sexta-feira, 5 de julho de 2019

Marido mata a companheira com tiro na cabeça durante confusão em Monte Alegre

Motivações para o crime cometido por Rubervan contra Isabela ainda são investigados — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Motivações para o crime cometido por Rubervan contra Isabela ainda são investigados — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Após cometer o crime, Rubervan Farias Lobo entregou o filho ao sogro e depois foi até a polícia comunicar o fato. Motivação ainda é investigada.
Um homem foi preso em Monte Alegre, no oeste do Pará, após alvejar e matar a própria esposa com tiro na cabeça. O crime aconteceu por volta das 4h desta sexta-feira (5) no bairro Pajuçara.

Rurópolis ganha 1º lugar na 16ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS

A 16ª edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS foi realizada durante o XXXV Congresso Conasems, eleita a maior de toda sua história. No total, foram inscritas 500 experiências exitosas advindas de todos os estados brasileiros. As apresentações orais dos autores dos trabalhos foram realizadas nos dias 2 e 3 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A MOSTRA BRASIL, AQUI TEM SUS! É uma iniciativa do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e dos Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS, que objetiva dar espaço para divulgação e compartilhamento de experiências exitosas no Sistema Único de Saúde – SUS. Nesse sentido, os municípios inscrevem seus projetos e ações diferenciadas para promoção da saúde e dos princípios do SUS nas etapas estaduais, onde os selecionados são levados para etapa regional e nacional. 
Este ano, a Secretaria de Saúde de Rurópolis inscreveu o projeto Desbravadores do SUS: redescobrindo cidadãos, promovendo o direito à saúde, que iniciou em 2017 com uma equipe da SEMSA para conhecer o nosso território ribeirinho, mapear e desvelar necessidades e vulnerabilidades daqueles cidadãos.
Após 14 expedições, concluiu-se que aquela população teve seu direito à saúde negligenciada. Durante as expedições, foram feitos cadastros no e-SUS, levantamento do número de famílias, atendimentos nas diversas áreas (médico, enfermeiro, nutricionista, cirurgião dentista, psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, agentes de combate às endemias, agente comunitário de saúde), com os mais variados serviços: imunização humana, imunização animal, testes rápidos para doenças transmissíveis, consultas, educação em saúde bucal, educação alimentar, assistência farmacêutica, etc. 
O projeto evoluiu e foi encaminhada ao Ministério da Saúde a proposta de habilitação de Equipe de Saúde da Família Ribeirinha – ESFR, a qual foi aprovada em novembro de 2018.
Para efetivar essa estratégia, o município adquiriu uma lancha para transporte da equipe de saúde, que atualmente exerce suas atividades semanalmente nas 09 comunidades assistidas. Este projeto foi apresentado no dia 10 de abril de 2019, pela Farmacêutica Letícia Carvalho, na Mostra Pará, Aqui Tem SUS!, concorria com outros 49 projetos de 26 municípios do Estado, e foi premiado em 1° lugar sendo considerado a melhor experiência exitosa no SUS do Estado do Pará.
O prêmio bancou o custeio das passagens e hospedagem para a autora ir ao Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde representando o Estado do Pará, em Brasília, onde o projeto vencedor nacionalmente recebeu o prêmio de R$ 10.000 reais.
A SEMSA se orgulha pelo esforço de toda equipe que trabalhou desde o início do Projeto, agradece a todos os parceiros que foram nas diversas edições, e parabeniza em especial à Doutora Letícia Carvalho pelo seu envolvimento e responsabilidade pelo projeto desde a primeira expedição e pela brilhante apresentação que nos garantiu essa premiação estendendo também os agradecimentos e elogios, à Enfermeira Rosicléia Borges, por ser coautora do Projeto. Vale ressaltar, que esse projeto foi feito em equipe, e teve também a participação ativa da Enfermeira Fernanda Cardoso.
O projeto desenvolvido junto a moradores de comunidades ribeirinhas já tinha sido premiado na conferência estadual, agora recebe prêmio na conferência Nacional.
Um Marco na história do município de Rurópolis.