quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

DOZE CANÇÕES CONCORREM NA FINAL DO SERVIFEST NESTE DOMINGO

"João Azevedo Aguiar, servidor da Prefeitura de Santarém, é um dos finalistas do Festival de Música do Servidor, cuja final ocorre na Casa de Show Fronteira"


Carlos Sodré/Ag. Pa A Escola de Governo do Pará (EGPA) promove domingo (16) a final do 11° Festival de Musica do Servidor, o Servifest, uma das mais tradicionais ações de valorização dos funcionários públicos do Pará. Doze canções selecionadas após eliminatórias em todo o Estado estão na disputa, que ocorre na Casa de Show Fronteira, a partir das 21 horas. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na sede da EGPA, na sala da Coordenadoria de Valorização da Cidadania, avenida Almirante Barroso, 4.314.

Delegado visita obras de construção da Unidade Integrada de Polícia em Placas


Obras de construção da nova Unidade Integrada
Obras de construção da nova Unidade Integrada
O delegado Ariosnaldo Vital Filho, que responde pelas Comarcas de Rurópolis e Placas, oeste do Pará, foi conferir o andamento das obras de construção da futura Unidade Integrada de Polícia de Placas, oeste do Pará. Na ocasião, o sargento PM Juscelino Queiroz, de Placas, também se fez presente na visita. No local os policiais foram recebidos pelo encarregado da obra, Raimundo Viana Ribeiro, o qual apresentou os trabalhadores e a planta baixa da construção. De acordo com o encarregado da obra, o bloco em que serão realizados os serviços administrativos contará com salas para policiais civis, militares, arquivo, reconhecimento de suspeitos, mediação de conflitos, Propaz e custódia para presos. Já o segundo bloco será destinado a alojamentos, garagem, cozinha, refeitórios e sala de estar.
De acordo com o delegado, a Unidade terá como objetivo integrar as Polícias e a comunidade. “Para mim, é uma honra vivenciar este momento histórico", enfatizou. O delegado salientou que, desde a época em que foi lotado no município de Rurópolis e pelas vezes que respondeu pelo expediente policial da Delegacia de Placas, sempre buscou estabelecer uma parceria entre policiais civis e militares e o resultado disso é positivo para ambas instituições com resultados satisfatórios à população e comunidades situadas ao longo da rodovia Transamazônica. 
Vítima de violência doméstica em Placas: Policiais civis e militares visitaram, ontem, a dona-de-casa Eraldina Cunha, 51 anos, natural de Bacabal (MA), que foi vítima de violência doméstica, na cidade de Placas, oeste do Estado. A ida dos policiais à casa da mulher ocorreu durante um patrulhão no município. De acordo com o delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, comandante da operação, a iniciativa de visitar a vítima é de caráter preventivo com intuito de verificar "in loco" o atual estado de saúde e a integridade física da mulher. Os policiais também queriam saber se a vítima voltou a receber ameaças ou se sofreu novas agressões do ex-companheiro, o goiano Gonçalves Almeida da Silva, de apelido “Cachacinha", 46 anos, natural de Axixa (GO). Além de policiais civis de Rurópolis, a ação contou com policiais militares de Placas, sob o comando do sargento PM Juscelino Queiroz. Gonçaves da Silva, no final do mês de outubro deste ano, após chegar em casa embriagado, provocou uma discussão e, em decorrência, acabou por esfaquear à altura do braço e do abdome a vítima. O fato foi comunicado à Polícia, pela vítima, somente em novembro. Eraldina Cunha foi retirada de casa e, atualmente, está em local seguro, sob os cuidados de amigos e familiares. Segundo ela, não há novas denúncias de contato com seu agressor. Na ocasião da denúncia do crime, foram ouvidas testemunhas do crime. A dona-de-casa foi novamente encaminhada para exame de corpo de delito, peça fundamental para que a autoridade policial tenha noção exata da gravidade da lesão e sequelas na vítima, para que o agressor seja enquadrado na capitulação penal cabível durante a conclusão do inquérito policial.

