terça-feira, 8 de janeiro de 2013

POLÍCIA CONTINUA INVERTIGANDO CASO IAGO

Polícia acredita que sequestradores desconfiaram do monitoramento da polícia e abandonaram o pedido de resgate.

Iago Cunha, 23 anos, vítima de sequestro
Sequestradores de jovem podem ter desistido, diz delegadoSantarém - A Polícia Civil investiga o caso do sequestro de um jovem de 23 anos ocorrido em Santarém na semana passada.
O rapaz teria conseguido fugir do cativeiro horas depois sem que nenhum valor fosse pago pelo resgate, graças a um descuido dos sequestradores. 
Iago Cunha, de 23 anos, filho de um empresário do ramo de farmácias, saiu do sequestro apenas com algumas marcas nos punhos. Segundo a polícia, a vítima informou que viu dois homens na ação. Ele conseguiu fugir após descuido dos criminosos.
“Os sequestradores acabaram se descuidando, ele [vítima] acabou escapando e se dirigindo até sua residência. A vítima nos informou que não visualizou nenhuma arma de fogo, apenas arma branca”, explicou o superintendente de Polícia Civil do Baixo Amazonas, Gilberto Aguiar.
O sequestro aconteceu na tarde de quinta-feira (3). Alguns contatos foram feitos com a família logo em seguida. 
O último contato feito pelos sequestradores foi por volta de 23 horas daquele dia. Foi neste momento que o carro da vítima, que estava sendo utilizado pelos sequestradores, foi encontrado no bairro Diamantino, próximo à casa utilizada como cativeiro.
“Inicialmente, os sequestradores fizeram de três a quatro contatos. Vínhamos monitorando toda essa situação. Acreditamos que, no último contato em que estava sendo acertada a entrega do valor pedido como resgate, onde policiais militares e civis conseguiram encontrar o veículo em que a vítima teria sido sequestrada, eles [sequestradores] imaginaram que estavam sendo monitorados e, por essa razão, acabaram abandonando a intenção de dar continuidade ao pedido de resgate porque, a partir desse momento não tivemos nenhum contato”, afirmou o delegado.
A casa no bairro Diamantino havia sido alugada para os sequestradores. Nem o dono e nem a vizinhança desconfiaram de nada.

 
Casa localizada no bairro Diamantino, alugada pelos sequestradores para servir de cativeiro (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
A investigação está correndo toda pela superintendência de Polícia Civil do Baixo Amazonas, com apoio de policiais de Belém. Até o momento, ninguém foi preso.
“Acreditamos que algumas provas foram plantadas ali para atrapalhar o trabalho da polícia, mas já tínhamos algumas informações e aquelas provas que a gente acredita que tenham sido plantadas serão descartadas, mas todo o material colhido ali pela perícia técnica será analisada pela equipe do delegado Silvio Birro. (...) As investigações dão conta de que a polícia já está próxima de identificar a autoria”, finalizou Gilberto Aguiar.
Redação Notapajos com informações de Tatiante Lobato

Secretário de Planejamento recebe visita de vice-prefeito e secretário de Rurópolis

O secretário municipal de Planejamento, Valdir Matias Jr., junto com o secretário de Meio Ambiente de Santarém, Podalirio Neto, receberam o secretário de Meio Ambiente, Jair de Assis Cunha, e o vice-prefeito, Anésio Souza Coelho, ambos do município de Rurópolis e do Partido Verde (PV) em uma reunião na sede da SEMDE, na manhã de ontem (7).
Valdir Matias Jr. é presidente do PV/Santarém e da Regional Tapajós, que abrange sete municípios, incluindo Rurópolis. O vice-prefeito fez uma visita de cortesia ao secretário e aproveitou para firmar a parceria entre os dois municípios.
“Viemos no intuito de manter uma parceria e de receber orientações para melhorar o desenvolvimento de Rurópolis, e para isso contamos com o apoio do nosso secretário de Meio Ambiente, Jair Cunha, e do secretário de Planejamento de Santarém, Valdir Matias Jr., que nos recebeu muito bem, além do suporte que nos deu na criação do PV do nosso município”, disse Anésio Souza.

Oficina abordará TICs no ensino de Ciências Exatas

O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como estratégia no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Física e Matemática será tema de oficinas, voltadas aos alunos das turma 2010 e 2011 do PARFOR/UFOPA dos municípios de Óbidos, Oriximiná, Juruti e Santarém. A iniciativa é do projeto "Uso de TICs como estratégia no ensino de Física e Matemática" e tem o apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadespa) e também do Plano de Formação Docente do Estado do Pará.
Ao todo, 40 vagas são ofertadas, sendo 20 vagas para a oficina ofertada em Santarém e 20 para a oficina ofertada em Oriximiná, polos onde ocorrerão as oficinas do projeto. Os alunos selecionados poderão receber ajuda de custo para participação nas oficinas.
Inscrições – Os interessados devem efetuar inscrições no período de 7 a 18 de janeiro de 2013 nas secretarias do PARFOR/UFOPA nos municípios relacionados no edital. No ato da inscrição, serão necessários os seguintes documentos: currículo; declaração emitida pela secretaria do PARFOR, contendo as notas das disciplinas feitas pelo candidato; declaração da escola ou da secretaria de educação, indicando o tempo de atuação, nível de ensino, série e disciplina ministrada; ficha de inscrição.
Os candidatos serão selecionados tendo em vista a análise do currículo e o desempenho das disciplinas cursadas no PARFOR. A previsão do anúncio do resultado da seleção é para o dia 1º/2/2013. As oficinas ocorrerão aos sábados e domingos, nos meses de março e abril de 2013.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA