quarta-feira, 17 de julho de 2019

Três municípios do oeste do Pará receberão atendimento itinerante do Detran no fim de semana

Resultado de imagem para Três municípios do oeste do Pará receberão atendimento itinerante do Detran no fim de semanaSerão ofertados serviços para 1ª habilitação, renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mudança de categoria, além dos exames médico e psicotécnico.
Os municípios de Monte Alegre, Alenquer e Óbidos, no oeste do Pará, receberão nos dias 19, 20 e 21, o atendimento itinerante do Departamento de Trânsito (Detran/PA), com serviços de habilitação, realização de exames e impressão de boletos.

ÁUDIOS SOBRE PROPINA - Corregedoria nacional do CNJ também entra no caso e investiga juízes do Pará

Gilberto Valente: 'medidas foram tomadas"
Em manifestação agora a pouco, durante a abertura da sessão desta quarta-feira do Tribunal Pleno - colegiado que reúne os 30 desembargadores do Tribunal de Justiça do Pará -, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Gilberto Valente Martins, anunciou que o corregedor nacional de Justiça ( leia-se CNJ), Humberto Martins, já foi informado sobre os áudios gravados pelo ex-prefeito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires. 
Segundo a comunicação de Gilberto Valente aos desembargadores, nos próximos dias devem chegar ao Pará algumas medidas da corregedoria nacional do CNJ para ser distribuídas aos desembargadores paraenses com atuação na área criminal.
Valente também comunicou que o MP estadual já abriu investigação para apurar o caso e está tomando outras providências. "Eu já soube também que a Corregedoria do Tribunal de Justiça da Capital abriu sindicância", resumiu o procurador-geral de Justiça.
Desembargadora Célia Regina
" No âmbito da sua competência, o Tribunal de Justiça também está diligenciando e tomando suas providências. A presidência do Tribunal foi comunicada pela corregedora (Nazaré Saavedra) sobre a instauração da sindicância. O Tribunal está, sim, fazendo aquilo que lhe compete fazer", respondeu a desembargadora Célia Regina Pinheiro, que presidia a sessão do Pleno, dirigindo-se a Gilberto Valente.

Adalberto Anequino emite nota, e diz que autor do Fake News é o prefeito de Terra Santa Doca Albuquerque

Resultado de imagem para adalberto anequino
Ex-prefeito Adalberto acusa o prefeito Doca de está prantado mentiras contra sua pessoa 
O ex-prefeito de Terra Santa, Adalberto Anequino enviou a redação do Blog do Xarope uma nota, dando explicação para esclarecer as informações que saiu contra sua pessoa, e que teria como objetivo lhe prejudicar politicamente. Na redação ele afirma que o autor do Fake News Doca Albuquerque(PSD), de Terra Santa, seu principal adversário politico nas eleições de 2020.
Veja na integra a nota... 
Mais uma tentativa desesperada do prefeito cassado Doca Albuquerque(PSD), de Terra Santa. É que por meio de um blog sem credibilidade e na tentativa de manchar minha imagem para as eleições de 2020, vem propagando que eu estaria inelegível, já que pesaria contra mim a não aprovação das contas de um convênio firmado com o Estado do Pará, referente à época em que fui Prefeito.
Esse blog, a mando do atual prefeito de Terra Santa, em nenhum momento me deu o direito de esclarecer as informações e saiu espalhando Fake News com o único intuito de espalhar mentiras na cidade.
Para esclarecer ao povo de Terra Santa, a pessoa só fica inelegível quando tem suas contas julgadas irregulares, por vício insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e, consequentemente,  dano aos cofres públicos (Art. 1º, I, “g”, da LC n. 64/90).
Certamente não é esse o meu caso, já que ao longo de minha vida pública, sempre fui honrado em ter minhas contas julgadas e aprovadas pelos órgãos de controle, em especial pelo TCE/PA, já que sempre pautei meus atos em estrita conformidade com a Lei e com os princípios de ética e moral herdados da minha família.
A informação correta, amigos de Terra Santa, é que em um dos processos de prestação de contas, o TCE/PA constatou a ocorrência de uma falha meramente formal, ou seja, sem relevância jurídica alguma, atestando categoricamente que não houve dano ao erário, desvio ou má-aplicação de recursos públicos. A decisão é clara: 100% do convênio foi executado.
Em suma, em tempos de má utilização das mídias sociais e de fake news, compete a mim, na condição de cidadão, a serviço do público, esclarecer a verdade dos fatos e agradecer o carinho do povo de Terra Santa, reforçando a minha missão de levar à população sempre a verdade. 
Resultado de imagem para doca prefeito de Terra Santa
Doca seria o autor das informações Fake News

