quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PERIGO

Alter-do-Chão: problemas de saneamento ‘sujam’ imagem da vila

Assim como o banho, a bela paisagem que cerca uma das praias mais belas do Brasil está comprometida.

Os córregos de água suja que saem de 16 bocas de esgoto em direção ao lago, além atrapalhar o visual exótico que a ilha conquistou, é motivo de discussão nos últimos dias por colocarem em risco a saúde dos banhistas.
O balneário tem cerca de três mil habitantes, mas a todo momento recebe turistas. Para o baiano, a praia perde um pouco da beleza com os problemas de saneamento. “Agora estou vendo que o turismo está pouco, mas quando o movimento aumentar, o problema também vai aumentar, a tendência é ir piorando”, declara Nores Balzarine. Rosivaldo Maduro, que vive do comércio local, garante que o turismo local é afetado com os esgotos à vista. “Com isso, os turistas reclamam, pois logo na descida da escada tem um esgoto que sai bem ali. Isso é uma coisa negativa”, afirma.
Alter-do-Chão é um dos locais mais visitados no Oeste do Pará por turistas internacionais. Por isso, se torna um constante alvo de análises em torno dos problemas que possui e das melhorias que deve ter. Para os moradores da ilha, ao longo dos anos poucas foram as benfeitorias. Segundo eles, falta policiamento, falta uma unidade do Corpo de Bombeiros, falta banheiro público, falta limpeza e principalmente, falta organização para recepcionar os turistas. “Falta o poder público ter mais cuidado, cuidar do que é do povo, dos turistas”, declara Carol Amaral. Nativa de Alter-do-Chão, Carol afirma que as bocas de esgoto que deságuam no Rio Tapajós é um atenuante problema no período de seca, pois ficam à mostra o tempo todo. Porém, na época de cheia a situação não é diferente. “Na cheia o esgoto continua lá, mas ninguém está vendo. É preciso criar outro sistema de despejo de água”, revela.
Luana Leão com informações de Wellington Monteiro