INDULTO DAS MÃES

FORAGIDA DA PENITENCIARIA DE CUCURUNÃ É PRESA EM JACAREACANGA

CRISLAYNNE COSTA DE MENESES, de 27 anos de idade, estava foragida da Penitenciaria de Santarém desde 2009 quando saiu no indulto do dia das mães, ela cumpria pena por assalto em Oriximiná.
A Policia Militar de Jacareacanga prendeu na tarde de Domingo, 09, CRISLAYNNE COSTA DE MENESES, de 27 anos de idade, ela foi presa por tentar matar seu marido com duas facas. Segundo ela os dois estavam bebendo em bar quando e se desentenderam e seu esposo teria lhe agredido com tapa em seu rosto, revoltada com agressão pegou duas facas e desferiu algumas perfurações em seu esposo.
Já detida na Delegacia de Policia improvisada foi feito uma pesquisa no nome de Crislaynne e foi constatado que ela é foragida da Penitenciaria de Santarém, onde cumpria pena por assalto a mão armada na cidade Oriximiná e tinha sido condenada a 05 anos e 04 meses de prisão, mas antes de terminar sua pena ela saiu no indulto do dia das mães de 2009 e não retornou se refugiando no município de Jacareacanga. Por Junior Ribeiro.
"O Ibama constatou que a empresa responsável já desmatou área que atinge atualmente 186,24 hectares, já tendo notificado a Sisa para apresentar documentos referentes à atividade".
 
O Ministério Público do Estado, por meio da promotoria de justiça do Meio Ambiente de Santarém, ajuizou ação civil pública em matéria ambiental contra a empresa Salvação Empreendimentos Imobiliários (SISA) e o município de Santarém. A empresa é responsável pela implantação de um loteamento residencial no município, em área próxima ao lago do Juá.
O MP requer à justiça que conceda duas medidas cautelares:  a  não continuidade das obras de implantação do loteamento residencial  executado pela empresa nas margens da rodovia Fernando Guilhon, e a suspensão, pelo município, dos efeitos do licenciamento ambiental para a atividade, até a decisão do mérito aos pedidos principais. A ACP foi ajuizada nesta quarta-feira, 12 de dezembro, na 8ª Vara Cível do Fóum de Santarém.
De acordo com a ação, a atividade já foi licenciada pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Ibama constatou que a empresa responsável já desmatou área que atinge atualmente 186,24 hectares, já tendo notificado a Sisa para apresentar documentos referentes à atividade.
A empresa não apresentou  o Estudo Prévio de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental  (EIA-RIMA) e nem o licenciamento ambiental aprovados pelo órgão estadual competente, obrigatórios, de acordo com a legislação, para empreendimentos que ultrapassem 100 hectares.
A não continuidade da atividade e a suspensão do licenciamento dado pelo município até que a decisão final seja apreciada são necessárias, de acordo com o MP, para que “se evite o perigo do dano irreparável ou de difícil reparação ao meio ambiente natural”, diz a ACP.
 Ao final da ação, o Ministério Público requer o deferimento dos pedidos principais. À Sisa, para que não realize a atividade até que o EIA-RIMA e o licenciamento ambiental sejam aprovados pelo órgão ambiental Estadual competente, e ao município de Santarém, para que cancele os efeitos do licenciamento ambiental para a atividade.
Lila Bemerguy, de Santarém.
Foto: Manuel Dutra (Blog do Manuel Dutra

Prefeito denunciado por supostas irregularidades e improbidade administrativa é afastado do cargo 

"Além da quebra dos sigilos fiscal e bancário do prefeito, o MP requereu ao magistrado o bloqueio dos repasses das verbas dos fundos de educação e do ICMS".

Irregularidades levam a afastamento de prefeito  (Foto: )A poucos dias do fim do mandato, o prefeito de Marituba, Bertoldo Couto (PPS), foi afastado do cargo pelo juiz da 1ª Vara do município Homero Lamarão Neto, que também determinou que a prefeitura municipal tem até o sábado, dia 15, para pagar os salários dos servidores públicos do município do mês de novembro. 
Couto foi denunciado pelo Ministério Público em ação civil pública pelo atraso do pagamento dos salários e outras supostas irregularidades cometidas na atual administração, também denunciada por improbidade administrativa. Além disso, o juiz determinou que a prefeitura envie a lista dos servidores exonerados, transferidos ou removidos desde os três últimos meses antes da eleição municipal e deu ainda o prazo de cinco dias para que o relatório sobre o valor devido aos servidores municipais com salários em atraso.
O magistrado também decretou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do prefeito e determinou a comunicação à Receita Federal para que informe as declarações de imposto de renda de Bertoldo Couto nos últimos quatro anos e toda movimentação financeira realizada por ele durante o mandato municipal à frente da prefeitura de Marituba.

