quinta-feira, 7 de março de 2013

Veículo usado no assalto ao banco do Brasil em Uruará é periciado em Santarém


Peritos do Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves" do município de Santarém realizaram perícia técnica científica, ontem, na caminhonete Ford Range, cor cinza, supostamente utilizada para prática de crime de roubo ocorrido no Banco do Brasil de Uruará, sudoeste do Pará.


Perícia no veículo

O crime ocorreu em 5 de fevereiro deste ano. O procedimento foi acompanhado pela equipe da Delegacia local sob supervisão do
delegado Ariosnaldo Vital Filho.
A perícia técnica feita sob sol forte, levou um tempo estimado de duas horas. Foram utilizados vários recursos periciais, dentre eles fotografias, filmagens, anotações de dados, busca e coleta de vestígios, identificação veicular, entre outros.
Para melhor embasar o inquérito policial que corre em sigilo para que sejam elucidados os fatos, bem como os autores do crime. Realizaram o trabalho os peritos Elvis e Vailson Teixeira com apoio da equipe policial, do corpo técnico da Delegacia e apoio de mecânicos de Rurópolis. O laudo pericial deve ficar pronto no prazo legal e entregue para autoridade que preside as investigações.

Diretor e vice da Penitenciária são exonerados por perseguição política do vice-governador Helenilson Pontes


Coronel Valter Santos e Vianey Lira receberam notícia da exoneração pelo diretor da Susipe


Por Carlos Cruz
Cel-Valter-SantosMais uma manobra política, arquitetada pelo vice-governador Helenilson Pontes (PPS), resultou em desastre administrativo ao município de Santarém. Desta vez o Sistema Penal foi prejudicado. A cidade foi surpreendida na quarta-feira, dia 06, com o anúncio da exoneração do diretor da Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura (Cucurunã), em Santarém, coronel Valter Santos e seu vice, Vianey Lira. Eles foram exonerados do cargo pelo superintendente do Sistema Penal do Pará (Susipe), tenente coronel PM André Luiz Cunha, que esteve em Santarém na quarta-feira e comunicou pessoalmente o ato de exoneração ao coronel Valter Santos, e ao vice-diretor Vianey Lira.

Vianey Lira
Vianey Lira
Política pelo avesso: Detalhe a ser levado em consideração é que coronel PM Valter Santos foi indicado para o cargo pelo prefeito Alexandre Von (PSDB), na época em que era Deputado Estadual e, Vianey Lira (vice), pelo deputado federal Joaquim de Lira Maia (DEM). A decisão ou perseguição é, segundo os prejudicados, se faz aos desafetos políticos do vice-governador Helenilson Pontes, que nada soma à região, e ainda acha de subtrair os poucos benefícios que o Oeste do Pará consegue a duras penas, através de seus representantes na Câmara Federal e Assembléia Legislativa.
Trabalho digno de elogios: Desde que assumiu o cargo, o coronel Valter Santos empreendeu o trabalho de ressocialização dos detentos, com resultados positivos que revelavam valores profissionais de quem estava atrás das grades, sem condições de mostrar auto estima. O trabalho do coronel Valter e sua equipe fez com que muitos detentos e detentas passassem a acreditar em si próprios como pessoa de utilidade social, não mais como marginais, sem condições de convívio fora das grades do presídio. Sobre os casos de fugas, e outras irregularidades. Resta destacar que onde existem pessoas, também existem modos diferentes de visão do mundo e de si próprios, onde indivíduos mesmo contando com estrutura de ressocialização, preferem continuar à margem da lei, no crime. Mas a realidade é que nem sempre quem pensa em fazer, recebe méritos. O capitão Palheta vindo de Belém, assumirá, interinamente, a direção do presídio.

Suposto crime eleitoral de vice-prefeita de Santarém vai para o MPE


Doação de Maria José Maia. Foto: Blog do Jeso
A vice-prefeita no momento que repassava dinheiro a eleitores
Por Jeso Carneiro-
Antes de lavrar sua sentença sobre o suposto crime eleitoral (compra de votos) cometido pela vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia (DEM) na eleição do ano passado, o juiz Cosme Ferreira Neto determinou a remessa da AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) para o MPE (Ministério Público Eleitoral).
Os autos do processo foi remetido há pouco.
Esse caso foi denunciado aqui no blog em outubro de 2012.
Cosme Ferreira Neto, juiz
Cosme Neto, Juiz eleitoral
Irmã do deputado federal Lira Maia (DEM), Maria José doou R$ 500 à escola municipal que leva o nome do seu pai (Joaquim Cavalcante Maia), e ao final do ato pediu aos presentes para “ser ajudada”.
A doação foi registrada em fotos, e virou peça de AIJE na 83ª ZE (Zona Eleitoral), em tramitação desde setembro de 2012.
Ao blog, o advogado José Maria Lima, em nome da então candidata a vice-prefeita, confirmou a doação, mas negou que o ato tivesse sido feito em período eleitoral.
A AIJE foi solicitada à Justiça Eleitoral pela coligação “Para Santarém Seguir Mudando”, formada por 12 partidos e que tinha à frente o PT.
As duas partes envolvidas no caso já apresentaram ao juiz Cosme Neto as alegações finais. Depois do parecer do MPE, o magistrado dará a sentença.