Notícias sobre prisão de deputado e secretário de saúde em Salinas são falsas

Notícias sobre prisão de deputado e secretário de saúde em Salinas são falsas - Não é real a notícia publicada por um blogueiro paraense afirmando que o deputado estadual Fábio Freitas-PRB e o secretário municipal de Saúde de Belém, Sérgio Amorim Figueiredo, teriam sido flagrados e presos em uma blitz na cidade de Salinópolis, nordeste do Pará, após terem supostamente consumido bebida alcoólica. A situação teria ocorrido no último final de semana, segundo a fake news publicada no blog.
Pouco tempo depois de espalhar a notícia falsa - que rapidamente viralizou nas redes sociais -, o próprio blogueiro desmentiu o ocorrido, em uma tentativa de se retratar com o secretário e o parlamentar citados na publicação feita por ele.
Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Belém sobre o caso:
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que a notícia que circula nas redes sociais sobre a autuação do secretário de saúde, Sérgio de Amorim, neste último fim de semana, durante a Operação Lei Seca, é totalmente falsa. O secretário sequer foi a Salinas no último fim de semana. 
Confira a nota do deputado estadual Fábio Freitas, sobre o ocorrido.
Olá amigos Paraenses.
Está circulando um Fake News dizendo que a minha pessoa esteve em Salinas, e foi parado por uma Blitz, e que eu estava embriagado.
Somente para saberem que:
1 NEM FUI PARA SALINAS
2 NEM BEBO BEBIDA ALCOÓLICA
Lembrando senhoras e senhoras que como Presidente da Comissão de Prevenção as Drogas, aonde já fiz a Palestra para mais de 100 mil pessoas por todo o Pará, luto contra as Drogas lícitas e ilícitas.
Finalizo dizendo que eu estarei tomando as devidas providências para quem estiver espalhando notícias falsas por aí.
Agradecido pela compreensão.
Obs: por favor, coloque nos comentários quem foi a pessoa que foi pega na blitz? Me ajudem a desmentir esse dano a minha pessoa.

Após morte de Alinne Araújo, críticas em redes sociais são apagadas

Após morte de Alinne Araújo, críticas nas redes sociais da influenciadora foram apagadas. Ela foi abandonada pelo noivo um dia antes do casamento e com toda a festa preparada, ela resolver casar consigo mesma. O evento foi o estopim para internautas julgarem Alinne Araújo, dizendo que foi uma estratégia de marketing para ela se tornar conhecida.
Influenciadora Alinne Araújo recebe críticas em redes sociais
Depois que a jovem, de 24 anos, morreu nesta segunda-feira (15), as inúmeras críticas foram apagadas da página da blogueira nas redes sociais. Alinne sofria de depressão e ficou conhecida por compartilhar sua história no Instagram.
De acordo com familiares, a estudante teria pulado do nono andar de um prédio no Rio de Janeiro. Para o Jornal O Dia, a tia da jovem afirmou que no momento da morte, a mãe e uma empregada estavam em casa. “A empregada até tentou puxar ela de volta para salvá-la, mas não conseguiu.
“Um dos piores momentos da minha vida”
Antes da morte, a blogueira postou uma sequência de vídeos falando sobre as críticas. 

