quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Pacientes que já contraíram Covid-19 podem ter alterações neurológicas

É necessário sempre o acompanhamento de um médico.
Pessoas acometidas pela Covid-19 ou que já tiveram o diagnóstico positivo para a doença em algum momento precisam ficar atentas e observar a existência de alguns sinais de alerta que podem caracterizar alteração neurológica provocada pela enfermidade. Perda de olfato, formigamentos pelo corpo e dores de cabeça estão entre as alterações. Mesmo em um quadro considerado leve, a recomendação é procurar um neurologista para avaliar cada caso.

Promotoria expede Recomendações para combater nepotismo no Executivo e Legislativo de Jacareacanga

...
Nepotismo: MP de olho no Executivo e Legislativo
A promotoria de Justiça de Jacareacanga expediu Recomendações à prefeitura e à Câmara Municipal, relacionada à 
prática do nepotismo. O MPPA recomenda aos gestores do Executivo e Legislativo que se abstenham de nomear ou contratar para cargos públicos em comissão, pessoas na condição de cônjuge, companheiro e com parentesco até terceiro grau, e que exonerem quem se enquadrar nessas condições. As recomendações foram enviadas no dia 21 de janeiro.
A promotora de Justiça Lilian Braga, que responde por Jacareacanga, recomenda ao prefeito e ao presidente da Câmara, e a quem venha lhes suceder ou substituir, que no limite de suas atribuições, se abstenham de permitir o provimento por nomeação ou contratação de cargos públicos municipais em comissão disponíveis em toda a estrutura do Poder Executivo Municipal e do Legislativo, por pessoas que ostentem a condição de cônjuge, companheiro e parentesco (consanguíneo, afinidade ou civil) até terceiro grau, com os agentes públicos.
De acordo com as recomendações, a prática de nepotismo é vedada por lei e caracteriza privilégio desarrazoado, injustificado e inconstitucional, além de satisfazer somente interesses pessoais. Não havendo o atendimento integral das medidas, o Ministério Público poderá buscar a anulação do ato de nomeação ou contratação mediante ação civil pública, sem prejuízo da promoção de ação civil para apurar a prática de ato de improbidade administrativa pelos destinatários.
No prazo máximo de 30 dias, ambos devem providenciar a imediata exoneração dos que se enquadrem em casos de nepotismo, sem prejuízo da posterior nomeação de outra pessoa que não incida nos termos da recomendação e portadora de aptidão funcional comprovada para os cargos comissionados, para que haja continuidade e regularidade do serviço público.
No mesmo prazo, devem enviar ao MPPA listagem contendo o nome completo e a natureza da função de todos os atuais servidores ocupantes de cargos em comissão no âmbito de seus respectivos poderes, que porventura tenham o parentesco relatado na recomendação, para exame e apreciação da promotoria, visando estudar outras providências complementares passíveis de serem adotadas, e a listagem dos exonerados, caso houver. Em cinco dias devem comprovar, por escrito, sobre o acolhimento ou não das recomendações. Recomendação- Executivo
Texto: Lila Bemerguy

Indígenas de Santarém, Óbidos e Belterra já estão sendo vacinados contra Covid-19

Na região há mais de 4 mil indígenas, priorizados no Plano Estadual de Vacinação elaborado pela Sespa

Comunidades indígenas do Baixo Amazonas, localizadas nos municípios de Santarém, Óbidos e Belterra, já estão sendo imunizadas contra a Covid-19. Nesta primeira fase, que vai até esta quinta-feira (28), há vacinas para 536 pessoas. Na região há 4.104 indígenas, que fazem parte dos grupos prioritários da primeira fase do Plano Estadual de Vacinação, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Também fazem parte desse grupo prioritário idosos acolhidos em casas de repouso e asilos e profissionais da saúde diretamente envolvidos no combate à pandemia.
Os indígenas formam um dos grupos prioritários da primeira fase do Plano Estadual de VacinaçãoFoto: Alex Ribeiro / Ag.Para

Neka Borari, cacique do Povo Borari no distrito de Alter do Chão, em Santarém, acompanhou o dia de vacinação na comunidade e afirmou que a população indígena confia na ciência e nas vacinas contra o novo coronavírus. A cacique aprovou o fato de os índios serem incluídos no grupo prioritário, e ressaltou a importância da continuidade da vacinação para todos.

Policiais prendem homem que transportava tabletes de drogas Junto com pó de café

A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), prendeu na útima quarta-feira (27) um homem que transportava substâncias entorpecentes pela Rodovia BR-316, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Durante a abordagem e revista no veículo, foram encontrados três tabletes de substância com aspecto de cocaína, escondidos no painel frontal.