quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Xarope nesta QUINTA-FEIRA



Editorial 
O poder das mulheres


Nicias Ribeiro é ex-vereador, deputado estadual e federal e engenheiro eletrônico.


Até meados do século XX, nas sociedades ditas civilizadas, o homem sempre ocupou a função do chefe de família, do líder, enquanto que as mulheres cuidavam dos assuntos domésticos. E por isso, imagino, poucas foram as mulheres que ganharam notoriedade perante a história, como, por exemplo, Cleópatra, a rainha do Egito; Elizabeth I, a rainha da Inglaterra da época dos grandes descobrimentos; Joana D’arc, na França e Catarina, “a grande”, que modernizou a Russia. E no século XX a rainha Elizabeth II, da Inglaterra; além de Golda Meir, Indira Gandhi e Margaret Thatcher, respectivamente, chefes de governo de Israel, India e Inglaterra.

No Brasil, a guerreira Anita Garibaldi, em Santa Catarina; a Princesa Izabel, que aboliu a escravidão; Chiquinha Gonzaga, que lutou contra a escravidão e a discriminação das mulheres, e, agora, Dilma Roussef, a primeira presidente do Brasil.

No Pará, a desembargadora Lidia Dias Fernandes foi a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral, cujos mandatos, registre-se, foram marcados pela dedicação, ética, e, acima de tudo, pelo respeito ao ritual dos cargos. Depois, várias outras ocuparam a presidência desses tribunais com o mesmo desempenho, porém, sempre acompanhadas de homens na vice-presidência ou nas Corregedorias; diferentemente de agora, uma vez que a presidência, vice-presidência e as Corregedorias de Justiça da região metropolitana de Belém e das Comarcas do interior são comandadas só por mulheres, o que, aliás, acontece pela primeira vez na história do Tribunal de Justiça do Estado. E que bom que isso aconteça, não só por ser novidade, mas, principalmente, porq ue são preparadas, dedicadas, comprometidas com o judiciário, e, acima de tudo, conscientes de suas responsabilidades históricas e profissionais. E isso ficou patente no discurso da desenbargadora Raimunda Gomes, quando assumiu a presidência daquele Poder no último dia 01 de fevereiro, ao dizer que “um dos desafios da sua gestão, é fazer com que a Constituição Estadual seja cumprida e que cada um dos 143 municípios tenha a sua própria Comarca”, aludindo, certamente, ao disposto no artigo 154 que estabelece que “cada município é sede de Comarca”, cujo teor, aliás, é de minha autoria.

É claro, e ela ressaltou em seu discurso, que faltam instalar Comarcas em, apenas, 36 municípios do Pará, fazendo, assim, o reconhecimento do esforço do seu antecessor e predecessores em dotar 108 municípios de suas respectivas Comarcas Judiciárias. E é evidente que, como autor do referido dispositivo constitucional, festejo a instalação dessas Comarcas e torço para que a Desembargadora Raimunda Gomes, consiga, efetivamente, cumprir integralmente o citado artigo 154 da Constituição Estadual, de maneira que todos os municipios do Pará tenham as suas Comarcas devidamente instaladas, até porque “a justiça é um direito de todos”’.

Mas, como os recursos financeiros são sempre insuficientes, o jeito é eleger prioridades. E, neste caso, acho que os municípios de Bagre, Vitória do Xingu, Anapú e Trairão, devem ser os primeiros, até porque Bagre, por exemplo, é um município que no passado foi sede de Termo Judiciário e que tem uma baía que dificulta o acesso do seu povo à justiça, em Breves, além de ser o único da região das ilhas que, ainda, não é sede de comarca. Já Vitória do Xingú e Anapú, justifica-se pelo inicio das obras da hidrelétrica de Belo Monte. E o Trairão, não só por está situado na BR-163, mas, principalmente, pela construção das hidrétricas do Tapajós, das quais três serão neste município.

Porém, além dessas prioridades, acho que, a exemplo do que ocorreu em Mosqueiro e Icoaraci, deveria tembém ser criada uma Vara Distrital em Castelo dos Sonhos, uma vez que esse distrito da BR-163 está situado a 900 km da sede da Comarca, em Altamira; além do que não há como emancipar esse distrito tão cedo, em face do Congresso Nacional não ter votado, até hoje, a lei complementar federal que regulamenta a criação de novos municípios no Brasil.

Ao final, desejo que a nova gestão do TJE tenha pleno êxito e consiga fazer do judiciário paraense, um exemplo para o Brasil.




Sucesso dos quarentões
Rodada dupla lota base aérea
No primeiro clássico e em partida emocionante deu empate
Com as dependências do campo da BASE Aérea tomada por torcedores, o campeonato dos Máster, sub 40 prosseguiu na noite desta quarta-feira com mais duas partida.
Na preliminar, o America empatou com o Aritapera em 2 X 2  numa partida equilibradíssima e cheia de lances bonitos que levaram a torcida ao delírio.
Hiromar Cardoso(xaropinho) aos 25 minutos abriu o marcador para o America num chute de fora da área. No segundo tempo o time do Aritapera que tinha jogadores como Funil, Toquinho, Paquinha e Pincha foi pra cima e conseguiu virar a partida para 2 X 1, inclusive num bate rebate o velho Pincha aproveitou e fez de cabeça. O America chegou ao empate através do bom volante Roberto Saracura que recebeu um passe preciso do velho PEGA.Nessa partida os passes precisos de Zizinho e Bibinha relebraram os tempos do futebol santareno.
Na segunda partida, o time do Santarém Máster mesmo recheado de charques, entre eles, Aldo, Airton, Toninho não agüentou a pressão dos vigilantes e perdeu por 2 X 1. 

