quinta-feira, 31 de março de 2022

A psicóloga Sandra Santana toma posse da Secretaria Municipal De Trabalho E Assistência Social - Semtras




A posse da nova titular da Semtras Sandra Santana aconteceu nesta quinta-feira, 31, às 16 horas, na escola de Artes Emir Bemerguy, com a presença do prefeito e demais secretários, além de convidados e membros do governo municipal e Poder Legislativo.

Moro vai se candidatar a deputado federal por São Paulo



O ex-juiz Sergio Moro (UB-SP) desistiu de disputar a Presidência da República e será candidato a deputado federal por São Paulo.
Moro estava em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, empatado com o político do PDT, Ciro Gomes.

O ex-ministro da Justiça decidiu deixar o Podemos, onde ingressou em novembro de 2022. Moro assinou sua filiação ao União Brasil, nesta quinta-feira (30/03), em um hotel de São Paulo.

Delegado diz que família é suspeita de possível assassinato de bebê no Marajó



O delegado da Polícia Civil em Breves, Felipe Amorim, confirmou que o possível assassinato da criança no Rio Japatituba ocorreu há cerca de duas semanas e que a família é suspeita, mas disse que precisa de mais informações para fazer diligências na localidade.

“Nós já confirmamos que a ocorrência se deu há duas semanas e só agora que chegou ao conhecimento das pessoas. De acordo com o que já foi apurado, a família teria tentado ocultar o ocorrido para proteger os eventuais culpados”, afirmou Amorim.

Membro de facção é preso com drogas e dinheiro em Novo Progresso



Um homem identificado como Rodrigo Ferreira Alves, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, na noite da última terça-feira, 29, no município de Novo Progresso, na região sudoeste do estado.

A Polícia Militar estava fazendo rondas, quando percebeu uma atitude suspeita de um rapaz que estava em um carro. No momento em que a guarnição se aproximou, o indivíduo tentou fugir e jogou uma sacola na rua. Ele foi reconhecido na hora pela PM por fazer parte de uma facção criminosa.

Marcas suspendem patrocínio do vereador Gabriel Monteiro após campanha



Uma campanha destinada a retirar patrocínio das redes sociais do vereador do Rio Gabriel Monteiro (sem partido) já tem o apoio de pelo menos três marcas. O parlamentar tem cerca de 6 milhões de seguidores no Youtube e 6,9 milhões no Facebook. Suas postagens acumulam até 50 milhões de visualizações.
A campanha #DesmonetizaGabrielMonteiro é encabeçada pela Sleep Giants Brasil, movimento contra o financiamento de discursos de ódio e de fake news. Terceiro vereador mais voltado do Rio (com 60.326 votos), Gabriel Monteiro é alvo de uma série de acusações e polêmicas . Neste domingo, o "Fantástico", da TV Globo, mostrou imagens em que o parlamentar instrui uma criança a falar que estava com fome.

Polícia prende pastor por estupro de criança de 10 anos em Ananindeua



A Polícia Civil, em ação a operação “acredite em mim”, cumpriu o mandado de prisão de um homem de 47 anos após ser acusado de cometer um estupro de uma criança de 10 anos de idade dentro de uma igreja, localizada no bairro do Aurá, em Ananindeua.

Bolsonaro ataca Moraes: 'Cale a boca! Bota a tua toga e não encha o saco'



O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar, nesta quinta-feira (31/3), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Exaltado, o chefe do Executivo não citou Moraes nominalmente, mas disse que o magistrado deveria "calar a boca" caso não tivesse ideias que ajudem o país, que colocasse a toga e ficasse "sem encher o saco".
"Nós, aqui, temos tudo para sermos uma grande nação, para sermos exemplo para o mundo. O que que falta? Que alguns poucos não nos atrapalhem. Se não tem ideias, cale a boca! Bota a tua toga e fica aí sem encher o saco dos outros! Como atrapalham o Brasil", bradou.

