segunda-feira, 10 de junho de 2019

OAB pede afastamento de Moro e Deltan

Para o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, a troca de colaborações entre Moro e Dallagnol põe em xeque a equidistância da Justiça
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai recomendar o afastamento temporário de suas funções do ministro da Justiça, Sergio Moro, do coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e dos demais procuradores da República citados na série de reportagens do The Intercept Brasil o encerramento das investigações sobre o vazamento troca de mensagens. 

Promotoria denuncia mulheres que agrediram criança dentro de clínica

Dona da clínica Fazendinha e terapeuta ocupacional são acusadas por tortura a garoto autista de 10 anos
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ofereceu à Justiça, nesta segunda-feira (10), denúncia criminal contra Manoela Caroline Pinheiro da Costa e Marcileia Pinheiro da Costa, acusadas de crime de tortura contra uma criança autista de 10 anos. A violência foi praticada dentro do Centro Terapêutico Fazendinha, instalado em Castanhal. O local continua com atividades suspensas preventivamente.
A autora da denúncia é a promotora de Justiça Priscilla Tereza Moreira, responsável pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Castanhal. Ela se baseou em inquérito policial e em inquérito cível instaurado pelo MPPA para apurar o caso. O episódio veio a público em maio passado depois que um vídeo mostrou a terapeuta ocupacional Manoela Pinheiro, filha da proprietária da Fazendinha, agredindo um garoto de 10 anos de idade, diagnosticado com autismo. A dona do estabelecimento, Marcileia Pinheiro da Costa, também aparece no vídeo munida de um cinto, fazendo ameaças e promovendo violência psicológica ao menino, que começa a chamar pela mãe.
Após análise das provas coletadas pela Polícia, a promotora verificou que as condutas de violência física e psicológica praticadas pelas denunciadas, tendo o seu ápice no dia 21 de maio de 2019, causaram intenso sofrimento à vítima, em dissonância a proposta de atendimento preconizada pela equipe de atendimento da vítima e serviço realizado por terapeutas ocupacionais.
A promotora caracterizou a conduta da terapeuta ocupacional Manoela Pinheiro e de sua mãe, Marcileia Pinheiro, proprietária da Fazendinha, como crime de tortura, previsto na lei 9.455, de 1997. A pena para os condenados por esta prática pode ser a prisão por dois a oito anos, com possibilidade de aumento da pena de um sexto até um terço. Pela lei, o crime de tortura é inafiançável e não pode ser anistiado.
“A vítima foi submetida a situações de violência física e psicológica que lhe causaram intenso sofrimento e constrangimento, durante atendimento de terapia ocupacional, por pessoas que ofereceram seus serviços com o intuito de melhorar a qualidade de vida da vítima, local onde a vítima deveria ser acolhida, cuidada e receber atendimento que pudesse melhorar suas habilidades sociais, ao invés de ter seus direitos violados de forma desumana e cruel”, argumenta a promotora Priscilla Tereza na denúncia oferecida à Justiça.
Segundo a promotora, destaca-se que o dolo das denunciadas, de agir com o intuito de provocar intenso sofrimento à vítima, além de humilhação, restou evidenciado através do comportamento de ambas, que já vinham apresentando há algum tempo, aproximadamente desde o início do mês de maio, sem qualquer inibição da presença de terceiros, condutas incompatíveis com o serviço proposto de terapia ocupacional. “Elas evidenciaram uma atitude de intolerância, raiva e agressividade desnecessárias contra uma criança extremamente vulnerável, seja através de gritos, xingamentos, ameaças e agressão física”, completou.
Relembre o caso
Em 23 de maio circulou nas redes sociais um vídeo em que a terapeuta ocupacional Manoela Pinheiro, filha da proprietária da Fazendinha, agride um garoto de 10 anos de idade, diagnosticado com autismo. Nas imagens, Manoela Pinheiro dá um tapa e grita com a criança. Em seguida, a proprietária do estabelecimento, Marcileia Pinheiro da Costa, munida de um cinto, passa a fazer ameaças e promover violência psicológica ao menino, que começa a chamar pela mãe.
O garoto estava há cerca de um ano em tratamento no centro terapêutico. As imagens foram feitas por uma pedagoga, que acompanha a criança como facilitadora no tratamento de autismo. Em depoimento à polícia, a pedagoga afirmou que já havia presenciado atos de violência física e psicológica praticados por Manoela Pinheiro e Marcileia Pinheiro contra o menino. A pedagoga assegura que em todas as vezes que tentou intervir, Manoela reagiu com muita rispidez.
Um levantamento preliminar de informações feito pelo MPPA identificou que o centro terapêutico funciona na residência da proprietária, Marcileia Pinheiro. O centro está em atividade desde 2014. O estabelecimento não possui registro na Vigilância Sanitária de Castanhal, já tendo recebido um auto de infração, e nem alvará de funcionamento expedido pela prefeitura.
Texto: Fernando Alves

