sábado, 10 de abril de 2010

Acusado de matar DORATHY STANG tem pedido negado
 
Dorothy Stang foi assassinada em 12 de fevereiro de 2005, próximo ao lote 55, da gleba Bacajá, no município de Anapu, sudeste do Pará. O caso, que teve repercussão internacional, ainda não foi concluído. 

O ministro Cezar Peluso, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou o pedido liminar para a libertação de Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, em Anapu. O STF ainda não liberou a íntegra do despacho do ministro.

Com a recusa, o julgamento do acusado acontece na segunda-feira (12). O juri foi remarcado porque o advogado de Bida, Eduardo Imbiriba não compareceu ao júri no dia 31 de março.
A defesa pedia a libertação de Bida, preso desde 12 de fevereiro, e o adiamento do júri.
Procurado, o advogado Eduardo Imbiriba informou que a equipe de defesa de Bida ainda não traçou nova estratégia para o réu. Ele declarou que a defesa está preparada para o júri, mas não confirmou a presença no julgamento marcado para segunda-feira.
Está é a terceira vez que Vitalmiro enfrentaria julgamento popular pela morte da missionária. Na primeira, em sessão nos dias 14 e 15 de maio de 2007, o réu foi condenado por decisão do Conselho de Sentença a 30 anos de reclusão. Como a pena foi superior a 20 anos, Vitalmiro teve direito a novo júri (benefício que ainda vigorava na legislação penal antes da reforma que eliminou essa possibilidade), e foi novamente a julgamento nos dias 5 e 6 de maio de 2008. Dessa vez, o acusado foi absolvido.
O Ministério Público e a Assistência de Acusação recorreram ao segundo grau do Judiciário paraense, requerendo a anulação do julgamento, alegando que a decisão foi contrária à prova dos autos. Em sessão da 1ª Câmara Criminal Isolada, do TJPA, realizada em abril de 2009, os desembargadores acompanharam o voto da relatora, desembargadora Vânia Silveira, anulando o julgamento de Vitalmiro.
O acusado impetrou habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça e conseguiu liminar para aguardar em liberdade, mas, em sessão do dia 4 de fevereiro deste ano, a Quinta Turma do STJ cassou a medida, determinando a sua prisão. Vitalmiro se apresentou à Polícia e permanece preso, aguardando a realização do terceiro julgamento.

Belo Monte

TREMONTE CRITICA DIRETOR DE " AVATAR"

"O líder do setor florestal paraense diz que o cineasta quer se promover às custas dos índios e ribeirinhos do Brasil".

O presidente da União das Entidades Florestais do Pará (Uniflor), Luiz Carlos Tremonte, repudiou a atuação do cineasta canadense James Cameron, diretor do blockbuster "Avatar", que resolveu liderar um movimento mundial contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu. Para Tremonte, Cameron afrontou a soberania brasileira, ao criar um movimento de pressão internacional contra uma obra fundamental e estratégica à estrtura do País.
"O cidadão para falar sobre a Amazônia tem que ter pego pelo menos uma malária, tem que conhecer a região, o Brasil. O James Cameron só viaja de primeira classe, fica em hotéis cinco estrelas e nunca fez nada pela Amazônia, não entende de Amazônia, apenas repete o que lhe é soprado aos ouvidos por organizações que atuam contra os interesses do Brasil", critica Tremonte, afirmando que o cineasta não tem argumentos e nenhum nenhum histórico para falar sobre a Amazônia, principalmente a amazônia brasileira.
Para Luiz Tremonte, James Cameron está usando os indígenas e os ribeirinhos da região do Xingu para se promover, "parecer boa gente para a opinião pública internacional", sem nunca ter ajudado estes povos. "Se ele está tão preocupado assim com nossas populações indígenas e ribeirinhas, porque não doa para eles parte dos bilhões que ganhou com o filme ‘Avatar’? Nós da Uniflor repudiamos este tipo de atitude. O presidente Lula por muito menos tentou expulsar um jornalista estrangeiro do Brasil e já passou da hora da governadora do Estado vir a público e dizer que o James Cameron é persona non grata no Pará", reforça Tremonte.
Para o presidente da Uniflor, a geração de energia em hidrelétricas não é só sustentável, "é inteligente, eficiente e fundamental para o crescimento do País". Além disso, sustenta ele, houve um avanço grande na questão ambiental e as novas hidrelétricas são construídas mediante um cuidado ambiental, com menos impactos e mais benefícios sociais. Os impactos ambientais desta usinas são exatamente zero, reforça. "Podemos ver isso claramente nas usinas que estão sendo construídas no rio Madeira, em Rondônia, e veremos também em Belo Monte", assegura.
Luiz Carlos Tremonte diz ainda que existem milhões de hectares de terras indígenas na região de Belo Monte demarcadas para alguns milhares de índios. O reservatório terá cerca de 50 mil hectares e vai beneficiar mais de 20 milhões de brasileiros. Os povos indígenas, assevera, vão se beneficiar com Belo Monte, pois podem sair do abandono em que estão e podem viver com mais dignidade. Para o presidente da Uniflor, James Cameron não está preocupado com os índios ou os ribeirinhos, pois nunca participou de qualquer discussão sobre Belo Monte. "Ele só quer apenas aparecer", critica. "O País precisa crescer, gerar empregos e renda e esta é a agenda que defendemos", conclui.

