segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Desaprovação do prefeito Aelton Fonseca chega a 77% em Anapu

Aelton Fonseca, do MDB: alta desaprovação no final do segundo mandato. Foto: Reprodução

A nova pesquisa feita pela Destak em Anapu (PA) –
e publicada nesta segunda-feira (6) pelo JC – também aferiu a atuação do prefeito Aelton Fonseca (MDB) no cargo. Ele foi eleito em 2020 com folga. Teve 45,3% dos votos, quase o dobro do 2º colocado, Régis do Povão (26,7%).
De acordo com a sondagem da Destak, 77% da população do município desaprova o trabalho realizado pelo mandatário. A aprovação é de apenas 16%. Outros 7% não souberam ou não responderam.
Aelton Fonseca Silva está no segundo mandato, por isso impedido de participar do pleito eleitoral de 2024. Anapu tem população de 31.850 pessoas, segundo o IBGE (Censo 2022).
Candidato indicado pelo prefeito






















Candidato indicado pelo governador

Avaliação do prefeito por religião













Avaliação do prefeito por idade














Avaliação do prefeito por bairro e zona rural



Metodologia
A pesquisa foi realizada, presencialmente, com 520 eleitores do município. O grau de segurança é de 95% e a margem de erro de 3,5 percentuais para mais ou para menos. As coletas foram realizadas entre os dias 3 e 4 de novembro.





Empresário Cazuza de Itaituba é baleado e morto durante tentativa de assalto em Santarém; alvo era renda de show musical

  Cláudio Cardoso da Silva, conhecido como ‘Kazuza’ - Créditos: Redes sociais

Durante tentativa de assalto que tinha como alvo renda de show musical em Santarém, promotor de eventos de Itaituba é baleado e morto. Cazuza era muito querido e conhecido na cidade de Itaituba, no qual já tinha sido presidente do Itaituba Esporte Cluba.
Um promotor de eventos natural de Itaituba, no sudoeste do Pará, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto dentro do clube Panterão, na madrugada desta segunda-feira (6), no bairro Aparecida, em Santarém, no oeste do Pará. O suspeito do crime não foi identificado.
Cláudio Cardoso da Silva, 62 anos, conhecido como ‘Kazuza’, estava na bilheteria do clube quando, por volta de 04h00, foi surpreendido pelo criminoso. Segundo informações, o assaltante tentou levar a renda do show que acontecia no local, mas não obteve êxito e disparou à queima-roupa contra a vítima, que morreu na hora.
Ainda segundo informações, o criminoso teria efetuado pelo menos cinco disparos, um deles atingido a região do abdômen da vítima. Após o crime, ele fugiu em direção ao Parque da Cidade. A Polícia Civil está investigando o caso.
‘Kazuza’ era bastante conhecido no ramo de promoção de eventos e festas na região. Ele era o responsável pela promoção do show do cantor ‘Ferinha’, que aconteceu neste fim de semana no Panterão Show Clube.
Peritos do Instituto Médico´Legal fizeram a remoção do corpo de Cazuza por volta de 07h00.

DISPUTA ACIRRADA: Destak aponta empate técnico entre Vanda e Joacy Boi Forte para Prefeitura de Anapu

Vanda e Joacy Boi Forte: empate técnico em Anapu. Foto montagem: JC

Pesquisa de intenção de votos realizada pela Destak junto aos eleitores do município de Anapu, no sudoeste do Pará, mostra que a disputa para a prefeitura em 2024 está tecnicamente empatada. A atual vice-prefeita, Vanda dos Santos (PSD), aparece à frente nos principais cenários simulados.
Joacy Serafim, o Joacy Boi Forte, está em 2º lugar. A Destak também mostra o empresário Luís Carlos do Posto com forte possibilidade de terceira via despontando no imaginário do eleitor.
Segundo a pesquisa, Vanda lidera a corrida com 20,5% das intenções, seguido por Joacy, com 19,1%. Como a margem de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.
Ainda no levantamento espontâneo, na qual os entrevistados declaram em que vão votar, aparecem também Luís Carlos do Posto, com 10,0%; Romildo Rocha, 1,7%.
Quintão, Regis do Povão e Ezequiel da Kaina estão empatados com 1,3%. Em seguida Cristina com 0,9% e com 0,4% aparecem Moacir, Lindinalva, Jefferson do Surubim, Geovane e Aelton.
Não souberam ou não responderam somaram 41,9%.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, há novo empate técnico. Vanda aparece com 31,7%, seguido de Joacy Boi Forte com 27,8%. Luis Carlos do Posto tem 19,6%, Romildo Rocha 6,1%, Regis do Povão 5,7%, Geovane Guzzo 1,7%.
Os candidatos Quitão e Cristina Lima têm 1,3%. Branco ou nulo 0,9% e não sabem ou não responderam somaram 0,9%.


Outros cenários
A vice-prefeita Vanda aparece à frente de Joacy Boi Forte em outros dois cenários estimulados. No primeiro ela tem 33,2% e Joacy tem 27,9%. No segundo cenário, Vanda tem 40% e Joacy 33%.



Joacy Boi Forte vence em apenas um cenário simulado sem Vanda. Ele teria 35,7% contra 24,8% de Luís Carlos do Posto.
Na disputa com Luis Carlos do Posto, a vice-prefeita venceria com 43,5% contra 20,0%. Em Anapu, 70% dos eleitores afirmam que sua intenção de votos é definitiva.
A pesquisa foi realizada com 520 eleitores do município. O grau de segurança é de 95% e a margem de erro de 3,5 percentuais para mais ou para menos. As coletas foram realizadas entre os dias 3 e 4 de novembro.



Com informações e números da Destak