Justiça Federal desarticular quadrilha comandada pelo prefeito Wagner Fontes, do PTB

" Wagner é suspeito de crime de responsabilidade, cometido através do desvio de recursos públicos federais, licitações fraudadas e contratos firmados entre a prefeitura e empresas de fachada".


Operação faz apreensões para investigar prefeito (Foto: Paulo Carrion)A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (12), em Redenção, sudeste do Pará, a operação Fonte Seca, para cumprir 23 mandados de condução coercitiva e 46 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal para desarticular uma quadrilha supostamente comandada pelo prefeito do município, Wagner Fontes, do PTB.
Wagner é suspeito de crime de responsabilidade, cometido através do desvio de recursos públicos federais, licitações fraudadas e contratos firmados entre a prefeitura e empresas de fachada. A suspeita é de que o esquema é realizado com participação de empresários e políticos ligados ao prefeito.
A Justiça Federal também determinou o afastamento de vários servidores envolvidos no esquema, como a secretária de cultura, esposa do prefeito, e os secretários de obras e de finanças. Foi imposta ainda a ordem de que estes funcionários fiquem impedidos de freqüentarem as instalações do órgãos públicos municipais, devendo ser monitorados através do uso de tornozeleiras eletrônicas. Caso os funcionários não deixem os cargos, poderão ser presos por determinação da Justiça.
A operação é resultado de um ano de investigação, iniciada após uma denúncia publicada em um jornal local pelo vice-prefeito, Gervásio Camilo. A Polícia Federal continua com as investigações, buscando mais elementos que comprovem o esquema.
O Prefeito prestou depoimento na sede da Polícia Federal em Redenção por três horas, depois deixou o local sem falar com a imprensa.
(DOL com informações de Paulo Carrion/Correspondente de Redenção)

Você se lembra?

Foto da frente de Santarém na década de 30


















Foto da frente de Santarém, tirada por Apolônio Fona na década de 30. Vê-se o antigo mercado municipal e o saudoso castelo na rua João Pessoa ( hoje Lameira Bittencourt ).
Arquivo: Sidney canto

SANTARÉM: MP ajuíza ação para garantir medicamentos aos portadores de diabetes

Em Santarém,  4.215 pessoas são portadoras de diabetes tipo 1 e 2, de acordo com dados da secretaria municipal de Saúde. A falta de medicamentos e o não fornecimento dos chamados “análogos de insulina”  levou o Ministério Público do Estado, por meio do promotor de justiça Tulio Chaves Novaes, a ajuizar ação civil pública contra o Estado do Pará e o município de Santarém,   para garantir a regularidade e a qualidade de medicamentos e insumos necessários a esse público.
O MP requer que a justiça determine em medida liminar  que o Estado e município forneçam imediata e ininterruptamente  os  “análogos de insulina”, bem como todos os demais medicamentos e insumos contidos em listas e portarias do Sistema Único de Saúde (SUS), que sofreram interrupção injustificada no fornecimento.


Xó Satanás
Que se vayan infeliz bueno!
Adios dictador alcalde
A população de Rurópolis, cerca de 220 quilômetros da cidade de Santarém, está a poucos dias do fim do governo considerado mais truculenta da história desse município, que foi comandado a mão de ferro pelo empresário Aparecido Florentino da Silva. OITO ANOS de sofrimento, desprezo e ponta pés impostos pelo DITADOR.
HOJE a população se prepara para grande festa de diplomação e posse do jovem Pablo Genuíno, uma grande promessa de avanços administrativa para a cidade. O fato da expectativa do novo governo mostra vivível nos rostos dos munícipes, o sorriso que antes era impossível de se deparar.
Os desmandos praticados pelo cidadão Aparecido Silva vai causar anos e anos de atraso de desenvolvimento ao município de Rurópolis, que já vai muito tarde. Xó Satanás!
  

URUCUBACA DE PUTA

Afastado da presidência, agora Rubemir é espulso do PSDB em Aveiro

" A desgraça parece que caiu no telhado do vereador Rubemir Pereira. eleito para o sexto mandato, sua vida política virou de cabeça para baixo. Após ser afastado pela Câamara de vereadores acaba de ser espulso do PSDB".
 
