sexta-feira, 29 de março de 2013

Helenilson Pontes visita o município mais novo do Pará

A região oeste do Pará está em festa. O governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, esteve nos municípios de Santarém e Mojuí dos Campos, nesta quinta-feira, 28, fazendo uma série de entregas de obras e ações em favor da população. A agenda incluiu a inauguração de três quilômetros de asfalto pelo programa Asfalto na Cidade (na sede de Mojuí dos Campos) e de dez quilômetros da rodovia PA-431 (no trecho que liga Mojuí dos Campos à comunidade de Santa Rosa), além da doação de 64 cheques-moradia para portadores de deficiência de Santarém. Ao todo, as obras somam um investimento de quase R$ 8 milhões.

Helenilson Pontes desembarcou em Santarém por volta das 9h30. Foi recebido pela prefeita em exercício, Maria José Maia; pelo prefeito de Mojuí dos Campos, Jaílson Alves, e por outras autoridades dos dois municípios. Seguiu para Mojuí dos Campos, onde, na rua José Macedo, em frente à praça matriz da cidade, descerrou a fita simbólica que marcou a inauguração dos três quilômetros de asfalto implantados no município pelo programa Asfalto na Cidade.

Polícia Civil investiga morte de assentado no PDS Esperança em Anapu


" O PDS Esperança é o mesmo que foi assassinado a missionária Dorathy Stang. A polícia Civil já investiga o caso".



Estrada que dar acesso ao PDS Esperança, local de conflitos agrários em Anapu
Um agricultor foi morto ontem em Anapu (772 km de Belém), no mesmo assentamento onde em 2005 foi assassinada a missionária norte-americana Dorothy Stang, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança.
A Polícia Civil investiga se o crime foi motivado por questões agrárias. Há também outras hipóteses, como a de vingança de desafetos.
Enival Soares, 41 anos, costumava fazer denúncias ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre desmatamento ilegal e outros problemas nos lotes do PDS Esperança, segundo investigação da polícia.
O agricultor estava em uma moto em uma estrada vicinal do assentamento quando dois homens em outra moto o abordaram e efetuaram tiros, que atingiram a cabeça da vítima.
Soares levava na moto uma criança de 12 anos, que deverá ser ouvida pela polícia como a principal testemunha do caso. O coordenador do Incra em Anapu, Fagner Garcia, diz acreditar que o crime não tenha relação com questões agrárias.
A vítima, que era assentada há seis anos na área, morreu a tiros disparados por dois homens em uma moto. 
A vítima trafegava também de moto, na estrada principal do PDS, quando cruzou com os criminosos. Os bandidos estavam de capacetes.
Uma criança de dez anos testemunhou o crime e será ouvida em depoimento. Uma equipe da Delegacia de Anapu, comandada pelo delegado Melquesedeque Ribeiro e dois investigadores, foi ao local do crime. Uma equipe da Polícia Civil de Altamira, junto com peritos criminais, seguiu hoje à área. 
O delegado Cristiano Nascimento, titular de Altamira,vai acompanhar as investigações. A vítima era pai de um casal de filhos pequenos e atualmente estava separado da esposa. Ainda não há suspeitos nem informações sobre as motivações do crime. 

A principal idealizadora do PSD Esperança, criado em 2004, foi Dorothy Stang.

Operação leva a flagrante de porte ilegal de arma de fogo em Rurópolis


Operação flagra colono com arma ilegal
Policiais civis, sob a supervisão do delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, e policiais militares, sob o comando do sargento Juscelino Queiroz, deflagraram, ontem, a Operação "Cachimbão", na estrada vicinal de mesmo nome, localizada no Km 135, da rodovia BR-230, em Rurópolis, sudoeste do Pará, para combate e repressão a atividades criminosas. Durante a ação policial, foi preso o cearense Manoel de Araújo dos Santos, 66 anos, natural de Santa Quitéria (CE), que foi flagrado com uma arma de fogo irregular e ainda acusado de ameaçar vizinhos de terra. Mesmo considerada área perigosa e de difícil acesso, em razão da condição geográfica, a missão policial foi cumprida com êxito.