terça-feira, 4 de novembro de 2014

Vereadores denunciam consumo de merenda estragada nas escolas municipais de Aveiro

“Os parlamentares afirmam que o prefeito Olinaldo Barbosa, o Fuzica vem alimentando alunos da rede municipal com merenda estragada”.
 
Se já não bastasse o sofrimento de abandono que a população vem recebendo da atual administração, os alunos agora sãos obrigados a comer até alimentos que deveriam ser dados a ratos e urubus.
Foi o que disseram os vereadores Preto do Satiro e Gilmar Lira, ambos do PROS, com o tratamento inadmissível prati
cado pelo prefeito da cidade de Aveiro, região do Tapajos, Olinaldo Barbosa conhecido por FUZICA e sua secretaria de Educação que sem nenhum escrúpulo fez a distribuição de merendas estragadas a alunos da rede municipal daquele município.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais, onde os dois vereadores protestaram contra o absurdo envolvendo a alimentação das crianças nesse município.
“Isso é um absurdo, merenda estragada sendo distribuída nas escolas municipais”, disparou o vereador Gilmar Lira por telefone ao QG do xarope.
Aveiro fica localizado a cerca de 7 horas de viagem a barco via Rio Tapajós, e já é conhecida por sofrer com administradores corruptos e irresponsáveis. Olinaldo Barbosa, o Fuzica já foi afastado do cargo por duas vezes.


Ônibus da Ufopa que levava acadêmicos de Santarém pega fogo na estrada

Share
Ônibus ficou completamente destruído"A suspeita é de que o incêndio tenha acontecido por um problema na eletricidade do ônibus. “Uma surpresa, porque é um ônibus novo, que tem sistemas de detecção de problemas técnicos eletronicamente e tudo indica que o problema não foi detectado". 
O ônibus com 21 estudantes de Informática Educacional e Ciências da Computação, da Ufopa saiu de Santarém com destino a Dourados (MS) para participarem de um congresso. Na manhã de sábado (1º), o veículo, pertencente à universidade, pegou fogo na Serra de São Vicente, na BR-364, entre Rondonópolis e Cuiabá (MT). Ninguém ficou ferido, mas o ônibus e os pertences dos alunos foram destruídos.
Vamos solicitar uma perícia para a Polícia Rodoviária Federal do Mato Grosso e todo o apoio necessário lá para que a gente possa, mesmo com o dano total do veículo, identificar as causas”, afirmou a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.Sobreviventes começaram a chegar
Sobreviventes começaram a chegar ESTUDANTES CHEGAM A SANTARÉM: Os estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) que estavam no ônibus que pegou fogo em Mato Grosso chegaram no domingo (2) a Santarém de avião. O primeiro grupo chegou durante a tarde e encontrou os familiares esperando no aeroporto. Alguns relataram o alívio de ter conseguido se salvar. “Foi um milagre a gente ter saído a tempo porque, por poucos minutos a gente não morria queimado”, declarou a estudante Shaila Santos.
Segundo a mãe de Shaila, o alívio só veio após ver a filha desembarcar do avião de volta para casa. “Eu estava no trabalho e ela começou a me passar mensagem e eu não tinha nem como retornar. Dos números que ela ligava a
gente não conseguia completar ligação e foi um desespero. Eu não tinha como sair do trabalho, não tinha como fazer nada, mas no final da tarde a gente conversou, ouvi a voz dela, mas eu falei que agora eu só vou saber que realmente está bem quando eu conferir e ver que está tudo certinho”, contou Rosineli Santos.

Servidores de saúde realizam manifestação por melhorias no governo Alexandre Von

Manifestação Servidores da Saúde (Foto: Sandro Pacheco)
Servidores em marcha foram até a prefeitura municipal reivindicando melhorias  (Foto: Sandro Pacheco)
O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Pará (Sintesp) juntamente com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa) promoveram na manhã desta segunda-feira (3), às 8h em frente ao Hospital Municipal uma manifestação por melhorias salarias em Santarém, oeste do Pará. O evento reuniu diversos profissionais da saúde que se sentem prejudicados quanto às exigências do sindicato.

