sábado, 11 de setembro de 2021

Empresário Rilson Almeida, vulgo “Sonson” acusado pelo crime de estupro de vulnerável já se encontra no Complexo Penitenciário de Cucurunã em Santarém.

Empresário acusado pelo crime de estupro é transferido de São Paulo para Santarém
O empresário Rilson Carneiro de Almeida, 66 anos, conhecido por “Sonson” que estava preso desde o dia 7 de junho em São Paulo, acusado pelo crime de estupro de vulnerável, foi transferido no início da tarde desta sexta-feira (10), para o Complexo Penitenciário de Cucurunã, em Santarém.
Entenda o caso: O empresário santareno proprietário de duas lojas de importados responde por dois processos de estupros de vulneráveis e foi condenado a 15 anos de prisão. Um dos crimes cometidos, Sonson tentou estuprar e matar a vítima de 11 anos afogada durante um evento festivo em uma praia, em fevereiro de 2016.
O acusado estava foragido há 5 anos e após investigações do Núcleo de Investigação da Polícia Civil do Pará em conjunto com a Delegacia de Divisão de Narcóticos de São Paulo, Sonson foi preso no dia 7 de junho deste ano em São Paulo.
Sonson antes de ser preso usava documentação de outra pessoa que residia em Santarém e passou por várias cidades, Manaus e Rio de Janeiro.
Por Diene Moura

Afastamento do diretor da 5a URE e festejado por técnicos e professores


Sede da 5ª URE em Santarém, na Curuá-Una: afastamento do diretor oficializado nesta sexta (10).
O afastamento de Francisco Costa do cargo de diretor da 5ª URE (Unidade Regional de Educação), com sede em Santarém e vinculado à Seduc (Secretaria de Estado de Educação) do Pará, foi recebido com alívio e até festejado por técnicos e professores da repartição.
“Ele estava em processo de degaste pelo difícil trato com que lidava com servidores do órgão”, detalhou uma fonte ao portal BJ neste sábado (11). “O professor Francisco, que deve ser substituído por Dirceu Amoedo, dificilmente deve retornar ao cargo”.
Francisco Costa foi afastado oficialmente nesta sexta-feira (11) pela Ouvidoria da Seduc “como medida preventiva” em meio a abertura de um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) contra ele.
Ocupava a direção da 5ª URE desde março de 2019.
O PAD foi aberto a partir de denúncia de servidor (a) subordinado (a) ao diretor.
“Os fatos denunciados são graves, por isso a decisão de afastá-lo imediatamente do cargo”, explicou a fonte. “Mas o direito à ampla defesa e contraditório será com certeza assegurado ao professor Francisco”.
Entre as acusações, consta, inclusive, assédio moral.
Procurado, Francisco Costa não foi localizado. Mas em privado, a amigos e pessoas próximas, ele refuta as acusações.

Irmãos propõem economista como novo inventariante do espolio de Costa Pereira

Irmãos propõem economista como novo inventariante do espólio de Costa PereiraO processo de partilha e inventário tramita na justiça desde janeiro 2010
Os irmãos Joaquim Cardoso, Nivaldo e Donaldo Pereira propuseram à Justiça o nome de um economista para ocupar o cargo de inventariante do espólio deixado pelo pai deles, o empresário Joaquim da Costa Pereira, morto em 2010.
Os irmãos Joaquim Cardoso, Nivaldo e Donaldo Pereira propuseram à Justiça o nome de um economista para ocupar o cargo de inventariante do espólio deixado pelo pai deles, o empresário Joaquim da Costa Pereira, morto em 2010.
A proposta de nomear o economista santareno José de Lima Pereira foi apresentada pela defesa dos 3 irmãos no final de mês passado (dia 28). Mas ainda não foi apreciada pela 2ª Turma de Direito Privado, do TJ-PA, a quem caberá decidir sobre o caso.
“Alternativamente, pela desconfiança reinante dentre os herdeiros, pondera-se, pela nomeação de terceira pessoa para funcionar como inventariante, recaindo o encargo, como opção, no economista e professor universitário José de Lima Pereira, ou outro profissional com suficiente qualificação para exercer o mister”, sugeriu a defesa dos 3 irmãos, feita pelos advogados José Ronaldo Dias Campos, Elisabeth Uchoa e Natália Costa Santos.
“Para resguardar, por equidade, os interesses de todos os herdeiros e estacionar a mora processual existente, resgatando a paz no âmbito familiar”, justificaram.
O processo de partilha e inventário de Costa Pereira tramita na Justiça desde janeiro de 2010, nove dias depois da morte do empresário. São mais de 11 anos e seis meses sem ser dado um ponto final no caso.