Polícia prende 57 pessoas em operação de combate a roubos, furtos e latrocínios no Pará

A Polícia Civil do Pará realiza, desde as 5 horas da manhã desta quarta-feira, 17, a Operação Matapi, em todo Estado. A ação é coordenada pelo delegado-geral Alberto Teixeira; pelo delegado Marco Antonio Duarte, diretor da Polícia Metropolitana, e pelo delegado Almir Alves, assistente da DPM. Até o momento, a ação policial já resultou em 57 mandados de prisão cumpridos. Por volta de 11 horas, será divulgada, por meio de entrevista coletiva, na Delegacia-Geral, um balanço parcial da operação.
A previsão de encerramento da operação é por volta de 17 horas, quando será divulgado o balanço final. Ao todo, 471 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, com apoio de 130 viaturas, estão em atuação na operação na capital, região metropolitana e interior do Estado, atingindo mais de 70 municípios.
A operação tem como objetivo combater os crimes contra o patrimônio (roubos, furtos e latrocínio), por meio do cumprimento de mandados de prisão, além de efetuar prisões em situação flagrancial.
No total, foram expedidos mais de 100 mandados judiciais. 
Os presos serão conduzidos para as sedes das Delegacias e Seccionais na capital, RMB e interior. O nome da operação é uma referência a um tipo de armadilha feita à base de tala de miriti usada na pesca do camarão no Pará.

Corregedoria do TJ do Pará investiga 2 juízes citados em gravações sobre propina. Um deles pede aposentadoria

