quarta-feira, 23 de maio de 2018

João Vicente Goulart, filho de Jango e pré-candidato pelo PPL à Presidência da República

“Temos que devolver ao povo brasileiro o que lhe pertence”
A Série Presidenciáveis da Rádio Som Maior FM e do Portal 4oito chega ao seu 12º entrevistado, trazendo os principais nomes na disputa à Presidência da República. Hoje foi a vez de João Vicente Goulart (PPL), filósofo e político brasileiro, filho do ex-presidente João Goulart. 
Ele falou sobre seus planos para o futuro do país, caso seja eleito, sobre a recente mudança de partido, do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para o Partido Pátria Livre (PPL), e ainda sobre a atual situação econômica do Brasil.
“Partidos e políticas evoluem para posições que não são aquelas do começo da história. Hoje o PPL teve uma importante revisão sobre o trabalhismo e assumiu isso como uma ampliação de sua luta política e suas propostas para o Brasil. É importante dizer que hoje o PPL está com Brizola Neto, que veio para nossa agremiação”, contou.
O presidenciável revelou que deixou o PPL em 2017 por uma questão particular. Segundo ele, tudo aconteceu porque o presidente do partido, Carlos Lupi, manteve a sigla na base do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, após o mesmo vetar a construção do Instituto João Goulart.
“Seria a última obra do arquiteto Oscar Niemeyer, gênio brasileiro da arquitetura, para a composição do projeto arquitetônico do eixo monumental. O projeto demandava muita organização e a cessão de uso do terreno. Depois de sete anos no processo administrativo conseguimos a cessão de uso do terreno. E, para a nossa surpresa, o PDT apoiou o governador Rollemberg”, explicou.
Para Goulart, o Brasil vive um momento em que reconhece e resgata a memória e luta política de João Goulart. “Num momento em que o Brasil presta honras de chefe de Estado a ele, quando fizemos exumação e seus restos mortais chegaram à Brasília, com os militares prestando honras. Num momento em que tudo isso acontece no Brasil, o governador Rollemberg, apoiado pelo PDT, cassa pela segunda vez o presidente João Goulart. Eu disse: “e então, por gentileza, fique com o partido que eu fundei que eu fico com a memória de meu pai, que é mais importante”. E procurando alternativas encontrei no Pátria Livre uma disposição de resgatar o trabalhismo, regatar as políticas nacionalistas e as reformas de base”, disse.
O presidenciável diz que entrou no partido sem pretensão de ser pré-candidato, mas se sente honrado em encarar a missão. “Esta indicação muito me honra, porque é uma honra para qualquer brasileiro exercer o resgate e conduzir as reinvindicações do povo brasileiro”, comentou.
Propostas
Goulart explica que sua proposta é regatar o nacionalismo e essencialmente devolver ao Brasil a sua soberania. 
“Nesse tempo deste governo ilegal e ilegítimo, a velocidade da transferência dos direitos dos trabalhadores para os setores empresariais e financeiros é de tal ordem que assusta até aqueles que mais defendem o modelo de mercado. Não é mais possível um país que transfere R$ 400 bilhões para o sistema financeiro. Não temos como investir em educação, saúde pública e segurança”, esclareceu.
Ele defende que e chegada a hora de resgatar parte das reformas de base no Brasil. “A Reforma Agrária, hoje, tem que ser acompanhada de uma Reforma Agrícola e Fundiária para que possa integrar essa grande arte de cidadãos que moram nas periferias da cidade. 
Nós temos aí a Lei de Remeça de Lucros proposta em 64 e que as grandes empresas fizeram pressão para que não fosse aprovada. Temos empresas transferindo seus lucros no Brasil para suas matrizes e ficam devendo multas. Isso é uma sangria”, disse.
Sobre esquerda e direita, Goulart disse que, está denominação se justificava em 1964, quando o mundo era dividido apenas nestes dois polos. “Hoje a esquerda ou direita estão sendo provocadas por discursos de ódio no país. 
Em 64 a esquerda falava sobre domínio da União Soviética sobre o mundo, com uma economia de Estado. E os EUA defendia a economia de mercado. Nós brasileiros temos que respeitar a nossa Constituição. 
Nossa Constituição é de economia privada. Hoje não existe mais o modelo soviético. Somos um partido que defende a sociedade e a micro, pequena e média empresa. Defendemos que o lucro gerado palas empresas seja social. Temos que propor ao Brasil algo novo, nosso. Temos que resgatar e colocar sobre o nosso domínio os nosso minérios. Temos que ter uma visão mais Brasil, mais soberana. 
Queremos um Brasil de todos e não apenas dos que mais tem. Temos que resgatar a história do Brasil e devolver ao povo brasileiro o que lhe pertence”, afirmou.
Por Clara Floriano

