terça-feira, 24 de setembro de 2013

XAROPADA: Mulher enciumada parte para cima da Advogada de Belterra alegando traição

Dilton Tapajós, alvo da disputa, segundo a esposa revoltada
Hoje pela manhã a porrada cantou na frente da Justiça do Trabalho em Santarém entre a mulher do advogado Dilton Tapajós e advogada Regiane Furtado, ambos advogados da Prefeitura de Belterra.
Depois de participarem de uma audiência onde a prefeitura de Belterra se comprometeu a realizar concurso público para preencher os cargos hoje ocupados por apadrinhados políticos do governo do PT, os advogados Dilton Tapajós e Regiane Furtado saiam do prédio da Justiça do Trabalho quando apareceu a mulher de Dilton Tapajós e partiu para cima da advogada Regiane Furtado, acusando-a de manter um caso com seu marido e lhe perturbar sem trégua, querendo roubar seu marido, Dilton Tapajós.
A mulher promete quebrar o pau dentro da PMB
A situação ficou constrangedora para todos, uma vez que um grande numero de pessoas assistiram a cena e a situação da esposa traída era de causar comoção, tendo ainda a advogada amante insistido em provocações com a mulher de Dilton e ainda tentando puxar confusões com outras pessoas que assistiam a cena.
A Prefeitura de Belterra agora fica em uma situação delicada tendo em vista que a mulher traída não vai abrir mão de seu casamento e o garanhão vai ter que decidir se fica com a mulher ou, como o Dr. César da novela "Amor a vida", fica com a amante.
Por Hiromar Cardoso direto do QG do Xorope

Santarém recebe o 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável

Santarém receberá, de 29 de setembro a 3 de outubro de 2013 o 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável. Pela primeira vez um município da região Amazônica sediará o evento internacional, que ocorre a cada dois anos, alternadamente, nos dois países. As edições anteriores foram realizadas em Tübingen (2003), Santa Maria e Santa Cruz do Sul – RS (2005), Freiburg (2007), Curitiba – PR (2009) e Stuttgart (2011).

Alunos rede pública do Estado em Anapu reivindicam melhorias nas escolas

Alunos de AnapuAlunos da rede estadual de ensino, de Anapu, realizaram na segunda-feira (23) nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, no Bairro São Luiz, uma reunião para elaboração de uma pauta de reivindicações a ser encaminhada a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) solicitando do poder público estadual melhorias na estrutura física e pessoal em duas unidades escolar do Estado no Município, que segundo os alunos encontram-se em estado deplorável, muito além dos padrões básicos da educação Brasileira.
Escola Maria José Santana está em precárias condições
As escolas estaduais estão caindo aos pedaços
 Escola Estadual de Ensino Médio Maria José Santana, no Bairro Novo Progresso, e a Escola Santa Clara estão funcionado sem diretor e faltam professores para algumas disciplinas e apesar de possuírem laboratório de informática, mesmo com equipamentos ultrapassados, os mesmos encontram-se desativado por falta de técnico e manutenção. Os alunos reivindicam também a construção de quadra poliesportiva no pátio das escolas, haja vista que as áreas externas das escolas estão sendo tomadas por lixo e um matagal que expõe os funcionários e estudantes a diversos riscos. Escola Maria José Santana está em precárias condições.
Os alunos também reivindicam a contratação imediata para as duas unidades de ensino, mais professores, diretor, serventes, merendeiras, vigias, auxiliares de administração, agentes administrativos, técnicos em informática, e o aparelhamento das secretarias e cantinas das escolas, kit de cadeiras e mesas escolares, bebedouros, entre outras.
Escola Santa Clara está caindo aos pedaçosFicou definido na reunião que caso não sejam atendidas as reivindicações até a segunda semana do próximo mês, os alunos irão fazer um grande protesto, interditando a Transamazônica, principal via de acesso a região de Altamira, onde está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte, por tempo indeterminado, para expor ao Estado a calamidade em que se encontra a educação estadual no Município.
Escola Santa Clara está caindo aos  pedaços.

Incra Belém assina primeiros contratos de Assistência Técnica Extrativista no Marajó e Nordeste paraense

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através de sua Superintendência Regional em Belém (SR-01), assina nesta quarta-feira (25/09) os primeiros contratos de assistência técnica e extensão rural para famílias beneficiárias de Projetos Agroextrativistas (PAE) e unidades de conservação em situação de vulnerabilidade social. O valor total dos contratos360 × 270 - topgyn.com.br ultrapassa R$ 71 milhões.
As três empresas contratadas para prestação dos serviços de ATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA), Instituto Peabiru e Ambiente - foram selecionadas através de Chamada Pública nacional feita no início de 2013 para atender 26.597 famílias extrativistas beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária nos estados do Pará, Acre e Amazonas.  Desse total de famílias, 16.743 estão em projetos agroextrativistas situados em 10 municípios do Marajó e em três reservas extrativistas (Resex) do Nordeste paraense.
O objetivo da ação é promover a inclusão social, econômica e produtiva dessas famílias, que estão abaixo da linha de pobreza, por meio do planejamento, implantação e comercialização da produção familiar e coletiva, para garantir a segurança alimentar e o incremento da renda.
As empresas prestadoras do serviço vão levar a assistência técnica para cerca de 60% das famílias assentadas pelo Incra em municípios marajoaras que apresentam os piores IDH do Pará e do Brasil; Muaná e Curralinho como exemplos.  A ação de ATER vai cobrir cerca de 10% da superfície da região do Marajó, além de beneficiar mais da metade das famílias do meio rural identificadas pelo IBGE como agricultores. O Incra está presente no Marajó com 142 projetos agroextrativistas em 13 dos 16 municípios da região.

Porto de Moz agoniza por irresponsabilidade do ex-prefeito Berg Campos

População de Porto de Moz sofre as consequências 
Se não bastassem as dificuldades dos atuais prefeitos, em decorrência da falta de apoio por parte do governo federal e estadual, os municípios

sofrem por causa da irresponsabilidade praticadas por seus antecessores.
Em Porto de Moz, a situação se depara com muita preocupação. As consequências são estrondosas e dolorosas.
A cidade surgiu em uma região onde viviam exclusivamente os índios Arara até o século XVII, e que em 1635 foi fundada por padres jesuítas, liderada por Pedro Teixeira, o qual ainda se chamava vila PORTO DE PEDRA, até chegar a denominação definitiva de Porto de

Região ribeirinha da cidade de Porto de Moz
Moz em 1639, ai já em 1937 foi alcançado a emancipação politica definitiva. Do seu território foram desmembradas as cidades de Vitória do Xingu e Brasil Novo. Porto de Moz que tem o “FesTsol”, um dos principais eventos turísticos, culturais e desportivos da região.
Distante dessa história, Porto de Moz(antiga PORTO DA PEDRA), vive hoje o contrate, a cidade esta atrelada a uma serie de dificuldades administrativa.
No meio das atenções, o tratamento negligente, sombrio e repugnante praticado pelo ex-prefeito do município BERG CAMPOS, principalmente se tratando das finanças da administração.
Edilson, o popular CAREQUINHA cobra providencias
O atual prefeito Edilson Cardoso (PSDB) já encaminhou inúmeras denuncias aos órgãos competentes cobrando providencias e que o ex-prefeito seja penalizado pelos atos que praticou contra a gestão pública, do qual trouxe prejuízos incalculáveis.
Por telefone, o prefeito explicou que Berg Campos deixou o município engessado, cheios de dificuldades e dividas. E citou o desconto que hoje sofre o município nas suas contas bancárias, provenientes de acumulo do INSS. “Este mês nossa conta veio “zerada”, e dia 30 vai acontecer de novo”, desabafou em tom de revolta Edilson.
Ele explicou que isso já mostra consequências preocupantes, pois parte de seus funcionários ainda estão sem receber. Eles não querem saber se isso esta acontecendo ou não, eles querem receber de receber seu dinheiro, pois trabalham e são pai de família. Pior, não podemos fazer nada, pra isso nem mágica resolve, cutucou o prefeito Edilson.
Ele finaliza pedido que Berg Campos seja responsabilizado por seus atos praticados. Este mês já foram descontados só de INSS cerca de 400 mil reais.  
 

Tucuxi vence Festival do Sairé em alter do Chão

Tucuxi levou para o Sairódromo o tema “A festa” e obteve a maioria dos votos dos jurados

BANZEIRAÇÃOO Boto Tucuxi venceu a disputa com o Boto Cor de Rosa no festival ocorrido no sábado (21), em Alter do Chão, a 37 quilômetros de Santarém, durante o Sairé deste ano. A apuração foi realizada na tarde de segunda-feira (23).

O Tucuxi venceu com 434,5 pontos. O Cor de Rosa conseguiu 425, mas perdeu 3 pontos por atraso de 2 minutos no final da apresentação.
Com enormes estruturas, as personagens do Boto Tucuxi, que teve como tema ‘A Festa’, foram valorizados ao serem elevadas pelas alegorias possibilitando maior interação com o público. O ‘Curador’ foi o ponto mais alto da apresentação. Para a realização do ritual, ele foi introduzido por um guincho dentro do Lago dos Botos.

