sábado, 17 de agosto de 2013

Estamos de OLHO!

Xaropada do vice-reitor da UFOPA saiu pela culatra 
Clodoaldo com a cúpula petista vai ter que aguarda mais um pouco
Por essa o Vice- Reitor pró-tempore-Clodoaldo dos Santos- e o Diretor do Instituto de Biodiversidade e Florestas, João Ricardo Gama não esperavam. O MEC acaba de aprovar eleições para a escolha do reitor da UFOPA.

Detalhe: O petista já estava na expectativa de ser o indicado do Deputado Zé Geraldo como Reitor Pró-Tempore em substituição ao atual Reitor José Seixas Lourenço.

Clodoaldo dos Santos- e o Diretor do Instituto de Biodiversidade e Florestas, João Ricardo Gama já tinham inclusive oferecido cargos na UFOPA.

Pior, Clodoaldo já se considera como reitor e o Diretor do Instituto como Pró-Reitor. Pode? Antes da nomeação?

Com essa decisão, Clodoaldo se quiser sonhar em ser REITOR DA UFOPA terá que ganhar as eleições, fato que é considerado de estrema dificuldade.

III Encontro Acadêmico marca iniciação científica de alunos da UFOPA

O III Encontro Acadêmico do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA, ocorrido de 12 a 14 de agosto, marcou o encerramento do semestre inicial para as 23 turmas regulares ingressantes em 2013 da Universidade. Durante os três dias de evento, foram apresentados cerca de 170 trabalhos de iniciação científica, entre painéis e comunicações orais, desenvolvidos pelos alunos da Formação Interdisciplinar 1 (FI 1), durante o módulo Interação na Base Real (IBR). Os trabalhos integram pesquisa e extensão, aplicando os conhecimentos adquiridos durante os módulos da FI 1.
Com o trabalho intitulado “Impactos socioambientais causados pelo empreendimento imobiliário próximo ao Lago do Juá, Santarém – Pará”, sete estudantes do CFI, orientados pelo Prof. Ricardo Scoles, buscaram compreender a percepção dos moradores da área no entorno do lago do Juá quanto aos impactos provocados pelas obras de uma empresa imobiliária na Rodovia Fernando Guilhon. O estudo de Aldemir Silva, Berg Rodrigues, Cairê Martins, Francisco Sousa, Geovane Pereira, Lígia da Silva e José Ribamar Lima demonstrou que as principais mudanças percebidas pelos moradores da área desde o início das obras foram: evasão de certas espécies de peixes, como tucunaré e aracu; assoreamento parcial do lago; e temperaturas mais altas durante os dias e mais baixas durante as noites. Além disso, metade dos moradores continua consumindo água do próprio lago por falta de alternativa.

MEC aprova eleições para escolha do reitor da UFOPA




http://www.oimpacto.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Reitor-Seixas-Louren%C3%A7o-representou-comunidade-acad%C3%AAmica-da-UFOPA.jpg
"Seixas Lourenço segunda-feira (19) em Brasília, para propor, junto à Secretaria de Educação Superior (Sesu), um calendário de eleições diretas para a direção da Universidade".
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), unidade do Ministério da Educação (MEC) responsável pela regulação e supervisão de instituições de ensino superior do país, publicou nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União, a portaria nº 400, de 15 de agosto de 2013, a aprovação pelo Ministério da Educação (MEC), do Estatuto da UFOPA proposto pelo reitor José Seixas Lourenço.
O reitor da UFOPA, José Seixas Lourenço, havia solicitado com urgência na aprovação do Estatuto, com o intuito de dar início ao processo de escolha do primeiro reitor da instituição, depois do período de gestão pro tempore.
Tendo em vista a aprovação do Estatuto da UFOPA pelo MEC, Seixas Lourenço estará na próxima segunda-feira, dia 19, em Brasília, para propor, junto à Secretaria de Educação Superior (Sesu), um calendário de eleições diretas para a direção da Universidade.