Grávida de 8 meses e menino são atropelados por motociclista em avenida de Santarém



Uma mulher grávida de 8 meses e o filho de 6 anos foram atropelados por um motociclista na Avenida Fernando Guilhon, no bairro Elcione Barbalho, em Santarém, oeste do Pará. O acidente aconteceu por volta das 12h desta quinta-feira (31).

De acordo com informações levantadas pelo Samu, Colares de Sousa Figueira, de 22 anos, estava no canteiro central e se preparava para atravessar a avenida com o filho William Cauê Figueira Fonseca de 6 anos, quando a motocicleta os atingiu próximo a uma rotatória. Segundo familiares, a mulher está grávida de 8 meses.

Sérgio Moro troca de partido e pode desistir de disputa presidencial



De acordo com a cúpula do partido União Brasil, ainda nesta quinta-feira, 31, o ex-juiz e até então pré-candidato à presidência da República Sergio Moro deve anunciar sua saída do Podemos e entrada no União Brasil. No entanto, a entrada de Moro no partido pode significar a desistência da candidatura à presidência, já que a preferência do partido é que o ex-juiz concorra a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Março registra 789,2 milímetros de chuvas na região Oeste do Pará; cidades estão em alerta



Março é considerado o mês mais chuvoso de 2022 na região Oeste do Pará. Até o dia 31 foram registrados 789,2 milímetros de água. A força das chuvas causou diversos alagamentos e prejuízos em diversos municípios da região como Alenquer, Monte Alegre e Santarém.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) já havia previsto que o mês teria maior precipitação, com cerca de 450 milímetros de chuva. Porém, até o dia 28 foram registrados 645 milímetros, ou seja, 43% a mais do que a média esperada.

MPF recomenda medidas urgentes para proteger sítio arqueológico ameaçado por obra em Rurópolis



O Ministério Público Federal (MPF) emitiu recomendação para que sejam tomadas medidas de proteção urgentes em relação ao sítio arqueológico com mais de 50 mil vestígios e artefatos arqueológicos descoberto em 2021, às margens do rio Tapajós, durante as obras de um novo porto de grãos em Rurópolis, oeste do Pará.

Entre peças encontradas: cerâmicas, líticas, vestígios faunísticos e amostras de carvão para datação, onde também foram encontrados três áreas de sepultamentos do povo Munduruku. O sítio arqueológico foi batizado de Santarenzinho.

Homem é assassinado e criminoso deixa bilhete ao lado do corpo: 'morri porque sou talarico'




Na última quarta-feira, 30, um homem ainda não identificado foi encontrado desovado em bairro residencial na periferia de Manaus, no Amazonas. No entanto, um detalhe chamou a atenção dos policiais no momento da apuração inicial da cena do crime: em cima de uma ponte próxima ao corpo da vítima, havia um cartaz com a seguinte nota: “morri porque sou talarico”.

Semagri distribui 43 mil alevinos de tambaqui a pequenos produtores em Mojuí dos Campos



Pequenos produtores do município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, foram beneficiados com a doação de 43 mil alevinos da espécie tambaqui na quarta-feira (30). A doação é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Desta vez, 18 famílias foram contempladas.

Líderes internacionais de esquerda declaram apoio a Lula em encontro no Rio



Vários líderes ibero-americanos de esquerda, entre eles o presidente argentino Alberto Fernández e o ex-presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, defenderam o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva ao poder no Brasil, ao fim de um encontro do Grupo de Puebla no Rio de Janeiro.

“Os democratas, os progressistas do mundo esperam sua vitória no Brasil” nas eleições de outubro, afirmou Zapatero, dirigindo-se ao ex-presidente, diante de milhares de estudantes reunidos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

8 novos casos de Covid-19 são confirmados em Santarém



8 novos casos de Covid-19 foram confirmados em Santarém, no oeste do Pará. De acordo com o boletim, não há registro de novos óbitos pela doença na cidade. Os dados foram atualizados na noite de quarta (30) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com os dados, 2 óbitos sendo investigados e 16 pacientes estão em isolamento clínico-hospitalar ou domiciliar.