juiz belem
Raimundo Moisés Flexa, titular da 2ª Vara do Tribunal do Juri (Foto:Reprodução)
Os juízes Raimundo Moisés Flexa e Marco Antonio Castelo Branco, do Tribunal de Justiça do Pará, terão suas condutas investigadas por sindicância aberta hoje por determinação da corregedora da capital, Maria de Nazaré Saavedra Guimarães. O Ver-o-Fato apurou que tão logo soube da sindicância contra ele, Raimundo Flexa, que hoje atua no Júri Popular, ingressou no TJ com seu pedido de aposentadoria. 
Não está descartada a possibilidade de na manhã desta quarta-feira, 17, durante reunião do Tribunal Pleno, seja pedido o afastamento imediato de três juízes de suas funções até que tudo seja esclarecido na sindicância aberta por Saavedra e, possivelmente, também pela Corregedoria do Interior. 
Isto, porém, dependerá de a própria desembargadora Saavedra fazer a solicitação de ofício, por ocasião da reunião do Conselho da Magistratura, que tradicionalmente ocorre após a sessão do Pleno.
A sindicância determinada por Saavedra foi motivada pela divulgação de um áudio nas redes sociais no qual aparece a voz de Adamor Aires, que em 2014 era prefeito de Santa Luzia do Pará, afirmando ter pago propina a Raimundo Flexa e Castelo Branco e recebido proposta de propina do juiz de Ourém para que voltasse à prefeitura, da qual havia sido afastado à época pelo crime de compra de votos. 
No caso do juiz de Ourém, a competência para abertura de sindicância é da corregedora do Interior, Diraci Alves. Ela ainda não decidiu se irá fazer isso.
O Ver-o-Fato teve acesso à gravação, que foi editada, mas possui conteúdo grave para a reputação dos juízes citados. A conversa teria sido gravada dentro do carro do prefeito e nela, em trechos, ele diz ter pago R$ 60 mil a Castelo Branco, então com atuação no TRE, para que o magistrado o fizesse retornar ao cargo.
Antes disso, em outra conversa, Aires relata ter procurado o juiz de Ourém, Omar José Miranda Cherpinsk, mas diz na gravação que este teria se mantido inicialmente firme na decisão de afastá-lo do cargo. Depois, relata mais adiante que o mesmo juiz teria mandado o chefe do cartório da comarca pedir R$ 150 mil para "morrer" a ação. 
Nesse trecho, ele cita o nome do advogado Sábato Rosseti como envolvido numa "armação" para prejudicá-lo. Em outro trecho citado na gravação editada, Flexa diz a Castelo Branco que já havia fechado com Aires o valor de R$ 60 mil e que este já havia lhe passado R$ 15 mil para garantir de vez o tal acordo, que seria a suposta venda da sentença.
Adamor Aires chega a dizer que vendeu uma das salas que possui num dos prédios mais caros de Belém, o edifício Metropolitan, e recebe a promessa de que tudo será resolvido. 
Ele se refere a uma liminar em ação cautelar que seria julgada por Castelo Branco. Essa liminar, diz Flexa, não seria concedida, e isso só iria ocorrer no julgamento do mérito. De fato, o que acabou acontecendo. 
Outros áudios seriam publicados nas redes sociais, mas até agora isso não ocorreu. Na verdade, o único áudio divulgado até o momento precisa ser submetido a uma pericia para comprovação de autenticidade, identificação das vozes e saber se houve manipulação, com edição, cortes de trechos e acréscimo de outros.
Tudo levar a crer que Adamor Aires, cuja fama de gravar conversas corre pela cidade de Santa Luzia do Pará, meteu-se numa enorme enrascada, podendo até ser preso, como ocorreu com o ex-deputado Antonio Armando, depois condenado judicialmente por ter gravado conversas de suposta corrupção de juízes do TRE. 
Ele não provou o que disse, alegou ter sido vítima de armação, e pagou sozinho pela língua ferina. O ex-prefeito de Marabá, João Salame, arrolado juntamente com Antonio Armando, viu também sua carreira política desmoronar.
Depoimento no MP
O Ministério Público Federal (MPF), por meio da procuradora eleitoral Nayana Fadul, abriu investigação para apurar as gravações divulgadas esta semana nas redes sociais. Um dos primeiros a aparecer no MPF, pedindo para depor, foi o advogado Sábato Rosseti. 
Ocorre que Nayana entende que como os áudios falam em suposta corrupção de juízes, a competência para levar a investigação adiante não é dela, mas do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). 
Sábato Rossetti esteve na manhã de hoje no MP, onde prestou depoimento ao procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins. O advogado, segundo ele, mostrou-se indignado com toda essa conduta criminosa do ex-prefeito de Santa Luzia. 
Rosseti confirmou ao Ver-o-Fato que tomou a iniciativa de apresentar representação ao MP esclarecendo que sua atuação no caso "foi como advogado, ingressando na ação um ano e meio após ter sido ajuizada, a partir da audiência de instrução, quando já havia pericia e demais provas contra o ex-prefeito de Santa Luzia". Foi categórico em "desmontar a farsa da gravação", colocando-se à disposição das autoridades para apurar os fatos.
Raimundo Moisés Flexa, titular da 2ª Vara do Tribunal do Juri e Diretor do Fórum Criminal da Comarca de Belém (Foto:Reprodução)
Raimundo Moisés Flexa, titular da 2ª Vara do Tribunal do Juri e Diretor do Fórum Criminal da Comarca de Belém (Foto:Reprodução)

Setrans garante que frota de transporte público continuará circulando normalmente em Santarém

Ônibus em SantarémVendas de passes também serão mantidas para os usuários do serviço.
O Sindicato das Empresas de Transporte (Setrans) de Santarém, oeste do Pará, garantiu o funcionamento do transporte público em Santarém, oeste do Pará, nesta quarta-feira (17), diante do não cumprimento do contrato de concessão por parte da empresa Resende Batista Ltda.
O Setrans firmou compromisso com o Ministério Público para continuar com o serviço de transporte em Santarém, e a Prefeitura notificou o sindicato nesta terça-feira (16) para que não deixe a população desassistida.