segunda-feira, 6 de junho de 2011


Assalto relâmpago em Rurópolis  
Policia continua caçando assaltantes do BASA  

Ponte do TAMBOR totalmente destruída pelo fogo
Os Policiais civis da 16ª Seccional Urbana de Santarém, homens do Grupo Tático Operacional (GTO), continuam no encalço dos bandidos que assaltaram na manhã desta segunda-feira (6), a agência do Banco da Amazônia, em Rurópolis, 217 quilômetros de Santarém.
Segundo informações chegada desta cidade, assaltantes, usando uma L 200, mais uma Camioneta RELUX e motos teriam tomado de assalto a agencia e levado dinheiro e várias pessoas como refém.
Outra informação é de que os assaltantes teriam ido em direção a vila de Fordlândia, município de Aveiro, aonde uma lancha já esperavam a quadrilha de assaltantes.
Enquanto isso, os assaltantes teriam liberado os reféns, entre eles o gerente da instituição.
Oficialmente não se sabe a quantia do dinheiro levado. Apesar do forte tiroteio, nenhuma vitima saiu ferida. O assalto aconteceu por volta das 10 horas da manhã.
Na fuga, ao passarem por uma carreta do exército que cruzava uma ponte, os assaltantes da agência do Banco da Amazônia, perderam o controle de uma das caminhonetes L-200. O veículo tombou, os bandidos tocaram fogo na ponte no TAMBOR (6 km da cidade) e, após queimarem o carro, fugiram no outro veículo.
Foi nesse momento que todos os reféns ficaram livres.
O gerente não quer falar sobre o assunto, pois ainda se encontra traumatizado.
Veja os nomes dos 6 reféns que na fuga foram liberados:
O gerente Sidney Lobo, os vigilantes Onan e Enoc, os clientes Celso Liberal, Wilmar Mucha, Alair e Nelson.
Foto Ronilma Santos

NO VOTO
Aveiro, Brasil Novo e Bujaru já têm novo prefeito
Aveiro, Ranilson Prado(PR), Brasil Novo Alexandre Lunelli(PP) e Lúcio Bessa em Bujaru.

Em Aveiro, Ranilson Prado que teve apoio deputado Federal Dudimar Paxiúba venceu a eleição com 49,57% dos votos válidos. Em Brasil Novo Alexandre Lunelli do PP venceu a eleição com 55,94% e em Bujaru Lúcio Bessa venceu com 62,02% dos votos.


Ranilson novo prefeito com o deputado Dudimar Paxiubá
Três municípios paraenses já têm novos prefeitos. Eles foram aclamados neste domingo (05), e já foram oficializados pelo TER. Os três serão gestores pelos próximos dois anos.
As eleições suplementares em Aveiro, Brasil Novo e Bujaru aconteceram em virtudes da cassação dos prefeitos eleitos em 2008. Os eleitos permanecerão no cargo até o final de 2012, ano em que serão realizadas as eleições municipais.
Em Aveiro, face às peculiaridades geográficas daquela região que gerou a necessidade de transportar algumas urnas por meio de lancha, a apuração foi concluída às 22h57, com a eleição de Ranilson Araújo do Prado, da Coligação PR/PSDB/PTB/PMDB/PRP. O novo Prefeito foi escolhido por 3.277 eleitores, o equivalente a 49,57% dos votos válidos. Os candidatos Olinaldo Barbosa e Elieser Sobrinho obtiveram 26,59% e 23,84% dos votos válidos, respectivamente.
O Juiz da 18ª Zona Eleitoral, sediada em Altamira, Dr. Wander Luis Bernardo, concluiu há pouco, às 19h53, a apuração dos votos em Brasil Novo.
O município possui 11.993 eleitores, distribuídos em 40 seções. Alexandre Lunelli, da coligação PP/PMDB/PV foi eleito o novo Prefeito com 55,94% dos votos válidos, o equivalente a 5.210 votos. O candidato adversário, José Carlos de Faria, teve 4.104 votos.
Com a chegada das urnas provenientes da zona rural de Bujaru, encerrou-se às 21h57 a eleição naquele município com a vitória de Lúcio Antônio Faro Bitencourt, o Lúcio Bessa, com 62,02% dos votos válidos, um total de 7.256 votos. O candidato Lauro Menezes ficou com 4.444 votos.
No total, 37.375 pessoas estavam aptas para ir às urnas em Aveiro, Brasil Novo e Bujaru. O primeiro município conta com 9.761 eleitores, distribuídos em 51 seções eleitorais. Os outros dois possuem 11.992 (58 seções) e 15.622 eleitores (59 seções), respectivamente.
Os prefeitos eleitos em 2008, nesses três municípios, foram cassados pelo TRE alguns meses após o pleito. Eles recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral que manteve a decisão anterior. Em Aveiro, Maria Gorete Xavier Dantas, do PTB, perdeu o mandato sob a acusação de compra de votos, através da distribuição de combustível, uso de bens públicos em benefício próprio e abuso do poder econômico. Compra de votos também foi o motivo que tirou de José Carlos Caetano e Osias Speroto dos cargos, respectivamente, de prefeito e vice-prefeito de Brasil Novo e ainda tiveram que arcar com multa de R$ 30 mil cada. Os dois foram eleitos em 2008 com mais de 50% dos votos válidos.
No município de Bujaru, nordeste paraense, a peemedebista Maria Antônia Silva da Costa teve o diploma cassado e foi obrigada a pagar multa de 15 Ufirs (Unidade Fiscal de Referência), o correspondente a cerca de R$ 16 mil, após o TRE julgar procedente a denúncia de que ela atraiu eleitores em troca de dinheiro. Esse tipo de conduta é vedado pelo artigo 41 A, da Lei nº 9.504 de 1997. Aveiro, Brasil Novo e Bujaru encontram-se, respectivamente, na 18ª, 34ª e 87ª zona eleitoral.