Pará tem 61,2% dos domicílios em Insegurança Alimentar



Um total de 61,2% dos domicílios no Pará estão em Insegurança Alimentar, sendo 34,1% em Insegurança Alimentar Leve; 16,1% em Insegurança Alimentar Moderada e 11% em Insegurança Alimentar Grave. Os números refletem a gravidade da situação não apenas no Brasil, mas no mundo todo, como alertou, nesta quarta-feira (3), a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-7), Yonah Figueira. Por causa desse cenário e aproveitando o Dia Mundial da Saúde e Nutrição a transcorrer nesta quinta-feira (31), o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRNs) inicia a campanha “Você Tem Fome de Quê?”, em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, no dia 31 de março.

Nove ministros deixam cargos nesta quinta-feira para disputar as eleições de 2022



Nesta quinta-feira, 31, nove ministros deixam seus cargos para disputar cargos políticos nas eleições de outubro deste ano. A saída deles será marcada por uma cerimônia prevista para as 10h no Palácio do Planalto. O procedimento obedece a determinação legal de que as autoridades do Executivo precisam deixar seus cargos até seis meses antes do pleito, na prática, até o próximo sábado, dia 2/4.

Contrariando Moro, PF diz a Moraes que Bolsonaro não interferiu na corporação



Após conclusão de inquérito, a Polícia Federal (PF) informou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não cometeu crime no caso de interferência política dentro da corporação. O inquérito foi concluído na última terça-feira, 29, e conforme a autoridade policial avaliou que, “dentro dos limites da investigação”, não há presença de elementos mínimos para indiciar o chefe do Executivo na esfera penal.

Pastor é julgado por estupro de três meninas em Altamira



O pastor, Cosme da Silva Nobre, acusado de estuprar três meninas será julgado nesta quinta-feira, 31, no Fórum de Altamira, região sudoeste do Pará.

De acordo com informações do Redação News, o processo acontecerá presencialmente com todas vítimas e testemunhas.

Paysandu faz 2 a 0 no Águia e confirma clássico Re-Pa na final do Parazão



Teremos Re-Pa na final do Parazão 2022! Na noite de quarta, 30, o Paysandu Sport Club confirmou sua vaga na decisão ao vencer o Águia de Marabá por 2 a 0. Jogando no Banpará Curuzu, os gols bicolores foram marcados pelos atacantes Danrlei e Henan.

Psicóloga Sandra Santana assume a Semtras no lugar de secretária que vai disputar vaga na Alepa

Sandra Santana assume SENTRAS, em Santarém no lugar de Celso Brito que irá disputar uma vaga na ALEPA, pelo MDB
A psicóloga Sandra Santana, irmã do ex-vereador Ney Santana (PSDB), será nomeada nesta quinta-feira (31), pelo prefeito Nélio Aguiar, como secretária de Trabalho e Assistência Social de Santarém, no oeste do Pará. A titular da pasta, Celsa Brito, primeira-dama do município, que se desincompatibilizou para disputar a eleição deste ano como candidata a deputada estadual pelo MDB.
A posse da nova titular da Semtras está marcada para às 16 horas desta quinta-feira, na escola de Artes Emir Bemerguy, com a presença do prefeito e demais secretários, além de convidados e membros do governo municipal e Poder Legislativo.
Sandra Santana, 42 anos, é filha do empresário Orlando Santana e irmão do ex-vereador Ney Santana. Ela disputou a eleição municipal de 2020 pelo PSDB, obtendo 1.116 votos e ficando como primeira suplente.
"Uma conquista muito importante, pois Deus sabe e conhece o coração de cada um de nós. Uma grande missão a qual Ele me confiou e rogo a Ele que me sustente a cada dia para honrar o seu nome e o nome da minha família. Gratidão aos meus pais! Em nome dos meus irmãos, quero agradecer o Ney por toda confiança e apoio", escreveu em uma rede social, a nova secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Santarém, Sandra Santana.