Mais espetáculo

Beltera, Fijol e Badu pelo L.L Transporte nesta sexta
Belterra na foto 4 da direita pra esquerda se apresenta amanhá
A próxima rodada acontece nesta sexta-feira e promete.
Mais duas partida vai acontecer, a forte equipe do L.L Transporte comandada por Lucas e sacaria Piauí vem como tudo para cima do São José. Belterra, Badu, Fijol e tantos outros fazem a primeira partida.
Na principal o A.C.A pega o Santarém Master.

Mistério no Parque!


Policia encontra corpo de mulher dentro do carro
Um cadete foi encontrado por militares, dentro um corpo de uma mulher

Até agora a policia ainda não conseguiu nenhuma pista da morte de Josiane de Sousa Silva, 37 anos  que foi encontrada na madrugada dessa quinta-feira dentro de seu veiculo, um GM/vermelho, placa kok-3683.
Eram 01:15 da manhã quando o corpo foi encontrado próxima a uma quadra do Parque da cidade na sua Sérgio Henn por um guarnição da Policia Militar.
Josiane estava desaparecida desde às 13 horas de ontem, aonde teria ido fazer um serviço de massagem.
Abatido, o esposo da vítima, o senhor José Marcilio Costa Silva deu alarme por volta das 15:00 horas, quando a vítima não chegou em casa, como de costume, e avisou amigos e familiares, inclusive foi na 16ª Seccional comunicar o fato.Josiane além de massagista tinha um salão de beleza vo bairro da prainha.
As investigações estão sendo realizadas ao comando do delegado Mardnes Tiago.

Sobre PANTERA


Contra Castanhal
Charles Guerreiro assume e prepara Pantera
Após se apresentado a imprensa e aos jogadores, o novo técnico do São Raimundo Charles Guerreiro já prepara o time do São Raimundo para o jogo neste sábado contra a forte equipe do Castanhal.
Ontem(09), ele já treinou a equipe pela primeira vez. Os titulares venceram os reservas por 3 X 2. Charles Guerreiro deve fazer algumas modificações naquela que vinha sendo apresentada por Sebastião Rocha.
Belo e Pitibú deve serem titulares.
O São Raimundo treina hoje e viaja amanhã para cidade de Castanhal.

Nota TRISTE


Aprovados da UFOPA não apareceram
Enceraram-se ontem por volta das 17 horas, às inscrições para os aprovados da UFOPA via Enem.
Mais da metade não apareceram para se habilitarem na Universidade Federal do Oeste do Pará.
O fato causou surpresa geral já que 1.150 teriam sido aprovados na instituição no seu 1º processo seletivo.Se por um lado a nota ganhou tristeza,  por outro a alegria tomou conta, já que os que não tiveram sorte agora pode serem chamados para prrecherem as vagas.

Midia forte
Xarope acima do LIMITE!


O blog do xarope já é referência em quase todo o Estado do Pará. Polêmico e Inresponsável tem ganho a credibilidade do povo que o tem comoprioridade no seu dia a dia. Com visualização entre 4 a 5 mil acessos diários o blog já virou popularidade na internet.
Tendo a responsabilidade( ou inresponsabilidade), seja como o leitor possa entender do jornalista Hiromar Cardoso, xaropinho o blog a cada dia ganha mais espaço. Veja ontem, 09 as mais visualizadas entre os 4.168 acessos.
09/02/2011, 9 comentários
 61 Visualizações de página
09/02/2011 10 comentários
 60 Visualizações de página
09/02/2011, 12 comentários
 52 Visualizações de página
09/02/2011, 11 comentário
 48 Visualizações de página
09/02/2011
 41 Visualizações de página

AGORA!

As 9:00 horas
Jatene ao Vivo na Radio Rural
Neste momento o governador Simão Jatene está falando ao VIVO no programa Tribunal do POVÂO apresentado pelo radialista Sinval Ferreira.
Jatene é sabatinado principalmente por assuntos ligados a região como Velo Monte, Estado do Tapajós e a não indicação no seu governo de pessoas concentradas no Oeste do Pará

Nota TRISTE


Aprovados da UFOPA não apareceram
Enceraram-se ontem por volta das 17 horas, às inscrições para os aprovados da UFOPA via Enem.
Mais da metade não apareceram para se habilitarem na Universidade Federal do Oeste do Pará.
O fato causou surpresa geral já que 1.150 teriam sido aprovados na instituição no seu 1º processo seletivo.Se por um lado a nota ganhou tristeza,  por outro a alegria tomou conta, já que os que não tiveram sorte agora pode serem chamados para prrecherem as vagas.