quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Lucidia prefeita: Por 7 x 0, TRE decide a favor do MDB de Juruti

Lucídia Batista e Fladimir Andrade disputam prefeitura de Juruti
Lucídia do MDB ao lado do vice Fladimir Andrade
O plenário do TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará), em audiência na tarde desta quarta-feira (2), por unanimidade (7 x 0) anulou a sentença de 1ª instância que excluiu o MDB da eleição em Juruti, no oeste do estado do Pará.
O relator do recurso, Álvaro Norat, deu no voto decisivo para o novo desfecho do caso.
O MDB concorreu a eleição na condição de sub judice. A legenda foi quem venceu a disputa para prefeito, com Dona Lucídia, que teve 48,65% (13.463) dos votos válidos, contra 34,34% (9.520 votos), do 2º colocado, o atual prefeito e candidato à reeleição Henrique Costa (PT).
SAIBA MAIS: O juiz Vilmar Durval Macêdo Júnior, da Justiça Eleitoral em Juruti (PA), manteve a sentença que excluiu o MDB da eleição deste ano no município – tanto na disputa majoritária (prefeito e vice) como na proporcional (vereador). A decisão foi proferida no dia 18 de novembro, quando o magistrado rejeitou 2 recursos (embargos de declaração) contra a sentença, protocolados por Fladimir Andrade (PSD), candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo MDB, e pela coligação União e Fé para Construir o Futuro (Republicanos / MDB / PL / PSL / PSDB e PSD).
O caso subiu ao TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará), que, por unanimidade, decidiu pela legalidade da chapa de Lucídia e Fladimir Andrade.

Drogas, munição e ouro também foram apreendidos na ação de combate à criminalidade no município de Novo Progresso

Os militares da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), durante uma abordagem realizada no último domingo, 30, apreenderam uma pistola israelense, munições, entorpecentes, objetos utilizados na venda de drogas, um celular e gramas de ouro, no município de Novo Progresso. Na ocasião, um homem foi preso em flagrante.

Assalto em Cametá: o que se sabe e o que falta esclarecer

Crime terminou com uma morte e um ferido. Ladrões atacaram cofre errado e não levaram nada da agência do Banco do Brasil assaltada. Ninguém foi preso.
Uma quadrilha com pelo menos 10 criminosos assaltou uma agência do Banco do Brasil no Centro de Cametá (PA), a 235 km de Belém. A ação, que durou cerca de uma hora e meia, começou no fim da noite de terça-feira (1º), por volta de 23h30, e acabou no começo da madrugada de quarta-feira (2).

Polícia de SP prende mulher suspeita de participação em assalto a agência bancária de Criciúma

Suspeita de participar de assalto em SC é presa em SP — Foto: Polícia Civil/divulgação

Auxiliar de limpeza tinha malotes do Banco do Brasil, banco alvo dos criminosos em Santa Catarina. Com ela foram apreendidas munições de fuzis, armas, rádio-comunicadores e drogas. Presa é investigada por organização logística de assaltos como o de Criciúma.
A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quarta-feira (2) uma auxiliar de limpeza de 31 anos suspeita de participação no mega-assalto a uma agência bancária em Criciúma (SC) na madrugada de terça-feira (1).
Ela foi localizada, após uma denúncia, no Jardim Reimberg, Zona Sul da capital paulista. Com a mulher os policiais encontraram malotes de dinheiro do Banco do Brasil, que serão periciados.
A suspeita é que a mulher atue na organização logística de assaltos como o que ocorreu em Criciúma, transportando munição, celulares e dando apoio operacional à quadrilha. Ela é casada com um homem que também é suspeito de ter participado de vários assaltos a banco no país, cuja prisão preventiva a Polícia Civil paulistana pediu também.

Polícia Civil conclui inquérito que apurou atentado a artista plástico Apolinário Oliveira

Sandro Correia da Silva, conhecido como Santos, é apontado como suspeito de atirar no artista plástico Apolinário Oliveira — Foto: Reprodução/Redes sociais
O delegado responsável pelas investigações sobre as circunstâncias, autoria e motivação do baleamento sofrido pelo artista plástico Manoel Apolinário Oliveira, no dia 15 de novembro, em Santarém, oeste do Pará, concluiu na manhã desta terça-feira (1) o inquérito policial.
De acordo com o delegado Thiago Mendes, estão comprovadas a autoria e a materialidade do crime. O suspeito foi indiciado pela Polícia Civil pelo crime de tentativa de homicídio, mas Thiago Mendes disse que em razão da morte da vítima na tarde desta terça, o Ministério Público pode mudar a capitulação e oferecer denúncia contra o suspeito por homicídio qualificado por motivo fútil.
“Nós concluímos na manhã de hoje o inquérito que apurou o baleamento do artista plástico Manoel Apolinário, e a partir de agora o inquérito será encaminhado ao poder judiciário que enviará ao Ministério Público para que se manifeste. Cabe ao Ministério Público denunciar ou não o suspeito identificado no decorrer das investigações. A nova capitulação poderá ser dada pelo Ministério Público”, disse Thiago Mendes.
Em grupos de mensagens instantâneas e redes sociais, pessoas que conhecem o suspeito informam que o nome dele é Sandro Correia da Silva, conhecido entre os amigos como "Santos". Em seu perfil na rede social Facebook, ele usa o nome de "Sandro Resenha", e diz ser membro da Maçonaria.
Amparado pela Lei do Abuso de Autoridade, o delegado Thiago Mendes não falou o nome do suspeito de atirar em Apolinário.
O delegado informou que hotel onde Apolinário recebeu um tiro que atingiu o rim do lado esquerdo e o intestino, cedeu as imagens do circuito de segurança. “Não foi possível ver de forma nítida o momento do tiro, mas deu pra ver perfeitamente pra esclarecer a dinâmica dos fatos. Se vê primeiro o suspeito passando, depois a vítima e logo em seguida populares. O suspeito fugiu logo após o disparo e se apresentou dois dias depois na delegacia e entregou a arma que já foi enviada para perícia”, contou o delegado.
Sobre a motivação, o delegado disse que não ficaram claros os motivos que levaram o suspeito a atirar em Apolinário. Muitas pessoas foram ouvidas e as versões divergiram, porém, todas apontaram o suspeito que se apresentou à polícia, como sendo o autor do baleamento do artista plástico.
*Colaborou Jaderson Moreira, da Tv Tapajós