segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Vereador de Santarém reclama do Senador Jader Barbalho por causa do Estado do Tapajós


O vereador Elielton Lira (Avante), usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Santarém, para reclamar da postura do Senador Jader Barbalho (MDB), que "pediu vista" do novo Projeto de Criação do Estado do Tapajós, durante uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que ocorreu na última quarta-feira (17), no Senado.

Mulher é agredida por empresário em Óbidos


Câmeras de monitoramento de um posto de combustível da cidade de Óbidos flagram o momento em que um homem agride uma mulher.
Nas imagens, o homem que dispara um soco no rosto da vítima trata-se do empresário Júnior Paiva, o mesmo atua no ramo de viagens Hidroviárias na região.
Populares acompanharam toda a agressão.
Fonte: Portal Obidense.

Nélio Aguiar: 'Eu sou a favor da criação do Estado do Tapajós'


O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (União Brasil) é favorável à criação do Estado do Tapajós e defendeu mudança de regras no Plebiscito.

“Eu sou filho de Santarém, nasci em Santarém, sou liderança política dessa região e o meu posicionamento é bem claro: eu sou a favor da criação do Estado do Tapajós”, afirmou em entrevista EXCLUSIVA ao Portal deAMAZÔNIA.

Nélio lembrou que, sobre a criação do Estado do Tapajós, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem entendimento de que a votação de Plebiscito deve ocorrer em todo o Estado, e não somente na área desmembrada.

No AM, senadores entregam relatório final da CPI da Covid e devem convocar Aras para esclarecimentos


Após entrega do relatório final da CPI da Covid, realizada na manhã desta segunda-feira (22), os senadores Omar Aziz, presidente da CPI, e Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, afirmaram que ainda nesta semana devem convocar o procurador-geral da República, Augusto Aras, para dar esclarecimentos sobre a continuação das investigações.

Operação da PF combate crimes praticados em terras indígenas no Pará


A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (22), uma ação integrada com outros órgãos de segurança para combater os crimes ambientais dentro de terras indígenas no Pará, nos municípios de São Félix do Xingu, Altamira, Anapu e Senador José Porfírio. Denominada "Operação Trincheira Parakanã I e II", a força-tarefa cumpriu sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Redenção e mobilizou 300 agentes públicos e três aeronaves das Forças Armadas.

Marinha confirma morte de militar após troca de tiros contra piratas no Amazonas


A Marinha do Brasil confirmou, em nota enviada à imprensa de domingo (21), pelo Comando do 9º Distrito Naval, um tiroteio que acabou com a morte de um militar e o baleamento de outras quatro pessoas, sendo outro militar e, os demais, três tripulantes de um empurrador que estava sendo abordado pelo Navio-Patrulha Fluvial Rondônia. O fato se deu na Foz do Rio Uatumã, no Estado do Amazonas.

com informações OLiberal

Moradores cobram implantação de ensino médio regular na zona rural de Marabá


Os produtores da região do Rio Preto aproveitaram a visita do Governador do Pará, Helder Barbalho ao distrito Cruzeiro do Sul, no município de Itupiranga, no sudeste do Pará, para reivindicar a implantação de ensino médio na zona rural. Mesmo sendo uma área muito rica, os moradores da região enfrentam muitos desafios. A falta de escolas de ensino médio para atender a alta demanda de alunos que precisam estudar tem se agravado com o passar dos anos.

O governador participou das comemorações da 12ª Cavalgada que já é tradição dos produtores rurais na localidade. Durante o evento que foi realizado sábado (20), a população reivindicou junto ao governador por ensino médio na zona rural.

Suspeito de roubo é capturado por populares, em Santarém



Na tarde de domingo (21), um indivíduo identificado pelo prenome de Bruno foi capturado por populares na Avenida Moaçara com Sérgio Henn, bairro Floresta, em Santarém. Segundo informações, o homem é suspeito de ter roubado o aparelho celular de uma mulher nas proximidades do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

Prefeito realiza visita técnica no HMS para o início do atendimento da nova área da obstetrícia

A obstetrícia do HMS recebeu a primeira etapa da reforma do setor e contou com a participação do Poder Público Municipal e do Legislativo.

Pix possui novas mudanças e limita opções para uso noturno


Nesta segunda-feira, 22, entra em vigor as novas mudanças que o Banco Central aplicou para o uso do Pix no período noturno. A nova regra que limita as opções para a definição do horário de período noturno para o uso do serviço foi oficializado na primeira edição do Diário Oficial da União de hoje.

Justiça condena a União a regularizar terras de comunidade tradicional no interior do Pará


A Justiça Federal obrigou a União a regularizar a área utilizada pela comunidade tradicional ribeirinha do rio Médio Atuá, no igarapé Tauá, em Muaná, no arquipélago do Marajó.

Vídeo: Duas mulheres brigam na praia do Maracanã, em Santarém


Um suposto vídeo que está circulando nas redes sociais, mostra duas mulheres brigando na noite de domingo, 21, na praia do Maracanã, enquanto estão sendo observadas em luta corporal, a multidão que se forma do lado fica aos gritos, até o momento a reportagem não obteve informações do motivos das mulheres estarem brigando.
Assista o vídeo:



com informações Portal Santarém News - flash news

Soldado do Exército Brasileiro é preso por roubar celular em Santarém


O soldado Ruan Carlos Oliveira Silva do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC) do Exército Brasileiro foi preso por roubar o celular de um homem no centro da cidade de Santarém, localizado no noroeste do Pará no domingo, 21.

