quarta-feira, 28 de junho de 2017

Chiquinho do Aeroporto Velho desabafa; “Projeto Moaçara está todo irregular ”

Por Carlos Cruz /Exclusivo
“O Moaçara desvirtuou o projeto original, o projeto aprovado em todos os setores do governo, a Caixa Econômica, por não tomar conhecimento de causa, e a Câmara municipal aprovou sem conhecimento também, foi feito tudo à revelia; a Justiça federal afirma em documento que foi desvirtuada, o projeto do Aeroporto Velho vinha acompanhado de cooperativa, com desenvolvimento econômico. Não é isso que foi feito! Afirmo com base na Justiça federal, que está todo irregular”, afirma Francisco Barbosa.
Uma polêmica surgiu por conta da dúvida que algumas pessoas desinformadas estariam comentando que a área, destinada ao Projeto Moaçara, do governo federal, estaria sendo reivindicada irregularmente pelo líder comunitário Francisco Barbosa, conhecido por Chiquinho do Aeroporto Velho.
Na verdade o que poucos sabem é que desde o ano de 2006, quando a área extensa, que pertencia ao Exército Brasileiro foi destinada a projetos comunitários. O líder comunitário foi incansável na luta para que a área fosse destinada as famílias de baixa renda do Aeroporto Velho; para se ter uma ideia do empenho, Chiquinho foi a Brasília, capital federal, 20 vezes. “o trabalho que nós fizemos em nossa comunidade deveria servir como exemplo para outras dentro e fora de Santarém”, ele destaca. “Todo esse trabalho foi feito com recursos da própria Associação, não tem nem um politico que diga que ajudou dando pelo menos dez centavos”, ele cita.
Esse cadastro começou com 700 pessoas, quando fizemos o projeto, que deveria ser unidade habitacional e não de casas verticalizadas como estão sendo feitas, já estavam cadastradas 1200 famílias, que estão com seus nomes inclusive no Ministério do Planejamento, isso é fato, os protocolos já foram levados inclusive para a Justiça, e hoje o que eu peço é que seja respeitado o que já foi determinado através de Portaria Federal”, cita
Ele lembra que “O juiz está questionando por que estas terras não chegaram à Associação dos Moradores do Aeroporto Velho, por quer parou na prefeitura, quando a determinação era sair do Exército, ir para a prefeitura e a prefeitura entregar para a Associação implementar seu projeto; o que aconteceu foi que a politicagem do Estado, simplesmente burlou as leis do País para que estas terras chegassem e ficassem na prefeitura de Santarém, mas isso será esclarecido”, afirmou o comunitário.
Diante da denúncia que a Câmara Municipal de Santarém e seus representantes populares estariam omissos diante da questão, o vereador Rogélio Cebulisky, “gaúcho”, destacou que na verdade essa luta do líder comunitário Francisco Barbosa é antiga; “foi iniciada no bairro do Aeroporto Velho quando na época nem existia o projeto do governo federal para construção de casas populares e a associação da qual ele faz parte já estava no local cadastrando futuros moradores”, citou o vereador.
O parlamentar municipal também destacou que o exército, proprietário da área, fez um acordo comercial com a prefeitura; “foi no ano de 2002, quando a área foi oferecida por 6 milhões, para que a prefeitura tivesse acesso ao terreno, mas não foi concretizada”, citou. “enquanto a associação sem qualquer custo teve acesso a este terreno”, finalizou

