terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Governo Federal anuncia criação de comitê de enfrentamento à covid para povos indígenas


No Diario Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou a criação do Comitê Gestor dos Planos de Enfrentamento da covid-19 para os Povos Indígenas, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o texto da medida, o comitê será “responsável pela governança e pelo monitoramento das ações de combate à pandemia da covid-19 destinadas aos povos indígenas em isolamento ou em contato recente”. Também é de responsabilidade do grupo propor planos de combate à covid-19, adotar medidas de proteção e promoção à saúde da população.

Novo decreto de Óbidos proíbe terminantemente a realização de eventos carnavalescos


Foi publicado na segunda-feira (10) o novo decreto que atualiza restrições preventivas e de enfrentamento à Covid-19 em Óbidos, no oeste do Pará. Dentre as medidas, o documento proíbe expressamente a realização de eventos relacionados à quadra carnavalesca.

Segundo o decreto nº 038/2022, eventos como reuniões e manifestações em locais públicos ou privados, mesmo que em espaços abertos não podem ter mais do que 50 pessoas, antes o limite máximo era de até 30 pessoas. A realização de eventos privados em locais fechados também não pode ter público superior a 50 pessoas.

Prefeitura de Santarém implanta serviços de saúde bucal na região do Lago Grande




Muita festa e muita alegria na manhã de segunda-feira, 10, na vila de Curuai, no Lago Grande. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou a entrega da implantação de serviços odontológicos naquela região. Os serviços estão sendo oferecidos no Posto de Saúde da Vila de Curuai.

O ato de entrega teve a presença do prefeito Nélio Aguiar, da secretária Vânia Portela (Semsa), dos secretários Bruno Costa (Agricultura), Emir Aguiar (Governo), dos vereadores Gerlander Castro, Didi Feleol, Alba Leal, Erlon Rocha e Carlos Silva, além do coordenador do Samu, Joziel Colares e do coordenador de Saúde Odontológica da Semsa, Jeymerson Coelho.

Jovem morre e outro fica ferido em abordagem criminosa ocorrida em Rurópolis, no PA


Um jovem de 20 anos morreu e um outro, da mesma idade, ficou ferido após serem atingidos por tiros no bairro Vila Nova, em Rurópolis, no Pará. Os crimes aconteceram por volta das 13h30 de segunda-feira (10).

O corpo de Erisvaldo Leite Neto foi removido para o IML do município. Já Carlos Henrique Chaves de Sousa foi socorrido e levado para o hospital.

Segundo o delegado de Polícia Civil, Ariosnaldo Filho, que esteve no local para levantamento de informações, as investigações preliminares apontam para execução (acerto de contas).

Durante esta tarde, diligências continuam sendo realizadas pelas Polícias Civil e Militar para identificar e capturar o autor dos disparos.

A motocicleta que estava com Erisvaldo foi apreendida e apresentada na delegacia.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações G1 SANTARÉM

Idoso é resgatado por bombeiros após ter casa alagada por água da chuva em Santarém, no PA


Um idoso foi resgatado por militares do Corpo de Bombeiros no início da tarde de segunda-feira (10) da casa onde ele mora com a família, no bairro Vitória Régia, em Santarém, oeste do Pará. O imóvel e todo o terreno estão tomados por água da chuva.

O 4º Grupamento de Bombeiros Militar recebeu o chamado via Núcleo Integrado de Operações (Niop) após comunicado da Defesa Civil de Santarém, de que havia necessidade de fazer o resgate de um homem debilitado fisicamente, que se encontrava preso em sua residência que estava alagada.