Policia indicia Henderson Pinto " governador regional" por peculato e associação criminosa

Herderson Pinto do MDB na mira da perfuga 
Por Jeso Carneiro
A Polícia Civil do Pará indiciou o “governador regional” do Baixo Amazonas e vereador licenciado de Santarém, Henderson Pinto (MDB), e mais 4 pessoas por supostos crimes de peculato e associação criminosa no âmbito da operação Perfuga.

A investigação, a cargo do delegado Kleidson Castro e abastecida pela delação de Andrew Oliveira da Silva, ex-chefe de RH (Recursos Humanos) da Câmara de Vereadores de Santarém, mira a contratação de funcionários fantasmas pela Casa na época em que Henderson a presidiu entre nos anos de 2013 e 2014.
O inquérito, sob sigilo, foi encaminhado pela polícia à Justiça, segundo revelou uma fonte anônima ao Blog do Jeso. O caso tramita na 2ª Vara Criminal.
O juiz titular da vara, Rômulo Nogueira de Brito, conforme a fonte, já teria encaminhado o inquérito para o Ministério Público do Pará, que deverá ajuizar (ou não) denúncia criminal contra os indiciados.
Em novembro do ano passado, a Justiça bloqueou parte dos bens de Henderson (até R$ 56 mil), a pedido do Ministério Público, por conta de um outro processo no âmbito da Perfuga. 
Nele, o coordenador do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas é acusado de fraude à licitação e peculato, fatos supostamente ocorridos também quando ele presidiu a Câmara.
Andrew Silva, delator dos crimes praticados por Henderson Pinto

Prefeita de Placas Raquel Possimoser mostra a sua linda mansão de meio milhão de reais: “ De onde veio esse dinheiro?”

As informações são de que a prefeita teria gasto cerca de 550 mil reais em sua nova residência, após a  sua separação do ex-prefeito Negão Brandão 
No ano de 2017, Raquel Possimoser, entrou pra historia como a primeira mulher eleita prefeita no município de Placas. Uma grande festa e muitas alegrias reacendidas pela nova esperança que ela representava naquele momento, foi feita pela população. 
Dois anos se passaram e é provável afirmar que hoje ela obtém um alto índice de rejeição popular por conta da decepção promovida pelas vaidades e ambição desmedidas, deixando a população a mercê de seus direitos e elementos necessários à sobrevivência de centenas de famílias na zona rural e urbana. 
E possível afirmar a existência de corrupção naquele município? E possível dizer que toda ação política está voltada apenas para os interesses pessoais da prefeita? Que a maioria dos vereadores alheios ao grande descaso sofrido pela população se permite ao descalabro de apenas dar sustentação, sem cumprir seu verdadeiro papel ? 
Poderíamos dizer sim para todas essas perguntas, mas não temos provas para afirmar contundentemente, pois o que temos pra hoje não passam de questionamento que aguardamos ansiosamente pelas respostas do Ministério Publico. Ele sim questiona e responde. Ainda assim, o nosso desejo de colaboração é inerente à ânsia de respostas concretas. 
Por exemplo, como a prefeita conseguiu construir uma mansão de mais de meio milhão de reais se ela ganha cinco mil reais por mês, o que daria 60 mil reais por ano? A prefeita que agora trocou o sobrenome Brandão para Possimoser, afirma que “juntou dinheiro”, que “economizou” , mas as pessoas assustadas questionam como seria possível isso, já que fazendo contas bem assim por alto, em dois anos ela ganharia da prefeitura 120 mil reais? Acontece que a casa esta sendo avaliada em mais de meio milhão de reais, isso sem falar nos lindos moveis planejados que ocupam a nova mansão, que custaram por volta de 270 mil reais. O que somaria cerca de 800 mil a totalidade. De onde veio esse dinheiro? Será que ela ganhou na mega sena e ninguém ficou sabendo? 
Prefeita Raquel  Possimoser
Enquanto isso, o município desaba ladeira abaixo com os fornecedores atrasados, municipalismo jogado as traças, sem respeito e nem pagamento. A cidade inteira parece mais uma vitima de bombardeios terroristas. Totalmente acabada e destruída, por falta de infra-estrutura adequada. Crianças sem merenda escolar caminham horas pra chegar às escolas por falta de transporte. Um descaso total, mas a Prefeita no alto de seu salto e embaixo de quilos de maquiagem, ainda vocifera ética e honestidade, arrotando a grandeza de sua mansão e outros imóveis que possui, na cara do povo, que já nem mais espera pelas migalhas que caem de sua mesa.
Por Caco Sousa

