade invocou logo o “jargão dos Tucanos” a tal da ‘contenção de despesas’ e obrigou Helinho, então vice governador, a dividir seu carro oficial com o chefe da Casa Militar – irritado Helinho disparou: “Tá bom, mas quem vai pagar meu táxi, para vir trabalhar?” Almir ao ouvir a mal criação desistiu da ideia. 
Mas o clima esquentou mesmo quando uma secretária de Almir, uma bela gata, indicada do pessoal da Fiepa, começou implicar com o Helinho que era o ósseo em pessoa –  certa vez a secretária entrou na sala do vice e retirou o computador do Helinho, aí o bicho pegou.
Helinho tomou postura de Governador e toda vez que assumia o comando do Pará, ele transferia a sede do governo do Palácio dos Despachos, na rodovia Augusto Montenegro, para o Palácio Lauro Sodré, o famoso Museu do Estado. 
Mas o ápice da loucura de Helinho, foi no dia 17 de outubro de 1997, uma sexta feira, quando assumiu o Governo do Pará, pois Almir estava em São Paulo para uma cirurgia e ficou afastado 15 dias do cargo, Helinho então aproveitou para se vingar do tucano. 
Helinho do antigo PFL, agora DEM, Governador, exonerou cinco secretários de Almir Gabriel duma tacada só, e adivinhe quem foi o primeiro da lista: - Simão Jatene Secretário de Planejamento na época. Outros foram: Paulo de Tarso da Fazenda, Rosa Freitas de Administração, Coronel Roberto Kós da Casa Militar e Paulo Elcídio da Casa Civil. 
Sentado no trono com a caneta nas mãos Helinho convocou o então prefeito de Santarém Lira Maia e liberou no dia 24 de outubro 1997 a bagatela de R$ 2,1 milhões para a prefeitura de Santarém, e sabe o que ele disse na época: "Foi uma questão de justiça porque o governo vinha tratando Santarém a pão e água", e era verdade. 
O Lira Maia odiava o Almir Gabriel e o Almir Gabriel queria que o Lira Maia levasse o farelo, por isso não dava nada a ele. 
Assim passou esse filme rapidinho na minha cabeça, ao ver o Governador Helenilson Pontes mandando naquele monte de autoridades, que se inclinavam para o nosso arigó, emparelhados para tirar fotos para postar no Facebook, que nem diz o Fank do Leo Rodrigues com o Mc Bola. 
Fiquei curioso quando vi o helicóptero Esquilo novinho que o HP deu para Santarém, as primeiras informações que tive sobre o aparelho é que custou, quatro milhões e 100 mil dólares, mais de oito milhões de reais, e que foi montado em Itajubá (MG). 
Mais R$ 19 milhões que nosso vice anunciou para a conclusão do Colosso do Tapajós, já deixou o Helinho Gueiros no chinelo, me veio logo uma pergunta oportuna, já que o Jatene está internado em São Paulo que nem o Almir naquela época: será que ele sabe dessa façanha? 

Ingrisilha no governo de Dilma em Belterra


Em Belterra(PA) foi declarada a “Guerra do Verde”. O que muita gente pode imaginar é que se  trata de mais uma “guerra ecológica”, porém na verdade, o verde em guerra não tem nada haver com ecologia e sim com disputa para ver quem tem mais prestigio junto a prefeita Dilma Serrão(PT).
Acontece que o Secretário da Semove,  Vademar Sanches(PSC), não gostou da cor do verde que o Secretário da SEMTEPS, Reginaldo Lobo(PP ou PMDB?) pintou a sua secretária e foi lá reclamar.
Dilma: problemas a vista
Valdemar Sanches é do PSC, que tem um peixe verde como símbolo, e ao deixou transparecer quer que Reginaldo Lobo use um tom de verde idêntico ao de seu peixe, o que não agradou em nada ao “Secretário do Bigodão”, que disse que não ia mudar e pronto.
O que Reginaldo Lobo não esperava é que Valdemar Sanches ficasse com tanta raiva e que passasse a lembrar de coisas da campanha, recordando a todos com quem conversa que existe uma profunda suspeita de que teria sido de autoria do Reginaldo Lobo e seus aliados um vídeo onde aparece uma dentadura e uma voz imitando o ex-prefeito Geraldo Pastana, fazendo graça com a atual prefeita, seu esposo além de muita gente do PT.
A guerra já esta declarada e Valdemar confidenciou que tem bastante munição e que usara de toda a sua influência junto a Prefeita para fazer o “Secretário do Bigodão” mudar o tom do verde e deixa-lo o mais parecido possível com a cor do peixinho do PSC, que tem o vice-prefeito, lembra também que Reginaldo Lobo antes da eleições era do contra e nem sequer conseguiu se eleger vereador então não pode “arrotar esta abacaba toda” e vai ter que mudar o tom de verde da SEMTEPS.
Informações dão conta que o Partido Verde, que tem um vereador, Jãozinho do Mel, vai entrar na “Guerra do Verde” e já estaria providenciando a tinta da cor de seu partido para pintar a Secretária de Meio Ambiente,  naco do partido no governo Dilma. Agora vai ter verde de tudo que é jeito, para todos os gostos. haja cagada. 

Funcionário de Belo Monte é flagrado espionando Xingu Vivo para informar ABIN


Na manhã deste domingo, 24, quando finalizava seu planejamento anual em Altamira (PA), o Movimento Xingu Vivo para Sempre detectou que um dos participantes, Antonio, recém integrado ao movimento, estava gravando a reunião com uma caneta espiã.



Na caneta, o advogado do Xingu Vivo, Marco Apolo Santana Leão, encontrou arquivos de falas da reunião, bem como áudios de Antonio sendo instruído sobre o uso do equipamento. Confrontado, ele a principio negou qualquer má intenção, mas logo depois procurou o advogado para confessar sua atividade de espião contratado pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pelas obras da usina, para levantar informações sobre lideranças e atividades do Xingu vivo.
De livre e espontânea vontade,Antonio se dispôs a relatar os fatos em depoimento gravado em vídeo. Segundo ele, depois de ser demitido pelo CCBM em meados do segundo semestre de 2012, ele foi readmitido em outubro como vigilante, recebendo a proposta de trabalhar como agente infiltrado, primeiramente nos canteiros de obra para detectar lideranças operárias que poderiam organizar greves.
Em dezembro, segundo o depoente, ele passou a espionar o Xingu Vivo, onde se infiltrou em função da amizade de sua família com a coordenadora do movimento, Antonia Melo. Neste período, acompanhou reuniões e monitorou participantes do movimento, enviando fotos e relatos para o funcionário do CCBM, Peter Tavares.
Foi Tavares que, segundo Antonio, lhe deu a caneta para gravar as discussões do planejamento do movimento Xingu Vivo. O espião também relatou que este material seria analisado pela inteligência da CCBM, e que, para isso, contaria com a participação da ABIN (Agencia Brasileira de Inteligência), que estaria mandando um agente para Altamira esta semana.