terça-feira, 24 de abril de 2012


Entrevista
 
Eleições em ITAITUBA

“O município de Itaituba hoje está sem comando político”, desabafa Deuzim.

“Não sou político de ficar em cima do muro, tenho minha posição partidária”.
  
Ex-motorista de praça e garimpeiro, o maranhense empresário Deuzim da Eletro 10, ficou conhecido em Itaituba como um político ousado na época em que era vereador. Ontem, principiante na política, hoje um acadêmico de Direito, “sou um homem que faz direito e não tenho o direito de errar”, ele faz questão em usar o trocadilho para afirmar sua nova posição política. Diante desse perfil, ele concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Xarope, direto no QG:
Blog do Xarope- Como você analisa o cenário político atual no município de Itaituba?
Deuzim- Infelizmente Itaituba hoje está sem comando, município desgovernado, a espera de uma nova liderança política que pode surgir a partir do mês de outubro.
Blog do Xarope- O senhor ficou afastado da política, depois que se candidatou, mas não foi eleito vereador. Isso é verdade?
Deuzim- Veja bem Xarope, quem se elege político em sua cidade de origem, se continua morando na mesma cidade, é sinal que não saiu da política. A política está no meu sangue, continua no meu sangue. Só digo que sai da política se me mudar para outra cidade, mudar meu nome, meu endereço e o número do meu telefone. Eu continuo em Itaituba e mantenho minha determinação política partidária. Não sou de ficar em cima do muro, ou apoio um ou outro lado.
Blog do Xarope- De simples motorista de taxi o senhor foi eleito vereador. O que levou o senhor a deixar a vida política naquele momento?
Deuzim- A vida política funciona como um jogo onde são feitas várias coligações, que podem construir ou desmontar grupos de apoio. Estas coligações podem até eliminar candidaturas de vereadores na Câmara Municipal, este foi meu caso. Quero esclarecer que voto de vereador eu sempre tive; até na última eleição eu tive meus votos para ser eleito vereador, mesmo sem estar no palanque de ninguém; agora acontece que eu fazia parte de uma coligação que foi desmontada. Hoje Deuzim é um nome que tem moral na cidade, não sou eu quem estou afirmando isso, é o povo. Quem tem moral na cidade como eu, só anda de cabeça erguida.
Blog do Xarope- Hoje o senhor está em um novo partido, o PRB. Como o senhor analisa a atuação dos grupos políticos em Itaituba, em relação ao Governo do estado e ao PMDB que é o partido do prefeito atual, Valmir Climaco?
Deuzim- Xarope, o que eu vejo hoje é o alinhamento entre o PMDB e o PSDB, juntos. Isso é natural. Pelo lado dos partidos pequenos, os nanicos, estão juntos, seja da base de apoio do governador Jatene ou não, eles estão juntos. Naturalmente devem surgir três ou quatro nomes como pré-candidatos, a partir do mês de junho.
Blog do Xarope- Como o senhor analisa os nomes dos pré-candidatos a prefeitura de Itaituba?
Deuzim- eu analiso que estes nomes que estão surgindo como pré-candidatos, todos eles têm seus motivos para assumir esta decisão política. Acredito que estão surgindo muitos nomes por que o município se encontra sem comando. O executivo municipal, no meu ponto de vista e da maioria da cidade não está muito bem hoje. Mas vamos desejar que aconteçam coisas boas.
Blog do Xarope- O senhor coloca seu nome á disposição da população e do partido para futuros projetos políticos?
Deuzim- Eu estou pensando em tomar qualquer decisão depois de minha ida a Belém. Em Itaituba, no cenário das opiniões, devo lhe adiantar que meu nome está circulando com boa aceitação. Em qualquer pesquisa que for feita, meu nome aparece. Eu continuo vivo.
Blog do Xarope- O que o senhor pode falar sobre a lei de Ficha Limpa, que condenou muitos políticos que perderam mandatos e agora não podem se candidatar, inclusive em Itaituba?
Deuzim- Eu quero dizer que cada um faz a sua parte. Quem for apanhado na Ficha Limpa é por que com certeza cometeu um agravo. Eu particularmente, como acadêmico de Direito hoje, jamais vou atropelar leis. Estou estudando Direito para poder andar direito, mas aquele que for apanhado burlando a Lei tem mesmo é que ser penalizado e passar oito anos amargando estar fora da política. Político desonesto tem mais é que ir para a guilhotina.
Blog do Xarope- E o caso do ex- prefeito Roselito Soares?
Deuzim- Nada a declarar. Isso é fato consumado. O Supremo já julgou e condenou. Mas é uma referência, ele é um menino bom.
Blog do Xarope- Em sua opinião, o município está carente de representantes políticos na Assembleia legislativa e na Câmara Federal?
Deuzim- O município de Itaituba está carente de deputados estaduais e federais. Os deputados tem que se empenhar mais junto á população. O deputado Hilton Aguiar só precisa divulgar mais as obras que faz em favor da população de Itaituba.