segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O apóstolo Paulo em Roma

Verso para memorizar: “Primeiramente, dou graças a meu DEUS, mediante JESUS CRISTO, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé” (Rom. 1:8).
Introdução desábado à tarde
Paulo viajou duas vezes a Roma, das quatro viagens missionárias que fez. A primeira viagem encontramos em Atos 27:1 até 28:31. Mesmo preso, com prisão domiciliar, podia pregar e as pessoas podiam ir até ele. Pregou aos judeus de Roma, aos gentios, aos soldados e até à família real. Muitos se tornaram cristãos. Por dois anos pregou enquanto o Imperador não decidia o que fazer com ele. É bem provável que Paulo tenha escrito as cartas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses e a Filemom durante estes dois anos em Roma. Esses escritos são chamadas de cartas da prisão. Foi libertado em 63 dC.
Na segunda viagem de Paulo a Roma, em 66 dC, foi novamente preso e no ano de 67 dC foi decapitado em Roma. Com a liberdade adquirida da prisão de Roma em 63 dC, provavelmente Paulo foi até a Espanha, retornando circulou na região de Éfeso. Em 66 dC retorna a Roma e foi preso na chamada perseguição do Imperador Nero aos cristãos. Foi decapitado nos arredores de Roma no lugar chamado de “Acque Salvie”” (Fonte aqui).
A epístola, ou carta aos Romanos, ou simplesmente Romanos, foi escrita na década dos anos 50 do primeiro século depois de CRISTO, provavelmente entre os anos 55 e 58, portanto, antes de sua prisão em Roma. A carta aos gálatas foi escrita um pouco antes. Essa carta aos romanos é considerada o mais importante texto evangélico do Novo Testamento, fazendo parte do conjunto das quatro grandes cartas: Romanos, Gálatas, 1 e 2 Coríntios. O tema é o evangelho como força de salvação para todo aquele que crê na pessoa de JESUS CRISTO. Paulo quer demonstrar na carta a situação de pecado em que vive a humanidade, e a força da salvação que vem de JESUS CRISTO. Tudo é apresentada numa dialética desenvolvida progressivamente: pecado e força do Espírito Santo. Em síntese, Paulo trata, com profundidade, sobre a justificação pela fé.

Final de semana com 4 mortos em Altamira

O Município de Altamira, no Sudoeste do Pará, já é considerado um dos mais violentos do Brasil. 
A droga tomou conta do município, os crimes na maioria provém de acertos de contas, a situação já saiu do controle das autoridades, e a sociedade não tem mais a quem recorrer.
Este final de semana foi além dos limites, vários crimes aconteceram na sede do município, que ficou conhecido pela implantação da Hidrelétrica de Belo Monte.
Os crimes na maioria não tem solução.