sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Quem é o eleitor brasileiro para falar mal de político?

jornalista-francesco-costaCom um jeito muito “feminino” de ser,o eleitor brasileiro renova as promessas de não se deixar mais ser enganado pelos que eles qualificam de ladrões, safados, mentirosos e outros adjetivos que não se permitem publicar neste periódico.
Mas, é só vir outra eleição e lá estão eles em busca da melhor proposta para assim escolher os que irão continuar governando, ou que voltarão a governar ou aqueles que se elegerão pela primeira vez.
Mas, falando em jeito feminino, você já observou como o eleitor, na hora de escolher candidatos para votar, se parece com as mulheres quando escolhem maridos ou namorados?
Vamos comparar.
Mulher não namora amigo sob a seguinte alegação:
“O que é isto, fulano, a gente é amigo há muito tempo, não vamos estragar nossa amizade!”
Pois é, era exatamente o amigo, aquele cara conhecido que entenderia seus problemas que deveria ter chance, exatamente por conhecê-la!
O que ela procura é um desconhecido que fale um monte de coisas agradáveis, que lhe faça inúmeros elogios, mesmo que o espelho os desminta, que lhe faça um monte de promessas, mesmo que ela saiba que jamais serão cumpridas.

Renovação de prefeitos no Pará foi maior no Sudoeste e Baixo Amazonas

Por Dornélio Silva (*)
Analisando o resultado das eleições deste ano no Pará pelas seis mesorregiões, identificamos que a Metropolitana de Belém revelou-se como a mais conservadora.
A taxa de renovação dos prefeitos foi de 45%.
Nas mesorregiões do Sudoeste (taxa de 86%) e Baixo Amazonas (80%) foram as que tiveram as mais altas taxas de renovação de prefeitos.
Nordeste renovou 73%; Sudeste, 59%, e Marajó, 69%.
A Metropolitana representa 32% do eleitorado do Pará; enquanto que a Sudoeste representa apenas 6% e Baixo Amazonas 10%.
Dificuldades para o PMDB
O PSDB fez três prefeituras na Metropolitana, saindo vitorioso nas duas maiores, Belém e Ananindeua.
O PMDB, o PSC e o DEM fizeram duas prefeituras cada partido. PSD e PPS fizeram apenas uma prefeitura cada na mesorregião metropolitana.
Os dados dessa eleição, analisados por esse ponto de vista, indicam uma prévia de 2018: dificuldades para o PMDB.
MESORREGIÃO TAXA DE RENOVAÇÃO
Baixo amazonas 80%
Marajó 69%
Metropolitana 45%
Nordeste 73%
Sudeste 59%
Sudoeste 86%
– – – – – – – – – – – – – – – – –
* É diretor-executivo da Doxa Comunicação.