domingo, 30 de agosto de 2020

Ex-prefeito do MDB João Cleber lidera pesquisa da Destak e deve ganhar eleição com folga em São Felix do Xingu

João Cléber, à frente das pesquisa: deve voltar ao comando de SFX.

O ex-prefeito (2013-2016) e pecuarista João Cléber, 59 anos, lidera com ampla vantagem a disputa eleitoral deste ano para Prefeitura de São Félix do Xingu (PA) em todos os cenários da mais nova pesquisa de intenção de votos para o cargo, realizada pela Destak no município.
O ex-prefeito (2013-2016) e pecuarista João Cléber, 59 anos, lidera com ampla vantagem a disputa eleitoral deste ano para Prefeitura de São Félix do Xingu (PA) em todos os cenários da mais nova pesquisa de intenção de votos para o cargo, realizada pela Destak no município.
A empresa também aferiu a avaliação dos governos municipal (Minervina), estadual (Helder) e federal (Bolsonaro), além do nome a vereador mais citado entre os eleitores.
Registrado na Justiça Eleitoral (PA 08865/2020), o levantamento foi realizado na semana passada – de 25 a 28. 400 eleitores em todos os bairros da cidade, além da zona rural, foram consultados. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos da amostra.
O quadro completo é o que se registra abaixo:
A Destak simulou vários cenários da disputa para prefeito deste ano, cuja votação será no dia 15 de novembro. Em todos eles, o ex-prefeito João Cléber aparece à frente. Na pesquisa espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, o emedebista lidera disparado com 35,7%.
No distante 2º lugar aparece prefeita Minervina (PSD), com 8,4%. O número de eleitores flutuantes (não sabe/não responde e branco/nulo) ultrapassa a 50%.
Estimulada – cenário 2. Ex-prefeito lidera
Na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é mostrado aos entrevistados, em um cenário com 7 postulantes ao cargo de prefeito, João Cléber aparece na dianteira com 58% – 45 pontos percentuais à frente da prefeita Minervina, em 2º lugar, que cravou 13%. Em empate técnico, devido a margem de erro, estão em 3º lugar Pastor Sidney (8%), 
Professora Darci (6%) e Du Reis (4%). Os votos flutuantes alcançaram a marca neste cenário de 9%. Confira os demais números abaixo.
Ex-prefeito lidera em São Félix do Xingu
Estimulada – cenário 3 
A Destak também estimulou um cenário com apenas 2 candidatos, tal como ocorreu em 2016. Nele, João Cléber sobe para 64%, contra apenas 15% da prefeita Minervina.
Os votos flutuantes chegam a 21%.

Rejeição 
Os nomes mais rejeitado pela população de São Félix do Xingu entre 5 potenciais candidatos a prefeito é, disparado, a atual ocupante do cargo, Minervina, com 57%. O ex-prefeito João Cleber aparece em 2º, com distantes 16%. 
O cenário completo da rejeição está configurado abaixo.

A Destak também perguntou, independente de quem você votou, quem você acha que vai ser o próximo prefeito de São Felix do Xingu:
Veja o que disse o eleitor: