quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Fátima Braga prefeita de Mocajuba vai assumir a SEDUC

Fátima Braga , prefeita de Mocajuba, que já foi secretária de educação de Helder quando prefeito de Ananindeua, renunciará ao cargo de prefeita e assumirá a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).
Ela já deve assumir a pasta a partir desta segunda-feira (10). Com a saída dela, a prefeitura de Mocajuba será assumida pelo vice-prefeito, Cosme Macedo Pereira, conhecido como Irmão Cosme.Inclusive ela esteve presente como o Governador Helder Barbalho, que confirmou as informações pelas redes sociais.

E AGORA JOSÉ: Homem é condenado por estupro em Santarém, mas vítima diz que mentiu

Resultado de imagem para forum de santarem"Desde dezembro de 2019 uma família em Santarém, no oeste do Pará, vive o drama de ter um dos integrantes presos por um crime que não teria cometido: estupro de vulnerável. Isso porque a suposta vítima voltou atrás e disse que mentiu sobre a denúncia que fez de abusos que teriam sido praticados pelo padrasto.
As advogadas do acusado falaram sobre o caso e, de acordo com Eidilane dos Santos Nascimento e Jamarli Santana Lopes, tudo começou em 2016, após a suposta vítima fazer as denúncias que resultaram no processo.

Lora é executada a tiros, a policia apura o crime

Uma mulher até o momento identificada apenas por ``Lora``, foi executada a tiros no município de Uruará. O autor do crime ainda conseguiu balear Silvia Cristina dos Santos, conhecida por Aranha, que também ficou ferida por disparo de arma de fogo. O crime ocorreu na Rua Castro Alves, zona centro-oeste da cidade de Uruará. 

Jovem é encontrado morto, e com os pés amarrado no município de Uruará

Lucas Miranda que estava desaparecido em Uruará desde a noite de sexta 17 é encontrado morto
No início da tarde desta terça-feira, 21 de janeiro, foi encontrado o corpo do adolescente, Lucas Cordeiro Miranda, 17 anos, que estava desaparecido desde a noite de sexta-feira, 17 de janeiro. O jovem foi encontrado por volta das 13 horas numa área de mata próxima ao Bairro Cachoeirinha, zona oeste da cidade de Uruará, onde o mesmo residia com a mãe, Maria de Nazaré Cordeiro Miranda, que encontrava-se inconsolável na delegacia de polícia na tarde desta terça-feira. 

PM desarticula 'boca do pretinho' no bairro Diamantino, em Santarém

Entorpecentes, celulares e dinheiro foram apreendidos e apresentados à 16ª Seccional de Polícia Civil — Foto: Polícia Militar/DivulgaçãoA PM encontrou mais de 70 papelotes de cocaína, dinheiro e demais objetos que seriam fruto do tráfico de drogas.
Durante rondas pelo bairro Diamantino, em Santarém, no oeste do Pará, Policiais Militares observaram que um homem circulava pelas ruas em atitude suspeita dirigindo uma motocicleta, sendo que em determinado momento ele parou em uma casa e um homem subiu na garupa da moto.

Vereador do PV defende concurso público para a Prefeitura de Santarém

Resultado de imagem para matias juniors do pv"O vereador Valdir Matias Jr. (PV), no seu retorno à tribuna da Câmara de Vereadores de Santarém, na sessão desta terça-feira (4), usou seu tempo de liderança para defender a realização de concurso público pela Prefeitura como forma de garantir a estabilidade dos servidores públicos municipais. Diante da ameaça iminente de exoneração de servidores temporários por conta do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado pelo prefeito Nélio Aguiar e todo seu secretariado, com a 9ª Promotoria de Justiça, no último dia 5 de dezembro de 2019, o parlamentar manifestou sua preocupação com os trabalhadores que correm o risco de perder seus empregos justamente pela falta de garantias dadas pela gestão municipal quando aceitou assinar o TAC, colocando a cabeça de vários pais de famílias na degola. O Poder Executivo tem até o próximo dia 31 de março para mandar pra rua todos os servidores temporários que ocupem cargos de provimento efetivo, que não foram criados por lei, ou estejam além do número criado, além de outras obrigações.
O TAC resulta de Inquérito Civil que verificou que estão criados 400 cargos de auxiliar e agentes administrativos pela Lei Municipal 16.060/98. Entretanto, estão providos 993 nos cargos. O TAC também faz menção à concessão de gratificações, que devem ser canceladas.
Valdir Matias Jr. lamentou a situação extrema na qual se encontram centenas de trabalhadores, que ao longo dos últimos anos desenvolvem suas funções em prol do município e que hoje correm o risco de ficarem desempregados. O líder do PV disse que a Casa espera com muita expectativa a chegada do Projeto de Lei de autoria do Executivo que trata da reforma administrativa e cria cargos necessários para o funcionamento dos serviços públicos, para apresentar propostas que contribuam com o bem estar do funcionalismo municipal.
Para ele, no entanto, somente a realização de concurso público garante a estabilidade dos servidores. O parlamentar lembrou que o último concurso realizado pela Prefeitura foi há mais de 12 anos. “A Prefeitura precisa realizar um concurso público para contratar servidores e evitar, por exemplo, situações extremas como a que muitos pais de famílias estão vivendo hoje por causa de um TAC assinado sem nenhuma garantia para esses servidores. Na história do município, foram feitos apenas dois concursos públicos. O primeiro foi em 98 e o último em 2008. Já são mais de 12 anos e até hoje não foi realizado um certame público para regularizar a situação de muitos servidores que atuam de forma temporária, ocupando cargos importantes na administração pública do município. A Câmara precisa legislar sobre esse Projeto de Lei que vai chegar a esta Casa de forma transparente e urgente, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse.
O TAC é ruim para os interesses dos trabalhadores e a Prefeitura assumiu a obrigação de exonerar vários servidores.

SESPA monitora mortes de macacos em Santarém


O 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em Santarém, no oeste do Pará, está em alerta depois do aparecimento de macacos mortos no município. Já são pelo menos cinco registros de animais mortos.

Justiça condena ex-prefeito de Faro por crime de responsabilidade

A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Faro (PA) Denilson Batalha Guimarães – mais conhecido como Dênis Guimarães – a um ano e dois meses de detenção por crime de responsabilidade. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da denúncia, o ex-prefeito não prestou contas da aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassados à prefeitura de 2010 a 2012, enquanto ele era gestor do município.