domingo, 28 de outubro de 2012

CORDA BAMBA!

Justiça condena Domingos Juvenil por improbidade administrativa

Juvenil na guilhotina do MPF

O Prefeito eleito de Altamira é acusado de desviar recursos da funasa, em 2004.

A sentença do juiz federal Pablo Dourado que condenou o ex-deputado e Prefeito eleito de Altamira, Domingos Juvenil, por improbidade administrativa foi publicada no Diário Oficial de Justiça do último dia 15 de outubro. O juiz acolheu parcialmente as acusações do Ministério Público Federal (MPF) em ação impetrada no ano de 2006. Ele entendeu que o gestor praticou ato de improbidade administrativa por aplicar irregularmente verbas de um convênio firmado com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) em 2004, época em que Juvenil era prefeito de Altamira.
A sentença do Juiz pede a suspensão dos direitos políticos de Juvenil, perda da função pública e proibição de contratar com o poder público. Como ainda cabe recurso da decisão, Juvenil deve assumir a Prefeitura normalmente no início do ano que vem, enquanto a decisão não transitar em julgado.
De acordo com a sentença, de 8 de agosto, o convênio firmado pela Prefeitura de Altamira com a Funasa envolveu verbas no valor aproximado de R$1,1 milhão. O objetivo era a execução de ações complementares à saúde indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena do município. Segundo sustentou o Ministério Público, um relatório da Funasa apontou que não houve licitação para aquisição de bens necessários ao atendimento dos indígenas. O MPF requereu, portanto, o enquadramento de Domingos Juvenil na Lei de Improbidade Administrativa (8.249/92). O juiz confirmou que não foi realizado o processo licitatório devido, configurando ato de improbidade. O réu tentou justificar que a aquisição dos equipamentos era urgente, hipótese afastada pelo juízo. ‘Não há nos autos decreto de situação de emergência ou calamidade pública’, reforça na sentença. 

UFOPA

Projeto realiza excursão no Campus Tapajós para alunos do ensino médio

"O projeto é uma parceria entre o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA. É coordenado pelas professoras Deize Carneiro e Fernanda Nascimento".

Por ocasião do 3º aniversário da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a ser comemorado no próximo dia 5 de novembro, o Projeto Roteiros Santarenos: Geologia, História e Turismo promoverá uma excursão no Campus Tapajós, a ser realizada no dia 8, durante a I Jornada Acadêmica da UFOPA. A excursão é destinada a estudantes do ensino médio, e tem como objetivo promover o intercâmbio entre este público e acadêmicos da universidade. Os participantes poderão conhecer o ambiente onde está localizado o campus, seu processo de ocupação, história e funções atuais.