Procura por Enem aumenta mais de 30% no Pará em 2014

"Maioria das instituições públicas de ensino utiliza exame como vestibular. Prova abre leque de opções através do Sisu, explica diretor".
No Pará, em 2011, quatro instituições públicas de ensino superior utilizaram as notas do ENEM em seus vestibulares. (Foto: Fernando Araujo/ O Liberal)A quantidade de estudantes paraenses inscritos no Enem aumentou 31,46% em 2014: em todo o Pará serão 433.868 estudantes realizando o exame nos próximos sábado (8) e domingo (9). De acordo com a Secretaria de Educação do Pará,  o estado teve o quinto maior crescimento do país: a média nacional de crescimento foi de 20% em relação a 2013, 11 pontos percentuais a menos do que no Pará.
O crescimento da procura pode ser explicado pela quantidade de instituições que adotam o exame como processo seletivo. Das cinco universidades públicas do Pará, apenas a Uepa tem processos seletivos próprios - UFPA, UFOPA, UNIFESSPA e UFRA adotam o Enem como seu vestibular. O Instituto Federal do Pará (IFPA), que oferece cursos profissionalizantes, também adota o Enem como processo seletivo.

Aneel autoriza 16ª turbina na hidrelétrica de Jirau, em Rondônia

Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira, em RO (Foto: Divulgação/ESBR)A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autoriou o início das operações da 16ª turbina da usina hidrelétrica de Jirau (UHE), no Rio Madeira, em Porto Velho. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (30), para liberar as atividades da unidade geradora 08 com capacidade de 75 megawatts. Com a nova turbina, a hidrelétrica Jirau começa a operar com 1200 MW.
A UHE Jirau opera com oito unidades geradoras na casa de força da margem direita, e oito à margem esquerda. De acordo com a assessoria de comunicação, a 17ª turbina pode entrar em operação ainda esta semana, após testes para comprovar potência.
A hidrelétrica terá um total de 50 turbinas com 75MW de potência cada, com capacidade total para gerar 3.750 MW de energia para o Sistema Elétrico brasileiro, o suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências

Jovem guardava orelha humana como troféu por homicídios

Ele confessou homicídios; orelha estava em frasco com álcool.
Suspeito tem três caixões tatuados que seriam para vítimas.
Suspeito tem três caixões tatuados nas costas com nomes de pessoas (Foto: Divulgação/Ascom PM)Suspeito tem três caixões tatuados nas costas com nomes de pessoas (Foto: Divulgação/Ascom PM)
Um jovem de 18 anos foi encontrado com dois facões e uma orelha humana na residência em que mora no Bairro São João Bosco, em Porto Velho. O suspeito de homicídio e furto foi preso na tarde de sexta-feira (31) e confessou ser autor de assassinatos. Ele contou à polícia que guardava o órgão como troféu pelos crimes.
A Polícia Militar chegou à residência após uma denúncia de que teriam vários objetos furtados naquele local. O rapaz ao ver a PM confessou os crimes, inclusive ocorridos em outros estados e disse que "não devia mais nada à Justiça". Segundo os policias, o suspeito, sempre demonstrando frieza, disse que toda vez que comete assassinato, corta as orelhas das vítimas e guarda como um troféu, conservando-as em um frasco com álcool.
Dois facões foram encontrados no local, que segundo o rapaz, utilizava-os nos homicídios. O suspeito foi detido e encaminhado para a Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo, o Urso Panda, onde aguardará o pronunciamento da Justiça. O detido tem três caixões tatuados nas costas, com supostos nomes de vítimas de homicídios.

Laudo confirma primeiro caso de febre chikungunya em Manaus

Vírus chikungunya é transmitido por mosquitos Aedes aegypty (no alto) e Aedes albopictus (Foto: Douglas Aby Saber/Fotoarena-AFP Photo/EID Mediterranee)"Vírus chikungunya é transmitido por mosquitos
Aedes aegypty (no alto) e Aedes albopictus
(Foto: Douglas Aby Saber/Fotoarena-AFP
Photo/EID Mediterranee)".
 
