quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Em reunião com Governador do Pará, Ministro da Saúde promete 1,5 milhão de vacinas


Estadual destacou as ações do Governo do Estado no combate à pandemia da Covid-19 na região, como a entrega do Hospital de Campanha de Santarém, envio de 645 cilindros de oxigênio e abertura de 250 leitos exclusivos para tratamento da doença. 
“Queria agradecer a todos que estão aqui, agradecer as palavras de apoio. Para nossa equipe isso é muito valioso. Sempre faço questão de ressaltar, que desde quando Pazuello chegou ao ministério, temos total apoio no combate à pandemia. Nesse momento, estou esperançoso de que vamos ter sucesso nessa segunda onda de contaminação. Já estamos trabalhando há cerca de 30 dias e estamos conseguido segurar essa onda, prestando assistência à população paraense”, disse o governador Helder Barbalho.
Durante a reunião, Helder Barbalho questionou ao ministro o número insuficiente de vacinas que o Estado tem recebido do Ministério da Saúde. Mesmo com a nona maior população do Brasil – 8.702.353 habitantes -, o Pará é o estado que recebeu, proporcionalmente, a menor quantidade de vacinas contra a Covid-19. O Governo Federal enviou 315.840 doses, suficientes para imunizar apenas 2,10% da população, o que coloca o Estado em último lugar no ranking nacional da vacinação. 
O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o órgão enfrenta problemas na distribuição das vacinas, mas que em março isso deve ser contornado, visto que o País já recebeu insumos para começar a produzir as vacinas contra a Covid-19. “Em março, entramos na produção plena da Fiocruz, Butantan e das compras. A intenção é chegar em 40 milhões de doses. O Pará tem 4% da população do Brasil, com esse quantitativo de vacinas conseguiremos enviar 1,5 milhão para cá”, informou Pazuello. 
Como medida preventiva, Eduardo Pazuello adiantou ainda que o Ministério da Saúde vai enviar 10 mini usinas de fabricação de oxigênio para o oeste do Estado e ilha do Marajó. Os equipamentos devem ser entregues no prazo entre 45 e 60 dias. 
Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual também repassou ao ministro as ações do Estado no combate à pandemia da Covid-19 na região, como a entrega do Hospital de Campanha de Santarém nesta quinta-feira (18), envio de 645 cilindros de oxigênio para as regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte, e abertura de 250 leitos exclusivos para tratamento da doença nessas regiões.
“Helder fez exatamente o que tem que fazer e sempre o usamos como exemplo. Quando você observa a dinâmica dessa gestão, na área da saúde, e olha os resultados, ficamos contentes. Em outros Estados, estou rogando pela estabilidade de casos. Aqui não preciso dizer isso. Você e sua equipe estão no caminho certo e tens sempre nosso apoio. Estamos sempre olhando para cá. Sabemos das dificuldades de fazer as coisas por aqui e estamos sempre acompanhando”, enfatizou o ministro. 
Para o governador Helder Barbalho, a reunião foi satisfatória na medida em que o Ministério da Saúde sinalizou o enviou significativo de novas doses da vacina contra Covid-19 para os 144 municípios paraenses. “Sair daqui e poder ir lá fora avisar que vamos receber uma grande quantidade de vacinas é muito importante. Nossa população está esperando por isso. Minha gratidão em nome de todos os paraenses. Uma reunião como essa traz a renovação da esperança para todos nós”, disse.
Estiveram presentes na reunião, além do governador Helder Barbalho e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o secretário adjunto de Saúde do Estado, Sipriano Ferraz; diretor de Vigilância em Saúde do Estado, Denilson Feitosa; prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; e deputados Eraldo Pimenta, Júnior Ferrari, Denilson Feitosa, Airton Faleiro e José Maria Tapajós.
Agência Pará

Pandemia em Alenquer: Tom tem avaliação positiva de apenas 33%; veja a de Helder e Bolsonaro

Pandemia em Alenquer: Tom tem avaliação positiva de apenas 33%; veja a Helder e Bolsonaro
Tom Farias (centro): o mais baixo percentual de aprovação entre os prefeitos cuja gestão o Blog do Jeso/Destaq foram avaliadas em pesquisa. Foto montagem Célia Ilma/Blog do Jeso 
Não é bom o desempenho da gestão de Tom Farias (MDB), prefeito de Alenquer (PA), frente à pandemia da covid-19 no município. Ele tem a aprovação de apenas 33% da população – que cravou ótimo/bom para suas ações no combate à doença neste início de mandato.

É o mais baixo percentual de aprovação entre os 4 prefeitos cuja atuação foi avaliada até agora em levantamento feito pela Destak/Blog do Jeso. Os outros 3 foram Nélio Aguiar (Santarém)Taká (Rurópolis) e Jaime Silva (Óbidos).

A pesquisa de opinião e satisfação pública em Alenquer foi realizado junto a 517 pessoas, na terça (16) e quarta (17) por telefone. Através de questionário eletrônico do aplicativo QuestionPro, com filtro em que apenas uma pessoa por ID (aparelho) responde.

50% dos entrevistados avaliaram como “regular” o desempenho de Tom Farias na pandemia, e 17% acharam “ruim/péssimo”. 66% disseram que tem intenção de se vacinar contra covid-19, 17% “talvez” e outros 17% que não.

O novo prefeito alenquerense foi eleito com 32% dos votos válidos na eleição do ano passado. O segundo lugar, o ex-prefeito derrotado à reeleição Josino Filho (PP), teve 23,9%.