Os irmãos e herdeiros — Joaquim Manuel Cardoso Pereira. — Vera Ilma Soares Pereira. — Nivaldo Soares Pereira. — Joaquim da Costa Pereira Filho, o Joaquinzinho. — Vânia Suely Pereira Maia. — Donaldo Soares Pereira.
Por Jeso Carneiro


Justiça nega pedido de prisão e marca para dezembro audiência de jovem que matou namorado em Santarém

Na primeira foto, Matteo com Raquel Travassos na comemoração do aniversário dele; na segunda, Raquel — Foto: Reprodução/Facebook
Na primeira foto, Matteo com Raquel Travassos na comemoração do aniversário dele; na segunda, Raquel — Foto: Reprodução/Facebook
De acordo com a juíza Carolina Cerqueira Maia, as provas apresentadas após as últimas diligências não foram acompanhadas de fatos novos.
O pedido de prisão preventiva feito pela Promotoria de Santarém, no oeste do Pará, contra Raquel Silva Travassos, 21 anos, acusada de matar o namorado Matteo Lima dos Santos, 25 anos, em 21 de junho deste ano, em um apartamento no bairro Caranazal, foi negado pela Justiça, que marcou para 6 de dezembro a audiência de instrução e julgamento.
De acordo com despacho da juíza Carolina Cerqueira Maia, que responde interinamente pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Santarém, o pedido foi indeferido por ausência de fatos novos nos autos. (...) "as novas provas trazidas aos autos detalham circunstâncias de fatos já relatados anteriormente no processo, de modo que, não havendo nenhum fato novo, a referida decisão proferida pelo juízo titular não deve ser modificada, inclusive porque o Ministério Público, mesmo ciente da decisão revocatória da prisão preventiva de outrora, não se insurgiu pelas vias recusais adequadas".
A decisão a qual a juíza Carolina Maia se refere, é de 14 de julho deste ano, quando juiz Gabriel Veloso, titular da 3ª Vara Criminal, concedeu liberdade provisória à Raquel Travassos que estava presa desde o dia do crime. O juiz decidiu pela revogação da prisão preventiva após o Ministério Público pedir a devolução do inquérito à polícia para realização de novas diligências, sem se manifestar pela manutenção da prisão de Raquel.
A liberdade provisória de Raquel Travassos está condicionada ao cumprimento de uma série de medidas cautelares.
Sobre a liberdade de Raquel, a juíza destacou que "apesar da soltura da acusada há quase dois meses, mediante aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, não há qualquer relato de descumprimento das condições impostas, tampouco da ocorrência de tentativa de fuga, ameaça a testemunhas ou qualquer outro fato capaz de ensejar a mudança da condição de liberdade da acusada".
O crime
O jovem Matteo Santos de Lima, 25 anos, foi morto com três tiros de pistola .40 no fim da manhã do dia 21 de junho, no apartamento onde morava nos altos de um prédio comercial na avenida Cuiabá, bairro Caranazal. Os tiros foram disparados a curta distância pela namorada de Matteo, identificada como Raquel da Silva Travassos, 21 anos.
A motivação do crime teria sido a não aceitação por parte de Raquel do fim do relacionamento. Matteo estava com viagem marcada para São Paulo, onde realizaria trabalhos como ilustrador.
A arma usada no crime pertence ao pai de Raquel, um policial militar da reserva, e foi levada pela jovem sem que ninguém da família soubesse.
Raquel foi presa em flagrante no local do crime após vizinhos de Matteo acionarem a polícia.