Dia de saudade, Morre Frei Gilberto Wood...


Faleceu nos Estados Unidos, Frei Gilberto Wood, primeiro pároco de nossa Vila de Curuai, no Lago Grande. Antes de viajar, Frei Gilberto estava prestando serviço na Missão Cururu, junto aos índios Mundurucus.
Que tudo o que ele fez em nossa Diocese possa lhe merecer a graça de participar agora do Banquete Eterno, junto de Deus!
A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, nas comemorações dos seus 50 anos de criação, muito agradece a este homem de Deus e seu trabalho de evangelização...
Desde já convidamos para a Missa de 7º DIA no próximo dia 12, terça feira, as 19h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, presida pelo Bispo Diocesano de Santarém, Dom Flávio Giovenale.

Para onde vamos?


Por Nicias Ribeiro-Engenheiro Eletrônico
No inicio do ano passado o Ministro Guido Mantega, da Fazenda, anunciou que a economia brasileira teria, em 2012, um crescimento entre 4% e 4,5%. Passados alguns meses, S. Exa. mudou o discurso e disse que o crescimento da nossa economia ficaria entre 3% e 4%. Em meados de 2.012, novamente mudou o discurso e anunciou que, devido a crise na União Européia, o Brasil teria um crescimento em torno de 2,5%. Em setembro, reduziu o seu prognostico para mais ou menos 2%. Agora, na ultima quinta-feira, o IBGE anunciou que, em 2012, o crescimento da nossa economia foi de apenas 0,9%.
Como o Ministro da Fazenda poderá explicar à nossa “Presidenta” e à Nação esse pífio desempenho da nossa economia, considerando, principalmente, a diminuição dos juros pelo Banco Central e a redução do IPI na compra de veículos, fogões, geladeiras e outros produtos, como formula de estimular, mais ainda, o consumo? Como justificar esse baixo crescimento do PIB (produto interno bruto) e uma inflação de quase 6%, portanto, acima da meta?
Sinceramente espero que o Ministro Mantega não diga que esse “pibinho”, como disse a presidente Dilma, seja em razão da crise europeia, uma vez que será difícil explicar o fato do PIB do México, cuja economia é industrializada e não ser grande exportador de commodities, ter crescido 3,9% com uma inflação de 3,2%. E o Perú, cujo PIB cresceu 6,5% com uma inflação de 2,7%? O Chile que cresceu 5,6% com uma inflação de 1,8%? E a Colômbia, que cresceu 3,4% com uma inflação de 2%? Isto sem falar na Venezuela que teve um crescimento maior que o Brasil, apesar de estar com uma altíssima inflação e até sem governo.
O que houve com o Brasil em 2012? Será que a revista inglesa The Economist estava certa em sugerir a demissão do ministro Mantega? Ou será que a culpa é do conjunto do governo que, em vez de investir maciçamente na produção, optou erroneamente em incentivar, mais uma vez, o aumento do consumo da população?

Esquema na Sudam: Ex-prefeito de Altamira Armindo Denardin é condenado por desvios na SUDAM

"Além de do ex-prefeito Armindo foram condenados seu filho Rui Denardin, Agostinho Sousa Nascimento, Eduardo Vasconcelos de Azevedo, Luís Coldebella, Raimundo Antonio da Silva Barra e Sabisa Santarém Biscoito e Massas S/A".

Armindo e seu filho Rui Denardin condenados pela Justiça Federal
A Justiça Federal condenou um grupo de fraudadores a devolver R$ 3,2 milhões desviados da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Os desvios foram identificados no financiamento da empresa Sabisa Santarém Biscoitos e Massas S/A, ocorrido em 2000. O grupo também foi condenado a pagar a correção monetária relativa ao valor desviado, calculada a partir de dezembro de 2004. 
A decisão, do juiz federal Pablo Zuniga Dourado, é datada de 22 de fevereiro e chegou ao conhecimento do Ministério Público Federal (MPF) em Santarém na semana passada. Além da empresa, foram condenados Agostinho Sousa Nascimento, Armindo Dociteu Denardin, Eduardo Vasconcelos de Azevedo, Elenir Dalasen Coldebella, João Eduardo Vasconcelos de Azevedo, Luis Coldebella, Raimundo Antonio da Silva Barra e Rui Denardin.
O caso foi levado pelo MPF à Justiça em 2001, a partir de informações levantadas pela Receita Federal e por um grupo de trabalho instituído pelo Ministério da Integração Nacional. Segundo as investigações, os responsáveis pelo projeto Sabisa fraudaram o Fundo de Investimentos da Amazônia (Finam) participando de um esquema de fraudes que ficou conhecido como “sistema trampolim”.
Por esse sistema, em vez de aplicar recursos próprios em contrapartida ao empréstimo federal, as empresas fraudadoras depositavam nas contas recursos emprestados de outras empresas, apenas para conseguir receber o dinheiro público. Em seguida, os recursos emprestados eram repassados a outro grupo, que recomeçava o ciclo de fraudes.