PM prende homem no Apuí suspeito do assalto no garimpo de Itaituba

PAULÃO teria participação no assalto
O homem identificado por "Paulão" que foi preso na cidade do Apuí no Amazonas e transferido para o município de Itaituba nesta segunda feira, 20, para ser ouvido em depoimento na 19ª Seccional Urbana da Policia Civil de Itaituba. Ele esta sendo acusado de ser um dos 04 homens que assaltaram a Mineração Maney.
Policiais do Apuí no amazonas com apoio da Policia de Itaituba no oeste do estado prenderam um dos assaltantes da Mineração Maney. O assalto aconteceu no dia 12 do corrente mês.
Quatro homens fortemente armados assaltaram a Mineração Maney próximo o distrito de Crepurizinho. Segundo relatos os assaltantes estavam escondidos em uma mata próxima à mineração aguardando a chegada de um avião para buscar a produção de ouro mensal da mineração. No dia 12 o empresário Ney dono da mineração chegou ao local em um avião do Pena Taxe Aéreo, acompanhado de dois amigos, o piloto e o filho do piloto. 

Empresário Sancler vítima de sequestro em no Crepuriznho morre em Santarém

Sancler da Luz, de 35 anos, faleceu às 16 horas de domingo, dia 22, no Hospital Regional de Santarém

Sancler da Luz
O empresário Sancler
Sancler da Luz foi baleado durante um assalto no Garimpo do Crepurizinho, no município de Itaituba, duas semanas atrás, quando quatro assaltantes seqüestraram o avião da empresa Pena Táxi Aéreo e fizeram reféns várias pessoas, entre elas, o empresário Sancler, que foi ferido gravemente. Após negociação com o piloto da aeronave, César pena, os assaltantes concordaram em que o avião pousasse no aeroporto de Jacareacanga, ocasião em que se embrenharam nas matas.
Sabcler da Luz e Cláudio Ediclei Rocha da Silva foram feridos durante o assalto, foram transferidos para Santarém no dia 12 de setembro. Primeiro eles foram internados no Hospital Municipal de Santarém e depois foram transferidos para o Hospital Regional. O estado de saúde de Cláudio da Silva não era grave e ele recebeu alta. Sancler da Luz recebeu um tiro na região cervical e seu estado de saúde era mais grave. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde de domingo.

Vereador Evangélico cobra explicação sobre investimento de 1 milhão no Çairé



Direto da Câmara
O Vereador do PSC Geovani Aguiar falou sobre o glamour da festa do Çairé e questionou até onde vai a tradição, onde personagens da mídia retiram o brilho desta tradição. O investimento de 1 milhão  está registrado no site transparência e por isso solicita um pedido de informação sobre a copia dos convênios estabelecidos para as associações dos botos. “A prefeitura deve esclarecimentos sobre o repasse de cinco aditivos para investir na festa”, cobrou.
Geovani também fez a comparação entre o investimento para um show nacional e falta de recursos para manter pessoas com doença mental em tratamento. Ele denunciou o recebimento de vídeo do blogueiro, enviado pelo blogueiro JK.
O vídeo envolve uma deficiente mental conhecida popularmente na cidade como “índia” sendo abusada sexualmente, determina como abuso porque a deficiência deixa a pessoa em um estado fora de consciência. “Não admito um problema desse tipo, quando se destina um milhão de reais para uma festa e deixa essas pessoas largadas na cidade sem o devido tratamento, pois é direito dessas pessoas receberem total cuidado do município”, finalizou.
Vereador se diz ameaçado: Já o vereador Silvio Amorim do PRTB denunciou que está sendo ameaçado por conta das denuncias sobre a Liga Esportiva, teme por sua vida e pela vida de seus familiares. Recebeu mensagens que comprovam a ameaça e por isso pede apoio desta casa para investigação, registrou um boletim de ocorrência informando o caso e afirma que não vai ser intimidado por mensagens e ligações. Ao ser eleito comprometeu-se em fiscalizar o dinheiro público por isso quer apenas esclarecimentos sobre as verbas destinadas para o esporte santareno
Petista denuncia: A Vereadora Ivete Bastos (PT): denunciou uma informação socializada por uma pessoa que explica a situação da escola Madre Imaculada, onde a escola foi arrombada 5 vezes e  não possui vigilância por falta de mão obra para o serviço. Outra carência, segundo a denunciante é a falta de professores, quando um precisa faltar os alunos ficam sem aula. A 5ªURE foi informada sobre os problemas mais ainda não solucionou.
DEMOCLATA questiona: O vereador Paulo Gasolina do DEM fez questionamentos sobre o problema de abastecimento de água, onde muitos bairros não estão sendo agraciados pelo serviço. Mostra sua indignação com a prestação do serviço, sugere que seja movido uma ação para este fornecimento que deixa a desejar.
Dayan Serique do PPS Lamentou a falta de organização no Çairé apesar de que os botos deram um show, a empresa era despreparada para o porte do evento e deixou a desejar em segurança e organização, inibindo o retorno de turista para nossa cidade. A empresa quase coloca o evento a desejar se não fosse o apoio da prefeitura a festa seria lamentável e a empresa não teve capacidade de cumprir seu papel no evento, onde muitas pessoas foram prejudicadas durante o show realizado na última sexta-feira.