Os alenquerense também avaliaram o desempenho do governador Helder Barbalho (MDB) e do presidente Bolsonaro (sem partido) na pandemia. O primeiro tem aprovação de 66% (excelente/bom), enquanto que o segundo obteve reprovação de 33% (ruim/péssimo).

pandemia em alenquer
pandemia em alenquer

Outros números da pesquisa da pandemia

Acharam que prefeito Tom Farias errou ao exonerar a enfermeira Kássia Rendeiro como titular da Secretaria Municipal de Saúde. 33% apoiou a saída dela.
Respondeu que é favorável às decisões por decreto (estadual ou municipal) como forma de conter o avanço da covid-19 em Alenquer.
Dos entrevistados acreditam que a vacina contra a covid-19 vai chegar para todos os paraenses.
Acesse a íntegra da pesquisa neste link.

'Tarado da Boutique' faz nova vítima após ser filmado tentanto estuprar lojista de Belém

Romário já responde a um processo por roubo e está foragido

Romário Quaresma Gonçalves, de 30 anos, fez a segunda vítima do dia momentos depois de tentar estuprar uma vendedora em outra loja da cidade.
APolícia segue as buscas por Romário Quaresma Gonçalves, o "Tarado da Boutique", filmado tentando estuprar uma vendedora dentro de uma loja de Belém. O abusador, que já era apontado como o responsável por pelo menos dois ataques, realizou uma terceira vítima na última seguda-feira (15), momentos depois de ter praticado o filmado.

Policia prende homens que mataram e ocultaram corpo do jovem Elieldo em Santarém

Três homens foram presos, sendo que dois foram encontrados em Santarém e um em Goiânia. Elieldo desapareceu no dia 3 de janeiro e o corpo foi encontrado no dia 15.

Elieldo Castro Rego foi visto pela última vez em um bar no bairro Amparo no domingo (3) — Foto: Arquivo pessoal
Três homens foram presos suspeitos de serem o autores do homicídio que teve como vítima o jovem Elieldo Castro Rego. O jovem desapareceu no bairro Amparo, em Santarém, no oeste do Pará, no dia 3 de janeiro deste ano e o corpo dele foi encontrado uma área de mata próxima ao ramal da comunidade Ponta de Pedras somente no dia 15.
Uma operação foi deflagrada na manhã de hoje para cumprimento dos mandados de prisão. Em Santarém foram presos dois suspeitos: Ronildo Arruda Silva, o Roninho, estava em sua casa, no bairro Área Verde, e Weverton Nonato Floriano, preso em residência no bairro da Prainha. Já o terceiro suspeito, Tiago Viana Feitosa foi preso na cidade de Goiânia (GO) por uma equipe da Força Nacional.
Um dos suspeitos foi preso em Goiania — Foto: Redes Sociais

"Jair Bolsonaro abandonou o bolsonarismo"

O deputado Julian “Em outro momento ele diria em relação ao Supremo: ‘Peço a Deus que não tenhamos problema essa semana,
orque chegamos no limite. 










O e
x-aliado de Jair Bolsonaro, avalia que o presidente da República abandonou de vez o movimento que o elegeu.
“Conheço Jair Bolsonaro o suficiente para afirmar que ele abandonou o bolsonarismo”, diz.
O parlamentar compara o silêncio de Bolsonaro diante da prisão de Daniel Silveira com sua reação histérica quando Alexandre de Moraes barrou a nomeação de Alexandre Ramagem para a Abin, em maio passado.
“Em outro momento ele diria em relação ao Supremo: ‘Peço a Deus que não tenhamos problema essa semana, porque chegamos no limite. Não tem mais conversa, ok? Faremos cumprir a Constituição. Ela será cumprida a qualquer preço’.”
E ainda:
“Seu silêncio e de seus filhos falam mais do que suas palavras. Ele quer se afastar de um radicalismo que é incompatível com o grupo político que hoje governa junto com ele. Tanto ele quanto seu indicado ao Supremo Kássio Marques deram um recado: quem quiser ser suicida que seja, não temos nada a ver com isso. Eu bem sei o que digo, eu bem sei o que passei, Bebianno mais ainda.”

Mesa Diretora da Câmara pede a cassação de mandato de Daniel Silveira

Mesa Diretora da Câmara protocolou, na noite desta quarta-feira (17), uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Na petição, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e os demais membros da mesa, pedem que o Conselho de Ética determine a cassação de mandato do parlamentar.
Daniel Silveira foi preso na noite de terça-feira (16), após ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal. A Câmara ainda vai se manifestar pela manutenção, ou não, da prisão.

Vacinação não avança e Pará permanece em último lugar no ranking nacional















O cenário da vacinação contra a covid-19 no Pará não mudou, segue a passos lentos e, nesta quarta-feira, 17, o estado continuava ocupando a última colocação no ranking de vacinação nacional. Dessa vez, ainda mais isolado dos demais, com apenas 1,04% da população vacinada, contra 1,57% do Acre, penúltimo colocado. 
O balanço, realizado por um consórcio de veículos de imprensa, mostra ainda que o Amazonas, que vivencia um colapso no sistema de saúde pública e privada, imunizou 4,87% da sua população. É o maior percentual até aqui. 

Novo decreto com suspensão do lockdown libera maioria das atividades em Santarém

As praias que São locais mais desejados da população da região continuaram suspensas, O acesso. Assim como eventos sociais e festas. 

A maioria das atividades será liberada, permanecendo suspensos o acesso a praias, a realização de eventos sociais e festas, o funcionamento de boates, bares, conveniências, bibliotecas, museus, parques de diversão, cinema, clubes e associações.
Igrejas e templos religiosos serão autorizados a funcionar com protocolo específico, 40% de lotação, máximo de 200 pessoas As academias de ginástica serão autorizadas a funcionar com também 40% da capacidade.