quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ORIENTAÇÃO POLÍTICA E SEXUAL NO LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA PÚBLICA

Exiba foto 3x4.jpg na apresentação de slides
Orley José da Silva
As unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Goiânia receberam no começo deste semestre letivo os livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC). Os professores de cada disciplina escolhem entre livros de visão parecida, uma coleção que lhes sirva de apoio durante as aulas nos próximos anos. Esta escolha, no entanto, tem sido dolorosa para boa parte dos professores que se sentem inconformados com a linha de doutrinamento político e ideológico das editoras participantes deste Programa. Elas reproduzem, em seus livros, a compreensão governamental sobre sociedade e educação que é de acordo com seus preferidos intérpretes do marxismo e do relativismo filosófico. Pelo visto, o Governo tem a escola como espaço privilegiado para empreender o seu processo de subjetivação coletiva, que visa construir uma sociedade socialista, secularizada e relativista.
Há em alguns destes livros didáticos uma pretensa vontade de direcionar a formação política do aluno quando textos e imagens divulgam programas sociais do Governo Federal; exaltam conhecidas figuras políticas do socialismo brasileiro e estrangeiro; relê períodos econômicos e históricos da nação; sublima nomes importantes do Governo; ironiza partido político oposicionista e conhecidos membros da oposição. Considerando que o próximo ano é eleitoral, pode-se entender que a promoção de personalidades do Governo, da sua base política e do modelo socialista e sustentável de governar, mesmo que implicitamente, tenha a intenção de formar opinião política, partidária e ideológica na escola.

Reunião na 5ª URE discute EJA Campo na comunidade de Murui

reuniao 5 ureO vereador Júnior Tapajós (PMDB) participou de uma reunião nesta quarta feira (21) na sede da 5ª URE (Unidade Regional de Educação) junto com a representante da comunidade Murui, na região do Lago grande, onde os moradores aguardam a implantação do programa do Governo Federal EJA CAMPO( Educação de Jovens e Adultos) na escola São Sebastião.
O objetivo do enc

ontro era verificar se o Murui já constava na lista de comunidades contempladas que irão receber o programa com início previsto para outubro desse ano. Porém, a diretora da unidade, Glória Maria Costa, informou que para esta primeira etapa do projeto a comunidade de Murui ficou de fora, pois das 44 comunidades inscritas apenas 22 vão receber o EJA Campo. No entanto, para o ano de 2014 haverá a segunda etapa do EJA, com novo edital e certamente a comunidade do Murui será beneficiada com o programa de educação modular aos jovens e adultos da zona rural.
Júnior Tapajós se comprometeu a acompanhar os prazos dos editais, além de dar todo o apoio aos moradores do Murui que precisam concluir seus estudos. “ Diretora Glória, em janeiro nós vamos voltar aqui pra saber sobre o EJA”, disse o vereador.

Detentos de Cucurunã tentam matar preso na delegacia de PC

"Clorisvaldo, Daniel, Ronei e Valterlan aguardavam transferência no Centro de Presos Provisórios, na seccional".

Detentos de Cucurunã tentam matar preso na delegacia de PCQuatro detentos da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura (Penitenciária de Cucurunã), provocaram um princípio de rebelião na noite de quarta-feira (21), na Central de Presos Provisórios, que fica anexa a Delegacia de Polícia Civil em Santarém, oeste do Pará.Os presos foram levados a Central após a direção da Casa Penal solicitar a transferência deles para outro presídio, pois os quatro são apontados como líderes da Unidade Prisional. Segundo a Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe), a transferência deles foi a causa do motim que aconteceu na última quarta-feira.
A confusão começ
ou por volta de 21h quando três dos presos tentaram matar o detento Clorisvaldo Batista dos Santos que teria revelado informações a polícia.

Clorisvaldo Batista dos Santos sendo transferido(Reprodução/TV Tapajos)
Os detentos foram identificados como Ronei Guimarães (camisa branca), conhecido como ‘Jutaí’ que responde por assaltos; Daniel Santos (sem camisa), conhecido como ‘Pretinho’ acusado também de cometer assaltos; Valterlan Aires (camisa azul), acusado de tráfico de drogas e o Clorisvaldo Batista (camisa cinza) que responde por três homicídios. Dois no Pará e um em Macapá (AP) acusado de matar a própria mulher a facadas.Eles foram transferidos para um presídio de segurança máxima em Belém.
Redação Notapajos com informações de Roberta Freitas