POR ELIAS JUNIOR: O diretório municipal do PSDB expulsou o vereador Rubemir dos Santos sob a acusação de infidelidade partidária. Segundo as informações do diretório do partido em Aveiro a expulsão do vereador já foi comunicada à justiça eleitoral.
Rubemir dos Santos, único vereador reeleito nas eleições de outubro, foi recentemente afastado da presidência da câmara acusado de atos de improbidade administrativa. 
Além disso também respoderá processo na justiça eleitoral por abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral deste ano.
A direção municipal do PSDB requererá junto à justiça a vaga de Rubemir dos Santos para o suplente de vereador Raimundo Meneses.

Tentativa de fuga: Túnel tinha quase 15 metros

“Vamos tentar fugir novamente!”. A afirmação foi feita pelos presos que lideraram uma tentativa de rebelião no Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã, na manhã desta terça-feira (11), após terem seu plano de fuga descoberto por agentes prisionais. 

Durante a madrugada, um agente percebeu uma movimentação estranha no pavilhão 1, ala destinada aos presos provisórios. Na troca de plantão, ele comunicou ao inspetor o ocorrido e pela manhã, foi feita uma minuciosa revista no local.
Inicialmente, os agentes prisionais encontraram um buraco na laje. Mas o buraco maior, medindo aproximadamente 15 metros, foi encontrado no chão.
Pelo que apurou a direção daquela casa penal, havia pelo menos três meses que os detentos estavam cavando o buraco. A terra era retirada e jogada pelo buraco feito na laje. 
No buraco, que media quase um metro de diâmetro, foram encontrados dois ventiladores, além de outros objetos usados pelos detentos na escavação do túnel, que terminava próximo a um dos muros do presídio. 

É inútil: O país sabe que qurem destruir LULA

A cada manchete contendo uma “bomba” contra Lula, quase é possível ouvir os barões da mídia, seus pistoleiros e a oposição partidária de direita exclamarem: “Agora vai”, ou seja, que, desta vez, desmoralizarão o retirante nordestino que se tornou um dos maiores líderes políticos do mundo.
Por Eduardo Guimarães, do blog da Cidadania
Vai se cumprindo o script. É tudo tão previsível que chega a dar preguiça de comentar. Lula não é menos alvo hoje do que era há dois, quatro, seis, oito, dez, vinte ou vinte e dois anos. Entre 1989 e 2012, ele foi acusado de ser racista, abortista, ladrão, pedófilo, estuprador e assassino, entre outros. Não se consegue lembrar acusação que não tenha sofrido. A cada manchete contendo uma “bomba” contra Lula, quase é possível ouvir os barões da mídia, seus pistoleiros e a oposição partidária de direita exclamarem “Agora vai”, ou seja, que, desta vez, desmoralizarão o retirante nordestino que se tornou um dos maiores líderes políticos do mundo.
Os mesmos jornais, revistas, rádios e televisões que dia após dia, sem um único intervalo, durante as últimas duas décadas tratam de tentar desmoralizar esse homem com todo tipo possível e imaginável de acusação, renovam suas esperanças pérfidas a cada nova tentativa.