Moradores filmam viatura do Detran fugindo de motoqueiros em Óbidos

Um caso minimamente curioso foi registrado por moradores da cidade de Óbidos, no oeste paraense. Uma viatura do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é perseguida por várias motocicletas.
A data não foi especificada, nas imagens é possível verificar que a viatura passa em alta velocidade com os motoqueiros seguindo o carro de forma incisiva.
A situação chega a se tornar piada entre os jovens que em meio a conversa dão a entender que se tratava de uma ação de fiscalização contra o transporte irregular na cidade.
Em nota, o Detran apenas informou que desconhece qualquer registro de perseguição ou ato de violência contra agentes do órgão.
A nota segue informando que equipes do Detran, em parceria com órgãos municipais e estaduais de segurança, realizam no município de Óbidos, ações de fiscalização para coibir irregularidades no trânsito e em combate à criminalidade.

26 PMs assassinados e 40 ameaçados de morte no Pará

De acordo com informações fornecidas pela PM, cerca de 40 policiais militares estão recebendo medidas protetivas por serem ameaçados de morte. 
No dia anterior à morte do sargento Miranda, outro militar havia registrado um boletim de ocorrência policial na Seccional Urbana da Cidade Nova, denunciando uma tentativa de homicídio. 
O policial relatou que vem sofrendo ameaças de morte há algumas semanas por meio de redes sociais e que no fim da manhã de segunda-feira (21) foi seguido por homens que estavam em dois veículos, uma motocicleta e um carro preto, no bairro do 40 Horas, em Ananindeua, município que mais registra violência contra policiais neste ano.
O coordenador geral da Associação em Defesa dos Militares do Pará (Admipa), Luiz Passinho, observa a vulnerabilidade que os policiais militares, em especial os de baixa patente, sofrem no Pará. Dos 26 assassinados em 2018, apenas dois não se enquadram nessa categoria. São considerados de baixa patente soldados, cabos e sargentos. 
E o descaso do Governo do Pará não encerra em baixos salários e falta de infraestrutura no trabalho. Passinho denuncia que os colegas que conseguem resistir a baleamentos, por exemplo, sofrem para se recuperar. “Se ele está hospitalizado, não recebe o ticket-alimentação. Depois, não consegue ter acesso aos remédios de forma adequada. Tenho colega que ficou com várias infecções depois do baleamento e precisa de ajuda dos amigos para comprar os medicamentos”, comenta.
Blog do Xarope com detalhes de Alice Martins Morais

Cinco vão zarpar e um deve chegar no Clube do Remo,após derrota humilhante dentro de casa

Cinco vão zarpar e um deve chegar no Clube do Remo (Foto: Fábio Will/Remo)
Sem conseguir deslanchar na Série C, equipe azulina terá mudanças no elenco (Foto: Fábio Will/Remo)
O mau começo do Clube do Remo na Série C, sobretudo após a derrota vergonhosa sofrida no último final de semana, por 3 a 0, em casa, contra o Confiança, fez com que o departamento de futebol da agremiação tomasse medidas urgentes quanto ao planejamento do time na competição.
Por isso, na manhã de ontem, além da apresentação formal do meio-campista Rafael Bastos, os diretores aproveitaram para falar sobre os próximos passos do setor. E de acordo com os cartolas, o grupo deverá passar por uma repaginada, a começar por uma lista de dispensas.
Segundo o diretor Milton Campos, quatro atletas deverão deixar o plantel já nos próximos dias, por já não fazerem parte dos planos da comissão técnica para o restante da temporada. 
O jogador  Adenilson, que já não vinha mais sendo relacionado nas partidas do time,é outro que deve deixa o time.

Polícia Federal prende mulheres com mais de 10 quilos de maconha

Droga apreendida em Óbidos será periciada e depois incinerada (Foto: Polícia Federal/Divulgação)
As duas ainda tentaram se livrar bagagem quando perceberam a presença da PF
A Polícia Federal prendeu na tarde desta terça-feira (22), duas mulheres que viajavam em uma embarcação que saiu de Manaus (AM) com destino a Santarém (PA).
Elas estavam carregando uma mochila contendo aproximadamente 10,5 kg de material com características de maconha tipo skunk.
As suspeitas tentaram se livrar bagagem quando perceberam a presença da polícia, porém, testemunhas viram e indicaram quem estava com a droga. Elas assumiram serem donas da bagagem e foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Federal de Santarém onde será lavrado o termo de flagrante delito.
Blog do Xarope com detalhes do G1