sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Jornalista ‘Xarope do Povo’ completa nesta sexta-feira 57 anos














Iromar Cardoso, popularmente conhecido como ‘Xarope do Povo’, um dos ícones da comunicação paraense, completa nesta sexta-feira (12), 57 anos de vida. O polêmico jornalista, natural de Santarém, no oeste do Pará, celebra a chegada de mais um ano com uma trajetória de sucesso e com muitos motivos pra comemorar.
A trajetória de Iromar no jornalismo começou bem antes de ele escrever suas primeiras matérias jornalísticas. Foi como vendedor dos jornais ‘A Província do Pará’ e ‘O Liberal’, que ele se apaixonou pela profissão e desde então, se tornou um dos profissionais mais atuantes do jornalismo santareno.
‘Xarope do Povo’, como ficou conhecido entre os amigos e colegas de profissão, atualmente se dedica às publicações do seu Blog do Xarope, um dos mais antigos da região, com audiência em todas as regiões, sobretudo na Transamazônica.
Atualmente, ele também atua como empresário do ramo da publicidade e marketing.
Leva a sua assinatura, o trabalho que é feito pela empresa Destak Publicidade e Marketing, que nos últimos anos tem se qualificado como uma das principais empresas na área de pesquisas de intenções de votos na região.
Iromar também é um avô dedicado aos netos Heitor, Arthur, Yuri, Carol e Lia.

Alter do Chão promove ato 'Julieta para sempre' em homenagem à artista venezuelana morta interior no estado do Amazonas

















Além de homenagear a memória de Julieta Hernández, o ato quer chamar a atenção da sociedade para dizer não à violência contra as mulheres.Artistas circenses e moradores da vila de Alter do Chão, distante 37km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará, realizam nesta sexta-feira, um ato em homenagem à memória da artista venezuelana Julieta Hernández, que foi morta com requintes de crueldade por um casal no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas, no dia 23 de dezembro de 2023.
A programação, que inicia às 18h, na Praça Sete de Setembro, em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde, com a participação de palhaços, outros artistas e público em geral, além de prestar homenagem à Julieta, quer chamar a atenção da sociedade para dizer não à violência contra as mulheres.

Juiz do AM garante vaga para garoto de 11 anos que passou no vestibular de matemática



Um juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) segure uma vaga no curso de matemática para Luan Gabriel Aguiar Gama, de 11 anos, aprovado no vestibular do ano passado.
O Brasil conheceu Luan Gabriel após participação no quadro Pequenos Gênios, do Domingão com Huck. O garoto chamou a atenção por realizar cálculos longos de matemática sem o auxílio de uma calculadora e pelo conhecimento em geografia.Santarém e Monte Alegre incluídas: Concurso público federal unificado terá provas em 17 cidades do Pará; confira

O juiz Marcelo Vieira entendeu que Luan Gabriel dispõe dos critérios para altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico. O processo foi ajuizado pela Defensoria Pública do Amazonas.
“Assim, em um cenário ideal, já havendo o diagnóstico de altas habilidades, entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno”, orientou o magistrado.
Luan Gabriel cursou até o 5º ano do ensino fundamental, mas o juiz solicitou que a Secretaria de Educação do Amazonas realizasse um exame de avanço escolar para avaliar se ele tem as condições necessárias para cursar a universidade.
A decisão enfatiza a necessidade de avaliação da saúde mental da criança, uma vez que o ambiente universitário apresenta condições diferentes daquelas em que ele está acostumado na escola.
“Merece destaque o fato de que pessoas, em especial crianças, que possuem altas habilidades, podem ter nuances muito próprias no que tange ao aspecto emocional, podendo até mesmo desenvolver quadros ansiogênicos ou de depressão, fato este, inclusive, destacado em laudo psicológico”, alertou o magistrado.
O exame deve ser realizado em 45 dias, e a vaga de Luan Gabriel deve ser resguardada até o fim das avaliações.
Luan, no quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão com Huck. Foto: Reprodução/Vídeo

Programa CNH ‘Pai D’égua’ oferta 7 mil vagas para Santarém, Altamira e Itaituba; inscrições começam dia 6 de maio na região

Foi lançado na última terça-feira (9), o edital da segunda edição do programa social CNH Pai D'égua. De acordo com o cronograma divulgado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), as pessoas interessadas em obter a primeira habilitação, mudar ou adicionar novas categorias na carteira de motorista devem ficar atentas as datas de inscrição em seus respectivos municípios. Para quem mora nas cidades de Santarém, Altamira e Itaituba, por exemplo, as inscrições iniciam no dia 06 de maio de 2024.
O calendário de inscrição na região oeste do Pará está previsto para o período de 06 a 15 de maio e o listão dos aprovados será conhecido no dia 31 de maio. A matrícula ocorrerá de 10 a 19 de junho deste ano.