domingo, 22 de maio de 2022

Promotor militar manda abrir IPM sobre vídeo de agressão a preso. Veja os dois vídeos da ação


Um vídeo divulgado hoje em Santarém e no qual aparecem policiais militares agredindo a socos um suspeito de furto rendido, à margem de uma estrada, provocou a indignação do promotor militar, Armando Brasil. Ele vai pedir ao comandante da Polícia Militar naquele cidade a imediata identificação e afastamento da equipe envolvida no espancamento do homem detido e também de um capitão que comandava o policiamento.
Em outro vídeo, divulgado no Facebook por um blogueiro, o capitão diz que alunos da PM que estão nas ruas, participam de treinamento. Ainda não está claro se esses alunos, que também aparecem no vídeo do blogueiro ao lado do capitão participaram das agressões contra o homem preso, depois apresentado à delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis.
O homem foi apresentado na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil pelos policiais, que são lotados no 35º Batalhão de Polícia Militar, sob a acusação de furto. Junto com ele foram apresentadas várias joias supostamente furtadas de uma residência na ocupação Bela Vista do Juá.
De acordo com a polícia, ‘Caminhão’ tem várias passagens por furtos e outros delitos. As joias estariam com ele, segundo o capitão PM Arthur Vasconcelos. Junto com ‘Caminhão’, também foram levados para a delegacia de Polícia Civil, os indivíduos Marcos Corrêa Pantoja e Cleidson Sousa da Costa. A direção da PM em Santarém ainda não se manifestou sobre o caso.
“Vou mandar ofício ao comando, determinando a abertura de Inquérito Policial Militar (IPM) e que os envolvidos sejam afastados. essa forma de abordagem, com agressões ao preso, é desnecessária. Isso não está em nenhum treinamento de alunos da PMe se estiver está totalmente errado. Isso configura crime de lesões corporais, abuso de autoridade". Disse Armando Brasil. 

Com mais de 20 passagens pela polícia, homem é preso com várias joias em Santarém


No início da tarde de sexta-feira (20), Fábio Carvalho de Sousa, 32 anos, conhecido pela alcunha de “Caminhão”, foi preso pela Polícia Militar (PM). A prisão ocorreu quando o suspeito estava em um carro com mais dois ocupantes no cruzamento das avenidas Edvaldo Leite com Turiano Meira, bairro Santo André, em Santarém.

De acordo com a PM, após ordem de parada, iniciaram a revista pessoal em “Caminhão”, por se tratar de um indivíduo com mais de 20 passagens pela polícia por crimes de furtos e roubos.
Durante a abordagem foi encontrado no bolso do suspeito várias joias (anéis, cordões, pulseiras, pingentes, pepitas) e um frasco com substância em ácido para testar se as peças eram de ouro ou não. Aos ser indagado sobre a origem das joias, Fabio afirmou desconhecer.

Segurança Pública prossegue com apreensões, abordagens e prisões em Altamira

Desde o último dia 13, várias ações foram desencadeadas em Altamira, com o intuito de combater e inibir as ações criminosas ocorridas nas últimas semanas. Até o momento, quatro pessoas foram presas em flagrante, um mandado de prisão foi cumprido, uma arma de fogo, quatro objetos e 267 gramas de drogas apreendidas, além de 336 abordagens a pessoas, sendo cinco conduzidas às autoridades policiais para esclarecimentos.

Durante as ações, também foram removidos 24 veículos, 204 motocicletas abordadas, uma moto recuperada e 97 autos de infração lavrados. O balanço parcial foi apresentado nesta sexta-feira (20), pela  Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que coordena as ações junto aos órgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds). 

O 'Núcleo provisório de Inteligência Integrado', composto pelos gestores e setores de Inteligência das Polícias Militar e Civil e Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), como parte das iniciativas de policiamento e investigação, deflagrou ainda na segunda-feira (16), a terceira fase da “Operação Xingu”, que teve reforço de policiamento e incursões para avançar nas investigações dos fato ocorridos.

Acidente de moto tira a vida do jovem Elian Silveira

Elian Silveira, era lotado no gabinete do Vereador Elielton Lira. Ele viajava de moto, na Regiào do Tapará, perdeu o controle do veículo e foi de encontro a um cercado sendo atingido por uma estaca.
Elian era professor e presidente da comunidade de Bela Vista do Tapará.
A equipe do Blog do Xarope lamenta a brusca perca de um jovem com muito futuro, e deseja que Deus conforte os familiares, nesse momento de dor.

PF mira pecuaristas em operação de combate ao desmatamento em Altamira


A Polícia Federal (PF) deflagrou neste sábado (21) mais uma missão de combate ao desmatamento na região amazônica, no interior da Terra Indígena (TI) de Cachoeira Seca, com fiscalização no âmbito da operação Guardiões do Bioma.
A operação foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, Ibama, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e a Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará).
O Ibama, no início da semana, realizou a autuação administrativa com aplicação de multa de R$ 2,110 milhões e a apreensão de cerca de 1000 animais (bovinos avaliados em mais de 5 milhões de reais), devido à ocupação, desmatamento, impedimento de regeneração natural e exploração econômica ilegal de cerca de 500 hectares de terras indígenas desmatadas recentemente (2018) na TI Cachoeira Seca.