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou, na tarde desta segunda-feira (3), o primeiro caso de infecção pelo vírus chikungunya em Manaus. Dois casos estavam sendo investigados na capital. Segundo a FVS-AM, exames enviados ao Instituto Evandro Chagas (IEC) apontaram positivo para o caso de uma turista venezuelana que havia sido internada na capital. Outro caso investigado deu negativo, conforme o órgão.
Os casos suspeitos foram identificados na semana passada, em Manaus. Segundo a FVS, a venezuelana, de 26 anos, veio à capital do estado para férias com familiares. Após quatro dias na cidade, a mulher apresentou quadro de febre, dores articulares e apresentava manchas avermelhadas na pele. Conforme a FVS, o diagnóstico da turista é classificado com "caso importado", já que ela chegou ao Amazonas com a doença incubada. Ela retornou à Venezuela na última semana.
saiba mais..

Vereador e outras cinco pessoas morrem em acidente na BR-226

(Foto: Luis Schweln/Divulgação)
Seis pessoas morreram em um acidente envolvendo dois carros de passeio na BR-226, a 1 km de Darcinópolis, norte do Tocantins. Uma das vítimas é o vereador do município, Luis Fernando Soares da Silva (PSB), de 32 anos. De acordo com a PRF, o vereador teria tentado fazer uma ultrapassagem, mas acabou desistindo e freou o veículo. Como a pista estava molhada por causa da chuva, ele perdeu o controle da direção, rodou o carro e bateu em outro veículo. A batida aconteceu nesta segunda-feira (3).No carro do vereador viajavam mais três pessoas. Duas delas, Manoel Conceição, de 70 anos, e a filha dele, Maria Sula Conceição Santos, de 32 anos, estavam de carona voltando de Araguaína, município ao norte do estado, onde faziam um tratamento médico.
Acidente em Darcinópolis provoca morte de seis pessoas (Foto: Luis Schweln/Divulgação) A terceira vítima, Angélica Rodrigues Lima, de 25 anos, chegou a ser socorrida por motoristas que passavam no local, segundo o Corpo de Bombeiros, mas morreu minutos depois. "Devido a distância do local para nossa unidade demoramos um bom tempo para chegar. Então essa vítima, possivelmente, foi socorrida por terceiros", disse o capitão dos Bombeiros João Neto.
O segundo veículo bateu na lateral do carro em que estava o vereador. O casal de comerciantes, Joaquim da Fonseca Junior, 49 anos, e Rosiane Araripe da Fonseca, 45 anos, que estava indo para Goiânia, morreu. "É uma alerta para os condutores, com chuva é necessário reduzir a velocidade. Quando viemos atender, uns 20 minutos depois, ainda chovia bastante", explicou o policial Sidney Tavares.

Promotor denuncia cúpula da PM por esquerma flaudulentos no Pará

O Ministério Público Militar acaba de denunciar 20 policiais militares, incluindo os coronéis João Paulo Vieira, Luis Cláudio Ruffeil e Augusto Cardoso Leitão - todos ex-comandantes-gerais da Polícia Militar paraense -,envolvidos no esquema fraudulento do desvio de viaturas para uma quadrilha interestadual que vendia os veículos. Oficialmente, os veículos eram doados a instituições filantrópicas e os prejuízos, segundo a denúncia, ultrapassam R$ 15 milhões. Os novos denunciados fazem parte de uma segunda leva, pois no ano passado foram denunciados a coronel Ruth Léa Costa Guimarães e sargento Raimundo Nonato Sousa de Lima, acusados de peculato e corrupção passiva e que tiveram requerido o sequestro de seus bens.
O civil que operava todo o esquema de venda dos veículos, Nicanor Joaquim da Silva, foi assassinado com um tiro na cabeça, no dia 1º de outubro de 2013, quando dirigia um veículo pela estrada da Alça Viária. Segundo o Ministério Público Militar, o crime teria sido “queima de arquivo”, já que a perícia feita no carro de Nicanor não constatou quaisquer indícios de tentativa de arrombamento do veículo ou de roubo.