quarta-feira, 12 de junho de 2019

Um dos criminosos mais procurados do Pará é preso no Rio dois anos depois de fuga

Criminoso e outros três presos estariam planejando roubo a agência bancária no Rio - Divulgação/Polícia Civil
Thiago Cardoso Martins, possuía mandados de prisão por homicídios e roubos a banco e ofereceu R$50 mil aos policiais para não ser preso
Um dos criminosos mais procurados do Pará foi preso, nesta terça-feira, na Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio, dois anos após fugir do Complexo Penitenciário de Santa Izabel (CRPPI), numa fuga em massa, no nordeste do Pará. A ação conjunta entre a 22ª DP (Penha), o 16º BPM (Olaria) e a Polícia Civil do Pará resultou na prisão de Thiago Cardoso Martins que, além de estar com documentos falsos, tentou subornar os policiais com R$50 mil.
O criminoso era procurado por homicídios e roubos a bancos e estava com mandados de prisão em aberto. Dentre eles, por ter participado do assassinato de dois policiais militares em Belém. Thiago usava uma carteira nacional de habilitação com o nome de Alex Nazaré Martins para despistar a polícia e foi preso por uso de documento falso, corrupção ativa e associação ao tráfico.
Também foram presos a paraense Daniele Cristina Santos dos Santos, conhecida como Dan, o paraense Carlos Alexandre de Oliveira Rua e o carioca Leonardo Ferreira Lemos, o Gordo. Todos em flagrante por associação ao tráfico. O grupo atuaria no Rio e estariam planejando um roubo a uma agência bancária.
Além de Thiago Cardoso Martins, também foram presos Daniele Cristina Santos dos Santos, Carlos Alexandre de Oliveira Rua e Leonardo Ferreira Lemos - Divulgação/Polícia Civil

Além de Henderson Pinto, delegado Kleidson Castro indiciou à Justiça mais 3 pessoas

Resultado de imagem para delegado castro na perfuga
Delegado Castro indiciou todos os indiciados por peculatos e associação criminosa
O “governador regional” do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, não está sozinho como indiciado no processo entregue há poucos dias pelo delegado Kleidson Castro à Justiça, em mais um desdobramento da Perfuga.
Conforme o Blog do Jeso revelou, além do “governador”, mais 3 pessoas são acusadas de peculato e associação criminosa, em um suposto esquema de funcionários fantasmas implementado na Câmara de Vereadores de Santarém nos anos de 2013 e 2014
Na época, Henderson Pinto presidia a Casa.
Os indicados, com base num farto lastro de “indícios de autoria e prova da materialidade dos crimes”, conforme destacou Kleidson Castro, são:
— • Henderson Pinto, ex-presidente da Câmara de Vereadores (2013-2014); — • Andrew Oliveira Silva, o delator do esquema, ex-chefe do Setor de RH da Câmara; — • Thayana Crisley Lira da Silva, e — • Noelma Ferreira Lira, servidora da Câmara de Vereadores de Santarém. É prima de Henderson. 

Polícia apura mais um crime praticado em Rurópolis, região Oeste do Pará

A Polícia Civil de Rurópolis, instaurou mais um inquérito policial para apurar a autoria de mais um crime de homicídio na cidade que mais se mata na região Oeste do Pará nos últimos 2 anos. 
O crime ocorreu na madrugada desta terça-feira (11), quando um homem foi morto a facadas, na área da feira livre, localizada às margens da BR-230. 
O corpo foi localizado pelo vigilante do local, que de imediato acionou a Polícia Militar, que se deparou com o corpo de um homem de cor negra, meio calvo, aparentando ter aproximadamente 45 anos de idade, barbado, trajando apenas calça comprida, e apresentando um ferimento abaixo do peito direito e outro nas costas, aparentemente provocado por um objeto perfuro-cortante. 
Em diligências policiais encontraram uma faca do tipo peixeira, bastante enferrujada e suja de sangue, que possivelmente tenha sido usada para cometer o crime. No local havia uma motocicleta Honda XLR de cor branca que segundo informes pertencia à vítima. 
De acordo com relatos, a vítima era conhecido apenas pela alcunha de “Negão” e teria vindo da região do garimpo Crepurizão, no município de Itaituba.

No interior do Pará, terceiro presidente do mesmo sindicato é assassinado em 34 anos


Carlos Cabral foi alvejado quatro vezes e morreu no caminho para o hospital municipal de Rio Maria / Foto: Divulgação
Todos os homicídios foram em Rio Maria, cidade conhecida como "A terra da morte anunciada"
Na tarde desta terça-feira (11), Carlos Cabral Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Rio Maria, na região sudeste do Pará, foi assassinado. De acordo com testemunhas, dois homens em uma moto preta teriam disparado contra o ativista. Fontes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) confirmaram o homicídio.
Cabral foi atingido por quatro tiros, dois desses na cabeça e morreu a caminho do hospital municipal de Rio Maria. O ativista já havia sido alvo de um atentado, em 1991, quando também foi baleado em uma emboscada.
Histórico de mortes
Em 18 de dezembro de 1985, o trabalhador rural e militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) João Canuto, foi brutalmente assassinado com 12 tiros. Dois fazendeiros da região foram julgados e condenados pelo homicídio: Adilson Carvalho Laranjeira, prefeito de Rio Maria na época, e Vantuir Gonçalves.
Quase seis anos depois, em fevereiro de 1991, o sucessor de João Canuto na presidência do STR, Expedito Ribeiro de Souza, também foi assassinado. O mandante foi o fazendeiro Jerônimo Alves do Amorim, condenado a 19 anos de prisão.
Todos os homicídios aconteceram na cidade de Rio Maria, que passou a ser informalmente tratada como "a terra da morte anunciada". 
O Brasil de Fato tentou contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará para apurar as circunstâncias do atentado sofrido por Carlos Cabral. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.
Edição: Rodrigo Chagas

Polícia apreende mais de 80kg de drogas em Santarém

Além do entorpecente, a polícia apreendeu três veículos. A droga será periciada e incinerada.
A Polícia Federal fez nesta terça-feira (11) a apreensão de um veículo em Santarém, oeste do Pará, contendo 89kg de pasta base de cocaína. Um homem que estava de posse da droga foi preso em flagrante, e após ser ouvido na delegacia da PF, foi encaminhado à penitenciária de Cucurunã.
Segundo a PF, após a prisão do suspeito e a apreensão do entorpecente, diligências foram realizadas em endereços ligados ao responsável pelo transporte da droga, para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão.
Foram apreendidos outros dois veículos. O material entorpecente foi levado para a delegacia da Polícia Federal, será periciado, e posteriormente, após autorização da Justiça, será incinerado.
A ação contou com a participação de cerca de 12 policiais, e foi resultado de investigações que já vinham sendo realizadas pela PF.
Droga apreendida em Santarém já está na delegacia da Polícia Federal — Foto: PF/Divulgação