terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Trio é amordaçado e deixado para morrer dentro de ônibus


Um homem e dois adolescentes foram baleados com vários tiros e amordaçados dentro de um ônibus, que foi abandonado em área de mata do residencial Goiânia.
Um dos adolescentes morreu no local com tiro na cabeça e os outros dois ficaram gravemente feridos.
A Polícia Militar chegou às 15h30 no local, nas proximidades de um ginásio de esportes. Segundo a PM, ninguém no local soube dar informações sobre o caso, "imperando a lei do silêncio".
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado pela polícia local, com apoio da Coordenadoria de Operações Especiais, Diretoria de Polícia Especializada, Diretoria de Polícia do Interior e da Superintendência da 6º Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Caeté.
Até então, a motivação e a autoria do crime ainda não foram confirmadas.

Idosa do Asilo São Vicente de Paula foi o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Santarém

Vacinação foi na tarde desta terça-feira.
Maria das Graças Guimarães Regis, 70 idosa do Asilo São Vicente de Paula, em Santarém, foi a primeira a ser vacinada contra a Covid-19, na cidade, nesta terça-feira (19). O lote de vacina de Ela mora no asilo São Vicente de Paulo desde 21 de dezembro de 2017. partiu de Belém ainda na madrugada de hoje. Várias cidade estão nos planos de voo (com oito aeronaves, sendo cinco aviões de asa fixa e três aeronaves de asas rotativas), montado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que contempla atém de Santarém, Oriximiná, Altamira, Prainha, Monte Alegre e Cametá.




















Município de Faro entra em colapso por falta de cilindros de oxigênio

Município de FARO, fronteira com AMAZONAS 










Acabou o estoque de oxigênio no hospital de Faro, cidade do Oeste do Pará. O secretário de governo da Prefeitura Municipal, Thiago Azevedo, alerta que há quase 40 pacientes internados e só havia 11 balas de oxigênio. Faro fica na divisa do Amazonas, com Nhamundá, mas os pacientes buscam atendimento médico em Parintins (AM) devido a precariedade do seu sistema de saúde.
O Ministério Público Federal, na última sexta-feira, questionou os municípios do Oeste do Pará sobre a situação do estoque de oxigênio. Os ofícios foram enviados às prefeituras da região de Itaituba e à Santarém.
“Nossa reserva de oxigênio está zerada. Temos 37 pacientes internados dividindo 11 balas de oxigênio para que nenhuma vida seja perdida. Estamos pedindo remédios emprestados, oxigênio, não temos recursos. Hoje dependemos de doações, estamos entrando em desespero”, disse o secretário de Faro. A informação é de O Globo e do jornal El País em reportagens divulgadas nesta segunda (18).
O prefeito Paulo Carvalho (PSD) disse ao O Globo que neste domingo 40 pacientes com saturação abaixo de 80, sem leito e revezando o tubo de oxigênio. “Estamos pedindo emprestado oxigênio de municípios como Terra Santa. Não há verba nem oferta, mas estamos pedindo essa cooperação. A médica está revezando o oxigênio como o Sepap, um aparelho ligado a uma máquina que garante o ar apenas por duas horas. É uma escolha muito, muito difícil”, afirmou.
O distrito de Nova Maracanã, com cerca de 1.200 moradores, é o que atravessa a situação mais grave no município, informa o El País. O secretário diz que a contaminação chegou lá porque muitos moradores viajaram a Manaus. "Foi onde o surto começou e se concentra, 80% dos casos são do distrito”, diz Azevedo. A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Maracanã funciona no improviso com leitos para pacientes.
Ele relata que a Prefeitura não dispõe de recursos para adquirir oxigênio e que a logística de Belém é complexa e que o município acaba dependente dos serviços de Manaus e Parintins, no Amazonas. Belém fica a 900 quilômetros de Faro.