quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Segup deflagra 'Operação Xingu' para enfrentamento a criminalidade em Altamira nesta quinta-feira

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) em conjunto com órgãos do sistema de segurança pública vai deflagrar a “Operação Xingu", nesta quinta-feira (24), no município de Altamira.
As ações serão executadas de forma integrada pelos órgãos de segurança pública, com ações que visam à redução dos índices de criminalidade, com ênfase na diminuição dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e compõe as estratégias do Sistema por meio do Projeto ‘Segurança Por Todo o Pará’, que propõe a descentralização da gestão de segurança pública no interior.
Esta etapa do Projeto inclui a execução do plano operacional definido após mapeamento de cada área do município, com o objetivo de cumprir mandados de prisão, fiscalização de rodovias estaduais, reforço do policiamento e ações para cumprimento do decreto estadual de combate à proliferação do novo coronavírus.
Participam da operação agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Administração Penitenciária (Seap), Polícia Científica do Pará, Departamento de Trânsito, Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Guarda Municipal e Departamento Municipla de Trânsito (Demutran).

Flamengo agenda seletiva para captar talentos em Santarém; saiba como participar

Programação acontece nos dias 12 e 13 de março no Panterão. Atletas serão observados pelo avaliador do Flamengo, Silvio Eduardo
Por Dominique Cavaleiro
Observador técnico Sílvio Eduardo — Foto: Divulgação / BM Press
O departamento das categorias de base do Flamengo vai realizar uma seletiva em Santarém, no oeste do Pará. A avaliação será realizada nos dias 12 e 13 de março no Panterão.
A programação está sendo organizada pelo técnico Tiago Amorim em parceria com o São Raimundo. As avaliações serão realizadas pelo avaliador do Flamengo, Silvio Eduardo, no horário de 8h às 18h.
No dia 12 de março as avaliações serão realizadas com o público em geral. Já o dia 13 será dedicado a atletas de projetos e escolinhas de futebol de Santarém.
Como participar?
Para participar da seleção, os atletas nascidos entre 2007 e 2013. A taxa de inscrição são dois quilos de alimentos não perecíveis. Outras informações podem ser obtidas pelo (93) 99232-0931.

Menina de 5 meses e uma mulher de 84 morrem vítimas da Covid-19 em Santarém; confira o boletim

Segundo boletim divulgado na noite de quarta (24) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mortes aconteceram nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Depois de alguns dias sem registros, mais duas mortes por Covid-19 foram registradas em Santarém, no oeste do Pará. O boletim com dados atualizados foi divulgado na noite de quarta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
De acordo com o boletim, os óbitos registrados aconteceram nos dias 17 e 18 de fevereiro. As vítimas eram uma mulher de 84 anos e uma menina de 5 meses.

Urgente: Rússia invade Ucrânia e deixa pelo menos 40 mortos


Na madrugada desta quinta-feira, 24, o Exército russo confirmou o início dos bombardeios no território da Ucrânia, alegando inicialmente que os ataques têm apenas como alvo bases aéreas ucranianas e outras áreas militares, não zonas povoadas. Próximo das 2h da manhã no horário do Brasil, o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros afirmou que a Rússia iniciou a operação em larga escala e o ataque teria sido feito pelas fronteiras com Rússia, Bielorrússia e Crimeia.

Vai ter guerra na Amazônia

Claudio Angelo / Blog da Companhia - 24/02/2022

O "dia do fogo" em Castelo dos Sonhos - Créditos: Arquivo

No fim do ano passado tive o privilégio duvidoso de passar quase 20 dias viajando pela Amazônia. Desci a BR-163 de Santarém até Castelo dos Sonhos, no Pará, e na volta percorri a Transamazônica de Itaituba, a capital brasileira do ouro ilegal, até Altamira. Estava acompanhado de Tasso Azevedo, um dos arquitetos das políticas que levaram à queda do desmatamento entre 2005 e 2012 e, em alguns trechos, da jornalista Giovana Girardi, que cobre meio ambiente há mais tempo do que ela gosta de admitir.
Em todos os lugares, mas especialmente no sul do Pará, me senti no famigerado putsch de 7 de setembro na Esplanada. Em Novo Progresso, cidade que come, bebe e respira crime ambiental, era difícil encontrar um estabelecimento comercial ou uma porteira de fazenda sem uma bandeira do Brasil na fachada. Adesivos do “mito” adornavam carros. Uma loja de caça e pesca exibia orgulhosa banners de “não é pelas armas, é pela liberdade”. Para andar sozinho sem despertar suspeitas, colei um adesivo de “Bozo 2022” na mochila, mas na porta do hotel Tasso logo me avisou da futilidade do esforço: “Você é a única pessoa de máscara na cidade, todo mundo vai saber que você é de fora”.

Rede elétrica de Ipanema recebe melhorias da Equatorial Pará

O trabalho desenvolvido pela distribuidora visa garantir qualidade e segurança na energia que chega aos moradores do bairro em Santarém.


Dando continuidade às ações de melhoria do sistema elétrico na região oeste do Estado, a Equatorial Pará está desenvolvendo um conjunto de melhorias na rede elétrica do bairro Ipanema, que integra a zona sul do município e onde foram mapeadas reincidências de interrupções no fornecimento de energia. O trabalho tem o objetivo de oferecer mais robustez, segurança e qualidade na rede elétrica e contribuir com a redução de ocorrências de falta de energia e oscilações nas áreas trabalhadas.
A ação vai contemplar cerca de 350 famílias que residem naquela área. A área mapeada terá o fornecimento de energia interrompido durante a execução dos serviços, para garantir a segurança dos clientes e, também, dos colaboradores da empresa.

Prefeito de São Félix do Xingu João Cleber critica atuação da Vale e cobra providências na CPI da VALE

Segundo o prefeito João Cleber, a atividade resulta em muita cratera, sonegação de impostos, problemas ambientais e sociais.
“A sonegação de impostos pela Vale ao município está em torno de R$ 14 milhões e o processo está judicializado há mais de 10 anos”, relatou.

O não cumprimento de condicionantes e a falta de transparência e de diálogo e o descaso da mineradora Vale com os municípios de Canaã dos Carajás e São Félix do Xingu, onde a multinacional possui os projetos S11D e Onça Puma, foram alvos de reclamações dos prefeitos, durante a 9ª oitiva da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a atuação da empresa no Pará, realizada nesta terça – feira (22.02).