terça-feira, 8 de novembro de 2016

Prefeito de Altamira trata educação como “bois” no curral



Água contaminada servida aos alunos e falta de infraestrutura são fatores determinantes da má administração de Domingos Juvenil na área de educação. Ainda nem tomou posse em seu segundo mandato, porém o prefeito já resolveu mostrar suas garras de péssimo administrador. O gestor altamirense, desde seu primeiro mandato nunca negou que sempre se posicionou totalmente contra a educação pública e os professores da rede municipal de ensino. 
Prova disso é o descaso como o a educação pública é tratada no município de Altamira. Como se não bastasse a falta de estrutura, como a falta de cadeiras e mesas para acomodar alunos e professores, um dos principais fatores para o bom aproveitamento do aprendizado, que é a água, tornou-se artigo de luxo.
Uma cisterna no lugar do poço, dá a certeza de que a água que os alunos tomam, está completamente contaminada. O prefeito Domingos Juvenil, transforma a educação pública em Altamira em um drama difícil de superar. Juvenil trata professores e humildes alunos da zona rural , como se fosse os gados de suas fazendas.
A região de assurini é a mais castigada, entre elas, entre as comunidades estão cajueiro e Itapuama.
Por telefone tentamos contato com a secretária de Educação do Município Sueli Rodrigues, no entanto, a informação é de que a mesma não se encontrava na cidade.
Altamira é um dos municípios polo da região do Xingu, e recebe amplos recursos do Fundef e do Consorcio Belo Monte.

Vereador Marquinho denuncia suspeita nos recursos do PDRSXINGU em Altamira



Por Carlos Cruz direto da redação
Agência de Notícias Destak
Marquinho: De olho na "farra" do PDRSX em Altamira
O vereador indignado quer saber onde estão sendo aplicados os recursos destinados ao Plano de desenvolvimento sustentável. O que se vê pelos quatro cantos da cidade são carrões e muita gente fazendo pose...
O vereador Marquinho(PDT), de Altamira, em contato via telefone com a redação do Blog do Xarope, mostrou-se surpreso com os fatos misteriosos que cercam o Plano de desenvolvimento do Xingu, PDRS XINGU. Segundo o parlamentar municipal, dos recursos destinados, nada ainda foi aplicado na cidade. Até parece que o dinheiro serviu apenas para farra dos funcionários ligados ao Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu.
“A situação é tão extrema que até a Norte Energia está cobrando explicações quanto aos recursos que foram recebidos, porém nada foi aplicado”, disse o vereador por telefone. “Muita camionete rodando na cidade, mas emprego e renda, nem sinal, ninguém foi empregado nesse período”, denunciou o parlamentar.
PDRSX alvo de suspeitas
Fato é que o caso do desvio de recursos que foi denunciado pelo vereador Marquinho, de Altamira e comunicado ao Blog do Xarope, deve gerar denúncias no Ministério Público Federal, já que teria a finalidade de fomentar a economia da região, com a geração de emprego e renda, do contrário, o que se vê é, uma farra patrocinada pelo dinheiro público.

Traficante de Itaituba, é executado em acerto de conta em Santarém

A violência em Santarém está descontrolada. Vários assaltos estão acontecendo na cidade, além de assassinatos. O mais recente aconteceu por volta das 21 horas de segunda-feira(7), onde um homem foi assassinado em possível acerto de contas dentro do tradicional churrasco da Dona Sueli, localizado na Rua Silvério Sirotheau, ao lado da Igreja de São Raimundo Nonato, no bairro da Aldeia.
edevilson-pereira-da-silva-tinha-varias-passagens-pela-politica-de-itaitubaSegundo informações, Edevilson Pereira da Silva, de 38 anos, mais conhecido por “Deco”, estava saboreando um  churrasco, quando dois homens chegaram em uma moto e desferiram-lhe cerca de 10 tiros, que morreu no local. Uma mulher identificada como Lana Márcia Lima, de 40 anos, que estava jantando em outra mesa foi atingida de raspão com um dos tiros e foi levada para o PSM onde está recebendo atendimento médico, mas seu estado é estável. O local é bastante frequentado pela sociedade santarena. A Polícia Civil e Polícia Militar foram acionadas e estão investigando. O inquérito está sendo presidido pelo delegado Germano do Valle.
Informações são de que o crime pode ter sido um acerto de contas, pois os suspeitos já chegaram atirando em Edevilson. Nossa reportagem tomou conhecimento de que Edevilson tinha várias passagens pela Polícia de Itaituba, envolvido no tráfico de drogas, inclusive foi ele que entregou o paradeiro de uma quadrilha de traficantes que foi desmantelada pela Polícia, onde várias pessoas foram mortas.
Fonte: RG 15\O Impacto

Pesquisadores se reúnem em Altamira para apontar caminhos para a sobrevivência dos ribeirinhos atingidos por Belo Monte

"Resultados do grupo de estudos multidisciplinar serão apresentados durante a semana aos ribeirinhos".
A pedido do Ministério Público Federal, um grupo multidisciplinar de pesquisadores e especialistas em várias áreas se debruçaram sobre o problema dos ribeirinhos expulsos de seus territórios nas margens do rio Xingu pela usina de Belo Monte. O grupo inclui antropólogos, ecólogos, ictiólogos, sociólogos, juristas, hidrólogos e engenheiros que se dedicaram a pesquisar a situação social, jurídica e ecológica do rio após o fechamento da barragem: do lado que foi alagado, houve a remoção compulsória dos moradores, do lado que teve a vazão reduzida, a falta de água e peixe ameaça a vida de todos.