terça-feira, 5 de abril de 2022

Vereadora Adriana Almeida ingressa na justiça eleitoral com ação declaratória de justa causa para saída do PV



A vereadora Adriana Almeida, de Santarém, ingressou com ação declaratória de justa causa perante o Tribunal Regional Eleitoral(TRE/PA) para desfiliação partidária com pedido de liminar alegando perseguição política por parte das direções municipal e estadual do Partido Verde.

Adriana alega na ação movida por seus advogados que o Partido Verde está, há tempos e de variadas formas, promovendo discriminação pessoal em desfavor da parlamentar, que deseja mudar de partido para disputar uma vaga de deputado estadual, sem perder o mandato de vereadora.

Diretor e equipe da Sesma pedem exoneração em massa da Prefeitura de Belém



O médico Cláudio Salgado, que ocupava o cargo de diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em Belém, pediu exoneração na manhã desta terça-feira, 5. Além do diretor, toda a equipe responsável pela gestão da pandemia de covid-19 na capital também pediu para sair.

Gabriel Monteiro é suspeito de forjar ataque a tiro em carro, diz jornal



Um assessor e um ex-assessor do vereador bolsonarista Gabriel Monteiro (PL) afirmaram em depoimento à polícia que o parlamentar teria forjado um ataque a tiros em carro durante um compromisso na zona norte do Rio. A informação é do jornal O Globo.

Em depoimento realizado no ano passado, o cinegrafista Robson Coutinho da Silva e o ex-editor Heitor Monteiro declararam que um carro da comitiva do parlamentar havia sido atingido por disparos.

PRF apreende roupas falsificadas e medicamentos vencidos no sudoeste do Pará



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu roupas falsificadas e medicamentos naturais transportados em um caminhão nesta segunda-feira, 4, na rodovia BR-230, no município de Anapu, na região sudoeste do Pará.

Segundo informações do Confirma Notícia, o veículo foi abordado quando tentava fazer a travessia de balsa e deixa a cidade. Com isso, a Polícia encontrou 425 produtos de vestuário falsificados, incluindo 74 pares de sapatos e a maior parte de camisas sem registro de fabricação.

Atrações e tema do Festival dos Rios 2022 são definidos; evento será em Alter do Chão



As atrações e o tema da segunda edição do Festival dos Rios foram definidos pela organização do evento. Dona Onete, David Assayag e Amazon Beach estão confirmados da programação que acontece de 9 a 11 de junho na vila balneária de Alter do Chão em Santarém, no oeste paraense.

A segunda edição terá como tema: “Salve o nosso Tapajós”. O tema da programação faz referência rio que banha Santarém e está ameaçado pela atividade garimpeira e pelo desmatamento.

Sob aplausos, Fátima Bernardes rebate ataque de Eduardo Bolsonaro



No Encontro de segunda-feira (4), Fátima Bernardes repudiou o ataque do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) contra Miriam Leitão, ocorrido no último domingo (3). "O nome da nossa colega aparece aqui por conta de uma postagem lamentável do deputado Eduardo Bolsonaro, do PL, que debochou da tortura que ela sofreu durante a Ditadura [Militar], quando estava grávida", explicou a apresentadora. As informações são do portal Notícias da TV.

"A declaração do deputado causou declarações de repúdio no congresso. Miriam, eu queria que você recebesse o nosso apoio, nossa solidariedade, o nosso reconhecimento pelo trabalho que você faz para a garantia da democracia no nosso país. Importantíssimo", disse Fátima.

Cinco adolescentes são apreendidos suspeitos de matar um homem a pauladas em Alenquer; dois estão foragidos



Cinco adolescentes foram apreendidos na noite de segunda-feira (4) em Alenquer, Oeste do Pará, suspeitos de matarem Cleiber Antônio Gama Nascimento. Dois ainda estão foragidos. O crime aconteceu na madrugada do dia 3, próximo à Feirinha do Peixe do município.

De acordo com informações da polícia, a motivação do crime teria sido um relacionamento que Cleiber tinha com uma adolescente, ex-namorada de um dos envolvidos no crime.

Em quatro meses, Santarém registra mais de 300 acidentes de trânsito, diz Samu



Nos últimos quatro meses, de dezembro até o fim de março, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou o número de 339 acidentes de trânsito no município de Santarém, oeste paraense. Ao todo, foram 463 vítimas entre essas ocorrências.

No mês de dezembro, o Samu atendeu 109 ocorrências, com uma morte. Em janeiro, o número foi de 85. Já em fevereiro, o aumento foi significativo, chegando a 114, com 3 óbitos. Em março, a cidade registrou 91 acidentes, tendo três óbitos registrados.

Kim Yo Jong ameaça Coreia do Sul com ataque nuclear



Pela segunda vez em três dias, a Coreia do Norte ameaçou os vizinho do Sul com um ataque nuclear, após Seul ter garantido que conseguiria lançar “um ataque preventivo” contra o Norte. Irmã de Kim Jong-un, o líder norte-coreano, Kim Yo Jong chamou os comentários do ministro da Defesa da Coreia do Sul, Suh Wook, sobre um ataque preventivo, um “sonho mirabolante” e a “histeria de um lunático”. As informações são da SIC Notícias.

Enfermeiro é encontrado morto e com sinais de tortura em apartamento



O enfermeiro André Lopes de Barros foi encontrado morto, na tarde de segunda-feira (4) no apartamento onde morava, em Ceilândia, no Distrito Federal. O cadáver foi achado sem roupas e com os braços amarrados com um cabo de ferro de passar roupa, além de um fio de telefone envolto ao pescoço. As informações são do Correio Braziliense e do Metrópoles. Segundo vizinhos, ele havia sido visto pela última vez na sexta-feira (1º).

Vacinação contra covid-19: fake news têm desencorajado imunização de crianças no Pará



Mais de 16 mil crianças entre 0 e 9 anos de idade já tiveram covid-19 no Pará, entretanto, o estado segue apresentando níveis baixos de imunização infantil. De acordo com dados do Vacinômetro, da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), apenas 24,25% da população infantil tomou a primeira dose da vacina, e somente 3,51% chegou a receber a segunda dose.

Lula diz que, se eleito, terá de ‘tirar quase 8 mil militares’ de cargos comissionados



O ex-presidente Lula afirmou, na segunda-feira 4, que pretende tirar quase 8 mil militares de cargos comissionados. O petista participou de encontro na sede da Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo.

Ao citar os militares, Lula elencava os principais desafios que o PT enfrentará caso vença as eleições presidenciais de outubro.

Programa 'Forma Pará' oferta mais de cem vagas no ensino superior em cinco cidades do Pará



O "Forma Pará" está com inscrições abertas para a prova do processo seletivo especial que vai preencher mais 190 vagas em cursos de nível superior em cinco municípios do estado. O Programa é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) para ser realizado.

Instituições sociais recebem doação de peixes apreendidos em operações da Adepará, em Santarém



A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) de Santarém, recebeu nesta segunda-feira (04), 250 quilos de pescado da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Os peixes doados foram apreendidos pela equipe de fiscalização da Adepará do posto de Monte Alegre.

Os peixes foram destinados para as seguintes entidades: Semtras, Centro Pop Dom Lino Vombommel, Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), Casa de Acolhimento Reviver (CAR), Lar São Vicente de Paulo e também para o Associação Irmã Dulce dos Pobres.