Morador de rua é assassinado a pauladas em Novo Progresso

MORDAOR RUA 1Um morador de rua foi assassinado a pauladas na madrugada deste domingo (09) em Novo Progresso, Segundo a policia ele vivia na rua, não tinha documentos, aparenta ter entre 58/60 anos, havia perfuração na cabeça possível que a paulada com prego atingiu a vitima que veio óbito no local. A Vitima aguarda por reconhecimento, ao contrario será sepultado como indigente.
O crime aconteceu na Rua Santa Ana no bairro Pires de Lima, em Novo Progresso.
A polícia investiga o caso e a motivação do crime ainda é desconhecida.
O caso foi registrado no DEPOL de Novo Progresso.
Blog do Xarope com informação da Folha do Progresso
MORDAOR RUA

Chefs se emocionam no encerramento da 3ª Edição do Cozinha Tapajós em Alter do Chão

Secretário de Turismo, Diego Pinho e Prefeito Nélio Aguiar em visita aos estandes (Foto: Júnior Aguiar)
Organizado pelo Chef Saulo Jennings, com a curadoria do coletivo Soul Kitchen e parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o Festival Gastronômico "Cozinha Tapajós" encerrou a programação no sábado (8), com uma grande troca de conhecimentos em praça pública. O evento contou com presença de renomados Chefs da Gastronomia brasileira que utilizaram ingredientes da culinária tapajônica em suas aulas.

O Cozinha Tapajós foi bem prestigiado pela população santarena, na Praça 7 de Setembro, na Vila Balneária de Alter do Chão. O evento que iniciou na quarta-feira (5) promoveu debates, intercâmbio, aulas entre profissionais e a comunidade santarena, sobre a importância da valorização da culinária tapajônica, melhor aproveitamento dos alimentos locais e o fomento do turismo na região.
O Chef Ivo Faria, o primeiro cozinheiro a se apresentar na noite de encerramento falou sobre sua experiência no Cozinha Tapajós e mencionou que o tucupi é o ingrediente mais importante da culinária do Tapajós. "Missão cumprida. Foi muito bom, hoje tivemos um grande número de pessoas prestigiando o Cozinha Tapajós.

Homem acusado pelo assassinato de advogado é preso em Novo Repartimento

Na noite deste domingo, 9, a Polícia Civil prendeu o suspeito pela morte do advogado João Vieira Bezerra, assassinado na noite de sábado, 8, em Novo Repartimento, Sudeste do Pará. O acusado foi identificado como Douglas Wendell dos Santos, de 19 anos.
O acusado confessou o crime e revelou os detalhes da sua conduta. Com ele, foram encontrados alguns objetos pessoais da vítima e a quantia em dinheiro de R$ 1.210.
A ação policial contou com a participação de policiais civis da Superintendência Regional do Lago, das Delegacias de Breu Branco e de Novo Repartimento, além dos Núcleo de Apoio à Investigação.

Homem que matou o ator Rafael Miguel e seus pais está foragido

O acusado pela morte do ator Rafael Miguel, de 22 anos, e seus pais, João Alcisio Miguel, de 52, e Miriam Selma Miguel, de 50, é o sogro do ator, Paulo Cupertino Matias, de 48 anos, que está foragido. O crime aconteceu na noite deste domingo, 9.
De acordo com pessoas ligadas à família, Paulo fugiu após os disparos e cometeu o crime por ciúmes da filha. A menina era obrigada a ficar trancada em casa e a não se relacionar com outras pessoas. Hoje, após se sentir mal, Isabela, a namorada de Rafael, recebeu a visita e o carinho do namorado e dos sogros. Segundo testemunhas, Paulo não gostou e atirou nos três em São Paulo.
Rafael ficou conhecido nacionalmente quando estrelou um popular comercial no qual fazia birra ao pedir brócolis para a mãe no supermercado. Anos depois, deu vida ao personagem Paçoca, no último remake de “Chiquititas”, no SBT. Na TV Globo, chegou a atuar em “Pé na Jaca”, como o Percival, em 2007.