Professora indígena é vitima de golpe na agencia do Bradesco em Itaituba

Na manhã de terça feira, 11, a professora indígena VIVIANE WARU MUNDURUKU foi vitima do golpe conhecido como “Golpe do Cartão” na agencia do BRADESCO em Itaituba no Oeste do Estado.
Viviane est
ava acompanhada de sua irmã Verônica Waru Munduruku, as duas estavam com viagem marcada para Jacareacanga onde moram, mas antes por volta das 7h30min as duas foram na agencia do Bradesco em Itaituba sacar dinheiro para viajem e pagar contas. Ao chegar a agencia Viviane foi para um dos caixas e retirou a quantia de R$ 800,00, em seguida a indígena é abordada por um golpista que estava na fila da agencia observando a sua próxima vitima, ele disse que não dava para a mesmas sacar mais dinheiro devido seu limite diário já ter estourado, mas sem ela perceber trocou seu cartão por outro e transferiu R$ 1.000,00 da indígena para sua conta. As duas ainda permaneceram algum tempo na agencia do Banco, mas perceberam que tinham sido enganadas. Em seguida foram ate a 19ª Seccional de Policia para registrar uma ocorrência que servira como base para entrar com o pedido ressarcimento do dinheiro pelo banco.
Também compareceu na delegacia de Policia o agricultor JONAS JOSÉ MUNIZ morador do município de Trairão, onde relatou que também foi vitima do mesmo golpe só com uma diferencia da indígena seu valor foi muito maior. Segundo o agricultor ele tinha 14.284,13 em sua conta no Bradesco, ele precisou retirar R$ 1.000,00 para pagar algumas contas na cidade, na hora de sacar o dinheiro teve ajuda de rapaz também ainda não identificado que fez o mesmo procedimento trocando seu cartão e retirando o dinheiro
de sua conta.
Comprovante do dinheiro na conta:
Sem se dar conta que tinha sido enganado o agricultor retornou a sua comunidade, dois dias depois retornou a cidade para fazer mais uma movimentação em sua conta, pediu ajuda a um funcionário da agencia que percebeu que o cartão que o agricultor portava na era seu e sim de NILCE MOUSINHO CARNEIRO possível vitima do meliante. De 14.284,13 só restavam apenas 3.145,95. Segundo Jonas esse dinheiro era de quase 05 anos de trabalho, dinheiro esse que estava sendo guardado para a sobrevivência de sua família, agora de alguma forma ele tenta recuperar o dinheiro que foi tirado de sua conta.
A polícia registrou neste final de semana cinco mortes violentas em Parauapebas, uma delas provocada por acidente de trânsito, três por homicídio e a quinta de um homem encontrado morto nas águas do Rio Parauapebas, no Bairro Primavera. As vítimas de assassinato são Alessandro de Oliveira Silva (33 anos), Felipe Wadhanes Souza do Nascimento (19 anos) e Valdenir de Oliveira Araújo (31 anos). A de acidente foi Fabrício Bernardo da Silva (que neste domingo, 9, completou 24 anos de idade) e a afogada Rodrigo Vieira da Silva (17 anos).
De acordo com depoimento prestado por Walaff Alirata do Nascimento, irmão de Felipe Wadhanes, a vítima foi atingida por volta das 20h30 de sexta-feira (7) com vários disparos de arma de fogo nas costas e faleceu meia-hora depois no hospital, depois de receber os primeiros atendimentos médicos.
O delegado plantonista Thiago Carneiro Rodrigues relata que os três homicídios ocorreram em bairros distintos de Parauapebas, sendo que Alessandro de Oliveira foi executado no Bairro Liberdade, Felipe Wadhanes Souza na Vila Palmares Sul e Valdenir de Oliveira também no Bairro Liberdade. Já o acidente que provocou a morte de Fabrício Bernardo aconteceu na rodovia PA 160, próximo do viaduto.
Segundo a autoridade policial, a investigação dos três homicídios ocorridos no sábado e domingo já está bastante adiantada pela Polícia Civil, inclusive com a tomada de depoimento de testemunhas que presenciaram a cena dos crimes.
“Já levantamos a identidade de supostos matadores, os quais terão prisão preventiva decretada pela Justiça nas próximas horas”, revela o delegado Thiago Rodrigues. Conforme ainda o delegado, a vítima Valdenir de Oliveira tentou apartar uma briga entre duas pessoas em um bar no Bairro Liberdade, quando foi atingida com uma certeira facada no perto esquerdo, à altura do coração. 

Bispo de São Félix do Xingu ameaçado de morte por grileiros

PF está dando proteção a Dom Pedro Casaldáliga, que luta pelos índios xavante

Bispo de São F. do Xingu ameaçado de morte por grileiros

O bispo Pedro Casaldáliga, de 84 anos, foi forçado a deixar sua casa em São Félix do Araguaia e ir a mais de 1.000 quilômetros de distância por indicação da Polícia Federal do Brasil. A causa foi a intensificação nos últimos dias das ameaças de morte que ele recebeu por causa do seu trabalho durante mais de 40 anos em defesa dos direitos dos índios Xavante.
A produtora Minoria Absoluta, que trabalha em uma minissérie sobre o religioso, foi um dos denunciantes. O fato de que o governo do Brasil decidiu tomar as terras dos fazendeiros para devolver aos índios, legítimos proprietários, agravou o conflito.