Nossos burracos

NA RADIO RURAL DE SANTARÉM

“Eu sei que vocês estão chateados com os nossos buracos de Santarém. Agora quero dizer que a culpa foi dos governos Federal e Estadual e também do rigoroso inverno de 2009. No entanto quero dizer que este ano, estamos de volta com o trabalho de tapa buraco, mesmo que isso venha acontecer em pleno inverno”.


Maria do Carmo, prefeita de Santarém, em seu programa de sábado na Rádio Rural de Santarém...

Nota do blogueiro: O que não deu para entender, foi o motivo pelo qual a prefeita se explicou alegando sobre, “ os nossos buracos de Santarém”, depois porque alegou que a culpa era de seus aliados, a governadora Ana Julia e do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Bom e por fim, a prefeita deixar claro que o trabalho de tapa buraco vai voltar, mesmo que seja até no inverno, ai fica no ar uma pergunta: será que a prefeita acha que o povo é tão burro assim, para não entender que este ano é ano de política, mesmo acontecendo uma campanha em pleno inverno. Parece até piada, mais não é...

Jogo da virada

São Raimundo tenta driblar má fase contra o Cametá

Depois de perder para o Águia de Marabá em pleno estádio Colosso do Tapajós por 1 X 0. A equipe do São Raimundo tenta se reabilitar neste domingo jogando novamente em casa contra a forte equipe do Cametá.
O jogo é esperado com muita expectativa, já que uma vitória poderá novamente colocar a equipe santarena de volta para o G4.
São Raimundo fez seu último treino no estádio Colosso do Tapajós. Alguns jogadores já foram confirmados. Mas o técnico Flávio Barros ainda não definiu o esquema técnico.
Para continuar como técnico de Flávio Barros terá por obrigação de levar o time em uma boa vitória. Na ultima partida ele teve participação clara na derrota do time, já que fez substituições que não agradou a torcida fanática e exigente do São Raiomundo.
Na primeira parte do treino esquema com dois zagueiros, diferente do jogo de domingo. O zagueiro Márcio estréia com a camisa alvinegra, o lateral esquerdo João Pedro, também treinou com o colete de titular. Ceará que começou com um treino de bola entrou em campo e pode ser uma opção do técnico Flávio Barros na lateral.
Durante o treino, jogadas ensaiadas e muitas trocas. O técnico testou várias possibilidades. A expectativa é que até a hora ao jogo a nuvem negra e a má fase estejam dissipadas e o sol volte a brilhar.
A partida começa as 18:00, tudo para fugir da partida entre Flamengo X Vasco da televisão que será transmitida pela TV as 16:00 horas .