terça-feira, 26 de setembro de 2023

Criança de 9 anos morre e família acusa hospital de negligência em Oriximiná


Foto: reprodução redes sociais
Maelem Cardoso Marinho, de 9 anos, morreu em Oriximiná, oeste do Pará, na madrugada desta terça-feira, 26, após apresentar febre e dor de garganta na segunda-feira, 25. A família da criança acusa o Hospital Municipal de Oriximiná por negligência e erro médico.
Seguno informações, quando a criança – que morava na comunidade Boca dos Currais – começou a apresentar os sintomas na manhã de segunda-feira, 25, os pais procuraram o Hospital Municipal, que fica no centro da cidade, e teriam sido orientados a levar Maelem à Unidade Básica de Saúde (UBS) local, onde ela recebeu atendimento paliativo e foi liberada para voltar pra casa.

À tarde, por volta das 17h, o estado de saúde de Maelem piorou e mais uma vez a família foi ao Hospital Municipal e a criança recebeu atendimento e foi liberada. Mais tarde, às 18h, devido ao agravamento do quadro, a família resolveu retornar ao hospital, mas dessa vez a menina foi internada e morreu pela madrugada.
Ainda de acordo com o relato da família, no período em que ficou no hospital, a menina foi medicada com remédios para febre e dor, mas também recebeu aplicação de insulina, o que causou estranheza, já que Maelem não tinha diagnóstico de diabetes.

Isabela Ataíde é ouvida em depoimento pela polícia nesta terça-feira; vereador Agnaldo Promissória foi morto com Glock 9mm

Uma fonte da Polícia Civil contou ao Blog do Xarope que a jovem aparentava estar sob efeito de álcool ou droga. O delegado Fábio Amaral, que está à frente do caso, fez uma rápida entrevista com ela no dia do fato, requereu os exames de praxes e depois a liberou.
A jovem Isabela Ataíde, engenheira civil, que estava ao lado do corpo do vereador Aguinaldo Promissória (União Brasil), encontrado morto com um tiro na cabeça, na madrugada da última segunda-feira (25), no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará, compareceu na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil nesta terça-feira (26), para prestar depoimento à polícia no inquérito que apura as causas da morte do parlamentar.
Segundo apurou a reportagem, no dia da tragédia, Isabela Ataíde foi levada para a delegacia de polícia, mas não prestou depoimento devido ao seu estado emocional bastante abalado e pelo comportamento estranho e agitado que aparentava no dia da morte do vereador.
Uma fonte da Polícia Civil contou ao Blog do Xarope que a jovem aparentava estar sob efeito de álcool ou droga. O delegado Fábio Amaral, que está à frente do caso, fez uma rápida entrevista com ela, requereu os exames de praxes e depois a liberou. Porém, ela foi notificada para comparecer nesta terça-feira, onde compareceu para prestar depoimento nos autos do inquérito policial.
Ao contrário do que foi veiculado em alguns veículos de comunicação da cidade, não foi feito nenhum exame residuográfico nem no vereador e nem em Isabela Ataíde, uma vez que este exame foi suspenso pelo Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica.
Em outras palavras, a análise de resíduos coletadas em mãos, face, vestes e outros objetos de suspeitos de terem disparado arma de fogo por meio de técnica colorimétrica utilizando o reagente dodizonato de sódio está suspenso e, portanto, esse exame não foi feito no dia da morte do vereador.
O delegado Jardel Guimarães, superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, afirmou nesta terça-feira, que, além de Isabela, outras pessoas serão ouvidas no inquérito policial, como a filha do vereador e a pessoa que gravou e compartilhou o vídeo nas redes sociais, logo após a morte de Promissória.
A polícia aguarda a conclusão da perícia técnica do local onde o corpo do vereador foi encontrado e outros elementos que possam corroborar com o inquérito policial.
Inicialmente, a principal hipótese é para um cenário de suicídio, já que a perícia preliminar constatou vários elementos compatíveis para uma morte desta natureza. Entretanto, o delegado Jardel Guimarães afirmou que a polícia não descarta nenhuma linha de investigação e somente com a conclusão das perícias e dos depoimentos é que será possível afirmar de fato como ocorreu a morte de Aguinaldo Promissória.
Segundo a polícia, o vereador foi morto com um tiro na cabeça, disparado a poucos centímetros da têmpora. O disparo mortal foi feito de uma Glock 9mm de uso permitido e causou um estrago no crânio da vítima.
Isabela Ataíde não está na condição de suspeita ou investigada. A presença dela na delegacia de polícia faz parte do procedimento que é adotado em casos como esses.

Prefeito Nélio Aguiar decreta luto de 3 dias pela morte do vereador Aguinaldo Promissória; enterro será hoje

O prefeito de Santarém (PA), Nélio Aguiar, decretou luto oficial de 3
dias pela morte do vereador e empresário Aguinaldo Promissória (UB),
ocorrida nesta segunda-feira (25). A polícia investiga se o parlamentar cometeu suicídio.
O enterro será realizado hoje, às 17h, no cemitério Nossa Senhora dos Mártires, bairro Santa Clara. O corpo de Aguinaldo, 46 anos, está sendo velado desde o final da tarde desta segunda no prédio da Câmara de Vereadores de Santarém.
O decreto de luto oficial (nº 830/2023) assinado pelo prefeito entrou em vigor ontem (25).
De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara, a programação fúnebre prevista para hoje é a seguinte:
— 14:00 – Homenagem da Filarmônica Municipal Professor Jose Agostinho;
— 14h30 – Pronunciamento das autoridades e familiares;
— 15:00- Exéquias com os padres Sidney e Armstrong, além de pastores e a participação do Ministério Santa Cecilia;
— 17:00- Sepultamento no cemitério Nossa Senhora dos Mártires

Juiz Gabriel Veloso analisa se mantém liberdade de mulher suspeita de matar sargento da PM Márcio Anderson em Santarém


Uma determinação do juiz Gabriel Veloso de Araújo, titular da 3ª Vara Criminal de Santarém, no oeste do Pará, pode reverter a decisão que livrou da cadeia
Daniele Siqueira da Silva e Silva, suspeita de matar o marido, o terceiro sargento da Polícia Militar, Márcio Anderson Vinholte Silva, 42 anos, crime ocorrido no dia 26 de julho deste ano.
Em despacho do último dia 21 de setembro, o magistrado encaminhou à direção do Fórum de Santarém, ofício no sentido de agendar, com brevidade, junto ao setor multidisciplinar da Justiça, a realização de um estudo social para esclarecer a atual e real situação de um adolescente e seu histórico familiar, que possam constituir informações pertinentes ao caso.
A justiça pretende verificar a percepção do adolescente sobre o crime e também analisar a viabilidade de aproximação do menor com a acusada.
O objetivo é subsidiar o caderno processual e eventual manifestação quanto à suspensão ou manutenção da medida cautelar imposta na decisão do último dia 18 de agosto que permitiu a liberdade provisória de Daniele Siqueira.