sábado, 15 de dezembro de 2018

Líder de assentamentos de Placas e executado a tiros em Rurópolis

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livreGilson Maria Tampone, 43 anos, presidente de três assentamentos de pequenos produtores rurais no município de Placas, região do Baixo Amazonas, foi assassinado na manhã deste sábado (15) com pelo menos três tiros à queima-roupa no bairro Alvorada, em Rurópolis.
O crime foi cometido por volta das 8h. Segundo a ocorrência policial, dois homens chegaram em uma moto à casa da vítima e bateram no portão. Ao atender o chamado, Gilson, também conhecido como “Mineiro”, foi atingido pelos disparos, sem chance de defesa.
Ele chegou a ser encaminhado para um hospital da cidade, mas não resistiu.
“Mineiro” comandava os assentamentos Avelino Ribeiro, Castanheiro e Arthur Faleiro, localizados em Placas, e por conta de ameaças de morte sofridas pela atuação junto às 600 famílias cadastradas nos assentamentos havia se mudado com a família há um ano para Rurópolis.
Ele deixou viúva e cinco filhos.

Vereador Doutor Loredan é reeleito por unanimidade na presidência da Câmara de Altamira

Hoje, dia 15 de dezembro, o vereador Loredan Mello foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Altamira para o biênio 2019/2020.
A votação foi unânime, ou seja, os 15 vereadores votaram pela continuidade do trabalho que o vereador Loredan Mello vinha desenvolvendo, trabalho de excelencia que, inclisuve, recebeu duas premiações do Tribunal de Contas dos Municípios de Gestor Transparente.
Os vereadores de oposição votaram e se manifestaram de forma positiva, o que dá muito mais credibilidade ao trabalho desenvolvido pelo presidente Loredan Mello.
A nova mesa diretora ficou formada pelos seguintes vereadores: Loredan Mello - Presidente; Raimundinho Aguiar- Vice Presidente, Maia Júnior - Primeiro Secretário, Isaac Costa - Segundo Secretário, João do Biscoito - Terceiro Secretário.
Com a reeleição do vereador Loredan Mello, o mesmo se cacifa como um dos fortes candidatos a prefeito de Altamira em 2020 do MDB.

Norte Energia começa a remanejar famílias de área de lagoa atingida por Belo Monte no Pará

Em Altamira, no sudoeste do Pará, a Norte Energia cumpre recomendação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de remanejar centenas de famílias que vivem em palafitas na região da lagoa atingida pela Usina Hidrelétrica Belo Monte. O órgão considerou que cerca de 4 mil pessoas devem ser remanejadas da área.

Turista catarinense foi estuprada antes de assassinato, diz laudo

Reprodução/TV Globo
ML apontou que Fabiane Fernandes sofreu violência sexual 
A turista catarinense Fabiane Fernandes, de 30 anos, assassinada em Arraial do Cabo (RJ) no dia 18 de novembro, foi estuprada pelo suspeito do crime, Matheus Augusto da Silva, antes de morrer. A informação foi divulgada neste sábado (15/12) em laudo do Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com o delegado Renato Mariano, da 132ª DP, o suspeito deu depoimentos contraditórios sobre o caso e negou as acusações.
Fernandes teve ossos da face quebrados e morreu por traumatismo cranioencefálico. 
Na próxima semana, um exame de DNA deve comparar o material genético achado na vítima com o homem detido

MPPA recomenda exoneração de servidores temporários da Prefeitura de Santarém

MPPA recomenda exoneração de servidores temporários da Prefeitura de Santarém — Foto: Mabi Borgaro/TV Tapajós
MPPA recomenda exoneração de servidores temporários — Foto: Mabi Borgaro/
O Ministério Público do Pará (MPPA) recomendou ao governo municipal de Santarém, no oeste do estado, que exonere de forma imediata os servidores temporários. A orientação ocorreu na sede do órgão ministerial na sexta-feira (14) durante reunião que tratou sobre a cessão de servidores municipais a outros órgãos.
Um relatório enviado pela Procuradoria Geral de Santarém ao MPPA apontou que a quantidade de temporários é superior ao número de servidores efetivos, o que causa inchaço à folha de pagamento. Em outubro de 2018, dos 10.240 servidores, 60% eram temporários – o que corresponde a 6.185.

Celpa Equatorial é notificada a não fazer cortes entre Natal e Ano Novo

Resultado de imagem para carro da rede celpa nas ruas
Coma notificação a empresa acelera e coloca os carros na rua para realizar os cortes antes do dia 25
Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado (MPPA) e Defensoria Pública do Estado (DPE) notificaram a concessionária de energia Centrais Elétricas do Pará para que não efetue cortes de energia elétrica em todo o território estadual entre os dias 24 de dezembro de 2018 e 1 de janeiro de 2019.
A recomendação foi enviada no dia 12 de dezembro, alertando ainda o presidente da empresa, Nonato Castro, que é direito dos consumidores, estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que o aviso de falta de pagamento deve ser feito pelo menos 15 dias antes do corte no fornecimento de energia.
A recomendação considera ainda que existem inúmeras reclamações contra a Celpa por cortes irregulares de energia elétrica em períodos nos quais os canais de atendimento e as vias recursais estão com funcionamento restrito ou em regime de plantão. Como o recesso do poder Judiciário começa a partir de 20 de dezembro, mesmo para recorrer à mediação judicial, em caso de corte de energia, os consumidores poderiam encontrar dificuldades.