segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Prefeito Domingos Juvenil é condenado pelo TCE a devolver mais de R$ 45 milhões das irregularidades na Alepa

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE) condenou o atual prefeito de Altamira e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Juvenil (MDB), a devolver mais de R$ 45 milhões de reais. A decisão do Tribunal de Contas se refere a irregularidades nas despesas cometidas no ano de 2010, quando Juvenil era presidente da ALEPA. A decisão foi proferida na sessão plenária do TCE da última quinta-feira, 13 de dezembro, e cabe recuso por parte do condenado.
As informações são de interesse público e estão no site do TCE. 

Vereador é preso junto com um PM por suposta Participação no assassinato de professo

Policiais da Delegacia de Homicídio em Belém, em conjunto com o grupo de Pronto emprego, deram cumprimento a Mandados de prisão em desfavor do vereador da cidade conhecido por Gean Pardal e de um Policial Militar lotado no 5º BPM de Castanhal.
Segundo informações os mesmo estariam envolvidos na trama que culminou com o assassinato do professor Paulo Henrique ocorrido no ano passado naquela cidade.H como era conhecido era uma pessoas bastante polêmica na cidade, onde costumeiramente denunciava mazelas de Políticos locais, e segundo informações chegou a ter uma discussão áspera e até chegou as vias de fato em uma ocasião com o Vereador Gean Pardal. 
A operação foi realizada hoje,17 pela Divisão de Homicídios que estava a frente das investigações.

Polícia se reforça para prender matadores do sindicalista Gilsom Maria na região de Rurópolis

Gilson Maria Temponi liderava assentamentos rurais na região da Transamazônica, precisamente em Placas.
Nesse momento a Polícia Civil em Rurópolis, realiza diligências para apurar a autoria, circunstâncias e motivação da execução do sindicalista Gilson Maria Temponi. Ele foi morto no portão de casa no último sábado (15). 
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (Segup) disse que foi aberto um inquérito na delegacia do município para apurar o caso e uma testemunha ocular já foi ouvida. 
Resultado de imagem para superintendente thiago mendes
Superintendente da PC Thiago Mendes
Em contato com a reportagem do Blog do Xarope, o delegado Ariosnaldo Vidal disse que já se encontra em Rurópolis, o delegado Thiago Mendes Superintendente da Polícia Civil, e que o trabalho vai ser intensificado com reforços vindo de Santarém. Alguns nomes vem sendo investigados, como suspeitos da morte do sindicalista. 
O crime aconteceu por volta das 8h, quando dois homens em uma motocicleta bateram no portão do local. A vítima saiu da casa para atender e, ao abrir o portão, foi surpreendida com aproximadamente três disparos de arma de fogo. 
De acordo com Ariosnaldo, a Polícia Civil, até o momento, pessoas já foram ouvidas como testemunhas, mas ainda não há definição de nomes de envolvidos no homicídio. 
Gilson, conhecido como "Mineiro", tinha 43 anos e era presidente da Associação dos Agricultores Nova Aliança assentamentos “PDS Castanheiro”, “Arthur Falero” e “Avelino Ribeiro”. Ele lutava pela regularização fundiária dos terrenos junto ao Incra. 
A família informou que a vítima vinha sofrendo ameaças. Há cerca de um ano, ele se mudou do município de Placas para Rurópolis, temendo pela vida da família.
Sindicalista é morta em Rurópolis (Foto: Divulgação)Morte de Sindicalista: esse não foi o primeiro caso de execução de sindicalista, em janeiro de 2016, a sindicalista Leila Cleópatra Ximenes foi encontrada morta. O crime ocorreu após o término de uma reunião política, quando a sindicalista se dirigia à a sua residência no bairro do Leitoso.

Justiça concede habeas corpus e libera Sargento Gildson acusado de homicídio em Santarém

Ele é réu confesso que disparou 12 tiros no carro que causou a morte da doméstica Sônia da Silva Viana, 40 anos e ferimentos em outras três pessoas que também estavam no veículo.
O Tribunal de Justiça do Pará concedeu, por maioria de votos, o habeas corpus que libera da prisão o sargento da PM Gildson dos Santos Soares, do Grupamento Tático Operacional (GTO), acusado de homicídio em Santarém.

*PCdoB realiza conferências extraordinárias para discutir incorporação do PPL*

A imagem pode conter: 14 pessoas, incluindo Caetana Sena, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaO Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil - PCdoB/Santarém vai realizar em fevereiro de 2019 uma Conferência Municipal Extraordinária para discutir o processo de incorporação do PPL – Partido Pátria Livre, dentro da estratégia definida pelos dois partidos, em nível nacional, para vencerem as cláusulas de barreira definidas para as eleições deste ano. A decisão do PCdoB/Santarém foi tomada neste domingo no *Centro de Tradições Caboclas “Pavulagem Natina”*, na última reunião anual do partido, quando também foi realizada a confraternização dos filiados.
Os dois partidos, PCdoB e PPL (juntamente com outros 12, dos 35 existentes atualmente) não conseguiram alcançar o quantitativo de votos estabelecido pela legislação, o que determina a perda do direito de utilizar o Fundo Partidário e o tempo para inserções no horário gratuito de Rádio e TV.
Segundo Paulo Costa, presidente do PCdoB/Santarém, o Comitê Central do PCdoB já discutiu o tema com o PPL e no Congresso Extraordinário realizado pelo segundo partido no início deste mês, o primeiro passo foi dado. “Agora o PCdoB vai realizar seu Congresso Nacional Extraordinário em 17/03 e a direção estadual marcou sua Conferência Estadual Extraordinária para 09/03, dando prazo para que todos os municípios realizem suas Conferências Municipais até 24/02”, enfatizou.
Os dirigentes do PCdoB/Santarém já estão em contato com os dirigentes locais do PPL, visando a aproximação dos dois partidos em apoio à decisão nacional. 
“Nossa Conferência Extraordinária vai discutir apenas o processo de incorporação, deixando para o segundo semestre a definição sobre nova direção e estratégias para 2020”, concluiu Paulo Costa.

Helder é diplomado nesta terça-feira, e entre os nomes escolhidos até o momento, nenhum da região Oeste do Pará

Helder já anunciou vários nomes, mas até agora não se viu nenhuma indicação que venha da região do Oeste do Pará, pretenso Estado do Tapajós. 
A expectativa está num possível acordo que o governador eleito teria feito, com o grupo de Nélio Aguiar e Joaquim de Lira Maia de Santarém, e com o candidato a  senador advogado Jarbas Vasconcelos. O vereador Henderson Pinto, não eleito deputado federal pelo MDB assumiria a secretária de Agricultura e o próprio Jarbas do PV que não foi eleito senador, assumiria a Susipe.  
Os candidatos eleitos no pleito de outubro de 2018 serão diplomados em cerimônia a ser realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) nesta terça-feira (18).