Foragidos da Justiça são presos durante fiscalização da PRF em Altamira


Foi por volta das 15:30h do último sábado (20) quando um ônibus de viagem foi parado no trecho da Rodovia Transamazônica, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, em Altamira, sudoeste do Pará. Durante a abordagem foi verificado a documentação dos passageiros, constando que dois dos que viajavam tinham mandados de prisão em aberto.

Botafogo vence Brasil, conta com tropeço do Coritiba e é bicampeão da Série B


O Botafogo se sagrou bicampeão brasileiro da Série B na tarde deste domingo. Com gol de Diego Gonçalves, o time ganhou do Brasil de Pelotas, por 1 a 0, no Bento Freitas, e contou com derrota do Coritiba diante do CSA para repetir o feito de 2015.

Gol começa a demitir quem não se vacinou contra a Covid-19



A Gol Linhas Aéreas anunciou, por meio de uma nota, que iniciou o processo de demissão de funcionários que se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19. Segundo a companhia, a medida foi anunciada em agosto deste ano e começou a valer neste mês de novembro. A empresa não revelou a quantidade de colaboradores desligados.

Polícia prende suspeito de assalto a banco fazendo prova do Enem 2021

Um suspeito de assalto a banco foi preso na escola Prof. Edgar Tito, no bairro Memorare, zona Norte de Teresina, onde faria a prova do Enem 2021 no domingo (21).

Homem é preso após esfaquear esposa no pescoço, no município de Novo Progresso


Um homem, identificado como Webert Rodrigues, foi preso após tentar matar a esposa a facadas no município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. O crime aconteceu no início da noite do último domingo, 21.

‘Fracassados’: App do PSDB tem problema, e suspende prévias


PSDB decide pausar a eleição e os votos devem ser lacrados em uma urna no partido. Data para continuação não está definida.

Invisibilidade e Registro Civil é tema da redação do Enem 2021


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desta edição é “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, segundo divulgou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais. Nesta edição, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o tema da redação é o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital.

Três homens encapuzados invadem residência e matam adolescente de 16 anos a tiros na Zona Centro-Oeste de Manaus


Três homens armados e encapuzados invadiram uma residência e executaram um adolescente de 16 anos com mais de dez tiros no final da manhã de domingo, na Rua Araújo Mourão, bairro de Santo Agostinho, Zona Oeste de Manaus.

Homem dado como morto é encontrado vivo em freezer de necrotério


Um homem declarado morto após sofrer um acidente de trânsito, foi encontrado vivo, já em estado crítico, dentro da câmara fria de um necrotério. Srikesh Kumar, de 45 anos, passou cerca de seis horas no freezer de um hospital em Moradabad, na Índia. As informações são do Uol.

Ex-aliado de Bolsonaro, deputado revela preço da eleição de Arthur Lira



Em entrevista ao The Intercept Brasil, o deputado Waldir Soares de Oliveira (PSL), ex-aliado de Bolsonaro, e mais conhecido como Delegado Waldir, revelou os bastidores da eleição que levou Arthur Lira (PP) à presidência da Câmara dos Deputados.

Carro invade desfile de Natal e deixa 5 mortos nos EUA


Cinco pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas, entre elas crianças, após um veículo SUV avançar contra um desfile de Natal na cidade de Waukesha, no estado americano de Wisconsin, no domingo (21/11).

Tacacá 'diferente' vira chacota entre paraenses nas redes sociais: 'Água da vala'


Uma foto postada no Stories, do Instagram, de um perfil que fala sobre plantas alimentícias não convencionais (PANC) viralizou e se transformou em piada entre os paraenses. Isso porque o dono do perfil fez um tacacá que não se parece muito com o apreciado no Pará e em outros estados do Norte.

Com barra de ferro, homem mata dono de chácara onde trabalhava no interior do Pará



Raí de Souza Melo foi preso por matar, Ulisses Felizardo da Cunha, dono da chácara onde trabalhava como seleiro, localizado no Projeto de Assentamento Lago Azul, município de Nova Ipixuna, durante a madrugada de domingo, 21.

Amazonia vence Pedreira por 2 a 0, conquista vaga na final da Segundinha e acesso para a primeira divisão do Paraense


O Amazônia Independente está na elite do futebol paraense. A equipe santarena venceu o Pedreira por 2 a 0 no domingo (20). Com a vitória a equipe garante vaga na final da Segundinha, além do acesso.

Oito toneladas de pescado protegido pelo defeso são apreendidos em embarcação no Rio Tapajós


Durante fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Policiamento Ambiental, foram apreendidos na madrugada de sábado, 20, no Rio Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará, cerca de oito toneladas de pescado protegido pela portaria do defeso.

Três pessoas são presas durante provas do Enem no Pará


Três pessoas foram presas no domingo, 21, durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Pará, sendo um na capital, um em Marabá e o terceiro em Tailândia.

Pelo segundo ano sem procissão, Círio das Crianças é marcado por santa missa celebrada na Catedral Metropolitana de Santarém


Domingo (21) foi dia das crianças terem um momento especial com a Nossa Senhora da Conceição. A 15ª edição do Círio das Crianças aconteceu em formato de carreata, percorrendo algumas ruas de Santarém, no oeste do Pará.