terça-feira, 29 de junho de 2021

Cachorro maltratado pelo tutor após comer um papagaio é resgatado na comunidade Tabocal

Quando a polícia chegou ao local para prender o suspeito do crime de maus-tratos, ele fugiu pelos fundos e entrou na mata.
Nesta segunda-feira (28) circulou nas redes sociais um vídeo que mostra um homem maltratando um cachorro. O caso aconteceu no Beco Marçara, na comunidade Tabocal, localizada no KM 23 da BR-163, em Santarém, oeste do Pará. Após a denúncia, agentes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental junto com a representante da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/Santarém foram ao local e resgataram o animal.
Quando a polícia chegou para prender o homem pelo crime de maus-tratos, ele fugiu pelos fundos e entrou na mata. Os agentes fizeram buscas no local, mas não conseguiram capturar o suspeito.
O cachorro que atende pelo nome de “Duque” apresentava sinais de estar há várias horas sem ser alimentado, dado o estado crítico de magreza, porém, sem sinais de escoriações após ter sido maltratado.
De acordo com 1ª Cipamb, o animal foi espancado após comer um papagaio do agressor. Duque foi levado para sede da Semma, e nesta terça-feira será levado a um veterinário para exame clínico e em seguida, será destinado à adoção.
Juliana Martins, advogada da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Subseção da OAB, disse que um boletim de ocorrência foi registrado para as providências que o caso requer, uma vez que o tutor do animal infringiu a lei de proteção aos animais. Além de ter maltratado o cachorro, o homem criava em sua propriedade um animal silvestre (papagaio).
Semma e Cipamb relataram que denúncias desse tipo de caso têm aumentado em Santarém e que é importante que a população continue denunciando para que os animais sejam retirados do convívio de quem pratica os maus-tratos.
No Pará, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, de janeiro a maio foram registrados 299 casos de crimes contra animais em todo o estado. Em 2020, no mesmo período, a marca chegou a 105 ocorrências. Um aumento de 184%.
Já de janeiro a dezembro do ano passado foram registradas 382 denúncias. São crimes relacionados a: abandono de animais, maus-tratos, omissão na guarda de animais e crueldade contra animais.
O que diz a Lei
Abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais é crime com pena mas também de abusar e ferir o cão e o gato. Esse crime tem pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa, e proibição da guarda, além de poder ser aumentada de 1/6 a 1/3 da pena se ocorrer morte do animal". A pessoa que maltrata pode ser presa em flagrante.Após denúncia, cachorro vítima de maus-tratos foi resgatado por representante da OAB e equipe da Cipamb — Foto: OAB/Divulgação

Helder Barbalho: volta às aulas presenciais no dia 2 de agosto confirmada

Justiça bloqueia bens do governador do PA Helder Barbalho e outros  suspeitos de irregularidades na compra de bombas de infusão na pandemia |  Pará | G1
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou nesta segunda-feira (28) a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino no próximo dia 2 de agosto.
“Já estamos nos organizando para o retorno às aulas presenciais no dia 2 de agosto. Portanto, você, aluno, que está sem aula presencial durante todo esse tempo, já começa a se organizar para que no dia 2 de agosto possamos voltar para as aulas presenciais e recuperar o tempo perdido, e assim garantir educação para todos os nossos alunos”, disse Helder.
Desde o dia 18 de março de 2020, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) suspendeu as aulas presenciais na rede pública estadual em decorrência da pandemia de covid-19.
Desde então, por meio do movimento “Todos Em Casa Pela Educação”, disponibiliza videoaulas pela TV Cultura do Pará, áudios educativos por meio do Seducast, conteúdos de aprendizagens pelo Para Casa, cadernos de atividades estruturantes e compêndios (impressos), além da plataforma educacional Enem Pará (Exame Nacional do Ensino Médio) e distribuição.
A Seduc reforça que a decisão para o plano de retomada está em consonância com estudos científicos, órgãos de saúde e entidades representativas, e obedecerá a todos os protocolos de biossegurança e prevenção à covid-19, para garantir a segurança da comunidade escolar.
A rede pública estadual de ensino tem, hoje, 586 mil alunos matriculados.

Rurópolis: 180 dias se passaram, e o trabalho segue firme no governo de Taka


180 dias se passaram, e o trabalho segue firme em nosso município, porque nossa missão é levar o melhor em todos os cantos de nossa cidade, não importa onde. São 180 dias de uma gestão que busca diariamente o melhor, em projetos e obras que fazem nosso povo crescer, porque compartilhamos do mesmo objetivo, um lugar com Saúde para todos, Educação que faça a diferença, Meio Ambiente íntegro, Infraestrutura de qualidade, e Assistência para quem mais precisa!