quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Polícia Civil e Ministério Público deflagrou segunda Fase da Operação Perfuga, denominada “O legado”, na Câmara de Santarém

A Polícia Civil, em conjunto com o Ministério Público, contando com o apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), na manhã de hoje (28/09/2017), deflagrou a segunda Fase da Operação Perfuga, denominada “O legado”, em virtude de que condutas criminosas perpetradas pela administração da Casa Legislativa no Biênio 2015/2016, terem se estendido à atual gestão.
Até o presente momento, apurou-se que uma servidora pública lotada na Câmara Municipal, vinculada ao Gabinete da Presidência da Casa, encontrava-se cumprindo expediente no escritório do PMDB, localizado na Avenida Presidente Vargas, entre Silvino Pinto e Moraes Sarmento, bairro Santa Clara, e somente após a primeira fase da operação “Perfuga”, tal servidora passou a cumprir expediente na Câmara dos Vereadores, com lotação na Estrutura Administrativa/Gabinete da Presidência.
Assim, tem-se que referida servidora encontrava-se prestando serviços em atividade alheia ao interesse público, com salário custeado pelo erário, fato que, em tese, caracteriza o crime de peculato.
Além do cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão de documentos, realiza-se vistoria técnica para verificação das lotações de todos os servidores da Casa Legislativa, visto que durante as investigações, emergiram evidências no sentido de que o número de servidores lotados na casa seria incompatível com a estrutura física da Câmara dos Vereadores.
Outrossim, a vistoria técnica visa impedir a manipulação e adulteração de informações relativas à lotação de servidores, considerando que, outrora ocorreu informação de lotação que não condizia com a realidade.
A Polícia Civil e o Ministério Público continuarão envidando esforços para que todas as práticas de corrupção ou desvio de dinheiro público sejam combatidas de forma implacável.

Prefeitura de Mojuí acelera trabalhos de recuperações das estradas e vicinais

Já foram concluídas 54 quilômetros nas vicinais do 130 e 135/ assentamento da PA Moju I e II.
O governo do município de Mojui dos Campos, região Oeste do Pará, ao comando do prefeito Jailson Alves vem correndo contra o tempo, investindo fortíssimo nos trabalhos de recuperação das estradas e vicinais no longo da extensão do município. 
120 comunidades estão sendo beneficiadas, visando o Escoamento da Produção, do Transporte Escolar, e acesso das Ambulância em toda região.

Trés equipes de trabalhos estão divididas na execução, que já concluíram 54 quilômetros nas vicinais do 130 e 135/ assentamento da PA Moju I e II.
´´O município é totalmente agrícola, isso nos alerta para a chegada do inverno, queremos que a escoamento dos produtos sejam de forma mais tranquila, sem perda para nossos agricultores”. disse o prefeito Jailson.
O próprio prefeito vem fiscalizando de perto os trabalhos, na certeza de que o serviço seja feito de boa qualidade.

Dayan Serique requer alteração nas leis de atendimento de estabelecimentos comerciais e autônomos

Na sessão legislativa desta quarta-feira,27/09, O segundo vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém o vereador Dayan Serique (PPS), no pronunciamento durante seu tempo regimental, antecipou que apresentará um Projeto que vai propor a alteração nos horários de atendimento de estabelecimentos comerciais e autônomos. 
Dayan disse que os vereadores devem estar afinados e aliados com os anseios da população de santarena. 
O cenário econômico não é um dos melhores, na verdade é dramático, a população está tendo dificuldade para pagar até um talão de energia que vem um valor abusivo, e se vê engessada por não poder fazer o mínimo de renda, por exemplo, a colocação de uma banca de tacacá, churrasquinho, outros, que ajude no sustento da família.

Fórum do PT da Amazônia será realizado em Santarém

O encontro está sendo organizado pela executiva nacional do partido e Fundação Perseu Abramo. Conta ainda com o engajamento do Diretório Municipal de Santarém e dos Diretórios Estaduais da região.
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará, no período de 28 a 30 de setembro, em Santarém, Oeste do Pará, o Fórum do PT da Amazônia. O evento trará à Pérola do Tapajós lideranças do partido, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, gestores municipais e estaduais, além de representantes de movimentos sociais dos estados da região Amazônica. 

Câmeras podem ajudar polícia a desvendar morte de apresentador de TV

Câmeras de segurança podem ajudar a polícia a desvendar a morte do apresentador da TV Vale do Xingu, Luciano Batista dos Santos, mais conhecido como Lu Brasil.
Câmeras podem ajudar polícia a desvendar morte de apresentador de TV (Foto: Reprodução/Facebook)Ele foi encontrado morto na última terça-feira (26), dentro de sua residência no bairro da Brasília, no município de Altamira, no sudeste paraense. O corpo da vítima foi encontrado com uma rede enrolada no pescoço e outros sinais de agressão, além de indícios de luta corporal no interior da residência.

Fugitivo do presidio de Cucurunã morre depois de trocar tiros com a polícia na Comunidade Guaraná

Fernandinho morto em confronto com a Polícia, (Artes Blog do Nelson)
Um jovem que estava foragido da penitenciária de Cucurunã, morreu depois de reagir à prisão na Comunidade Guaraná, cerca de 60km de Santarém, oeste do Pará, na tarde desta terça (26). Fernando de Souza Aguiar, de 21 anos, chegou a ser levado para a UPA 24h, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Fernando foi encontrado após denúncias anônimas. Dada a voz de prisão ele reagiu, e na troca de tiros foi atingido na região do tórax. A guarnição da Polícia Militar o encaminhou à UPA 24h, onde foram feitas tentativas de reanimação.
O comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) Aldemar Maués, falou sobre o caso. “Ele estava foragido desde março. Quando chegamos ao local, ele já recebeu a guarnição com tiros, foi atingido e posteriormente, faleceu. O Fernando respondia a casos de homicídio, formação de quadrilha e três de roubo, fora os outros que ele é acusado”, esclareceu.
Após a confirmação da morte, o IML fez a remoção do corpo para realização de exames periciais.
Blog do Xarope com informações de Edy Portela