Dono de 634 kg de droga apreendida em Goiás é de Novo Progresso

INTERCEPTAÇÃO: A aeronave, matrícula PT-IIJ, foi interceptada no domingo (25) na zona rural de Jussara, que fica a cerca de 225 km de Goiânia, no noroeste do Estado. Os ocupantes fugiram do local, mas a droga foi apreendida pela Polícia Militar e levada para a sede da PF em Goiânia.
O piloto e o co-piloto foram detidos pela PF na noite de segunda-feira (26). Eles foram presos em um hotel a cerca de 30 km do local onde a aeronave pousou. O co-piloto Fabiano Júnior da Silva é morador de Novo Progresso onde exerceu profissão de mecânico de avião.
“Na aeronave foram encontrados alguns documentos pessoais […]. Moradores viram duas pessoas suspeitas que haviam entrado em um hotel. Quando chegamos lá identificamos que eles seriam as pessoas que fugiram do avião”, disse o delegado Bruno Gama, da Polícia Federal.
TRANSPORTE DE DROGAS: A dupla informou à Polícia Federal que saiu com o carregamento da Bolívia e tinha como destino uma fazenda em Jussara, em Goiás. Ainda em depoimento à corporação, o piloto informou que receberia R$ 90 mil para levar a droga. Já o co-piloto Fabiano Júnior da Silva disse que era responsável pela cocaína.
“Vai ser apurado agora desde a propriedade da aeronave, quem seria o real proprietário dessa droga e qual seria o destino final da droga, pois há fardos indicando que podem ser outros estados ou até mesmo para o exterior. [Carregamento vale] aproximadamente R$ 20 milhões no território nacional. Quando a droga vai para fora o valor vai duplicar ou triplicar”, afirmou o delegado Bruno Gama.Droga apreendida dentro da aeronave
PERSEGUIÇÃO E APREENSÃO: Ainda segundo o delegado, a Polícia Federal havia repassado informações sobre o carregamento de cocaína à FAB, que enviou um avião para fazer o acompanhamento da aeronave. A Força Aérea ordenou que o bimotor mudasse a rota e pousasse no Aeródromo de Aragarças, em Goiás. Inicialmente, o piloto obedeceu às ordens, mas ao invés de pousar, desviou o curso.
Com isso, o avião da FAB “executou um tiro de aviso” para fazer a aeronave cumprir as ordens. O órgão esclareceu que o disparo não atingiu nenhuma parte do bimotor. A aeronave, então, pousou na zona rural de Jussara. Na aterrissagem, a asa da aeronave e a cauda ficaram danificadas.
O tenente-coronel da Polícia Militar, Ricardo Mendes, informou na segunda-feira que a corporação foi acionada logo no início da interceptação. “O Graer [Grupo de Radiopatrulha Aérea da PM] foi chamado pelo fato da aeronave já estar em espaço aéreo de Goiás e pela mobilidade do helicóptero da Polícia de conseguir pousar em locais mais difíceis, coisa que o avião da FAB não conseguiria”, informou Mendes.
O policial afirmou ainda que a cocaína encontrada era pura. “Ainda poderia ser misturada, e a quantidade, multiplicada. Essa foi a maior apreensão de cocaína da história por parte da PM em Goiás”, disse.
Um vídeo feito pela Polícia Militar mostra o momento em que policiais se aproximam da aeronave, instantes após a interceptação feita pela FAB. As imagens mostram quando o Graer sobrevoa a área em que o avião pousou. Em seguida, os policiais pousam no local e fazem a apreensão da droga. Na gravação, é possível notar que a cauda do avião se quebrou em virtude da aterrissagem.
ANAC SE POSICIONA: A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou por meio de nota, que a aeronave está registrada no nome de Jeison Moreira Souza. O órgão relatou ainda que o piloto preso pela PF “possuía licença, estava com a habilitação válida e o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) em dia”. Já o segundo preso não tem registro como piloto.
Inicialmente, a FAB afirmou que o piloto da aeronave disse ter decolado da fazenda Itamarati Norte. No entanto, após serem presos, o piloto e o co-piloto disseram à PF que saíram da Bolívia com destino a Jussara, sem passar pela propriedade.
Após as declarações do delegado da PF, a FAB informou que seu posicionamento permanece o mesmo que foi publicado em seu site na tarde de segunda-feira. A nota informa que “a confirmação do local exato da decolagem fará parte da investigação conduzida pela autoridade policial”.
“A nossa detecção radar em toda a região do País, ela não consegue detectar aeronave no solo. Por isso que se faz uma interrogação do piloto. Se ele estiver utilizando o espaço aéreo brasileiro de acordo com as regras estabelecidas, logicamente que nós vamos saber que ele decolou de algum aeródromo”, disse o tenente Brigadeiro Gerson Machado, do comando de operações aeroespaciais da FAB.
Por meio de seu perfil em uma rede social, o ministro Blairo Maggi já havia dito que “está acompanhando as investigações da FAB sobre o local de decolagem da aeronave”. Ele disse que quando houver uma confirmação, ele informará. O Ministro comentou ainda que a “fazenda é extensa e vulnerável à ação do tráfico internacional”.
Já a Amaggi disse por meio de nota que “não tem qualquer ligação com a aeronave descrita pela FAB e não emitiu autorização para pouso/decolagem da mesma em qualquer uma de suas pistas”.
Blog do Xarope via Adécio Piran

São Raimundo contesta CBF sobre irregularidades na escalação de jogador

A diretoria do Alvinegro santareno foi pega de surpresa com a notícia de que a Confederação Brasileira de Futebol(CBF), havia cancelado o início da 2ª fase do Brasileirão da Série D. Segundo informações, a CBF encontrou irregularidade envolvendo um atleta do São Raimundo, e pelo fato do julgamento estar marcado apenas para sexta-feira(30), fez com que os jogos previstos para acontecerem neste fim de semana, fossem remarcados para os dias 9 e 16 de julho, cuja a tabela das partidas serão efetivadas logo após o julgamento do Pantera.
Em nota a diretoria do São Raimundo esclarece:
“Considerando a suspensão da rodada co Campeonato Brasileiro Série D por parte da CBF, por suposta irregularidade do jogador Leandro Gleidson Diniz no jogo do dia 11/06/2017. Esclarecemos, que o atleta foi relacionado previamente para partida, no entanto, o próprio Delegado do Jogo identificou que seria prudente que o jogador não participasse da partida. Assim, o mesmo não participou do jogo, e nem tampouco foi relacionado na súmula, conforme se comprova com a Súmula emitida às 15h29m da presente data, imagem anexa. Logo, causa estranheza uma mudança repentina no sistema da CBF onde consta nome do atleta na súmula. O São Raimundo já entrou em contato com advogado no Rio de Janeiro visando realizar a defesa do clube com a documentação necessária, apesar de não ter recebido nenhuma notificação oficial da CBF”.
Blog do Xarope via RG 15 / O Impacto

Suspeito de matar líder quilombola é preso no Pará

Policiais da Divisão de Homicídios e da Unidade Integrada do ProPaz de Moju, no nordeste paraense, prenderam um suspeito de envolvimento no assassinato da líder quilombola Maria Trindade, de 68 anos, encontrada morta no último sábado (24).
O suspeito, identificado pelo nome de Félix, é lavrador e confessou a autoria do crime. Ele afirmou aos policiais que matou a vítima após ter ouvido "uma voz do além".O corpo de Maria foi encontrado enterrado em uma área de matagal próximo à comunidade quilombola Santana, onde ela era líder comunitária. A vítima apresentava escoriações pelo corpo e sinais de ter sofrido abuso sexual antes da morte. Segundo a Polícia Civil, as investigações apontam que Félix agiu sozinho, mas a apuração continua para identificar possíveis outros envolvidos.
Blog do Xarope com informação do Dol.