quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Altamira será primeira cidade da região da Transamazônica a contar com aterro sanitário em 2014

Exiba aterro 01.jpg na apresentação de slidesAltamira será o primeiro município da Transamazônica e do Xingu a eliminar totalmente o uso de 'lixões a céu aberto'. Em 2014, a cidade entra em total conformidade com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), lançado pelo Governo Federal em 2010. Com a medida, a cidade passa a depositar todo o resíduo sólido domiciliar no aterro sanitário que está sendo construído pela Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará. O novo aterro sanitário é parte do Projeto de Saneamento Básico e está previsto no Projeto Básico Ambiental da obra (PBA).
A PNRS prevê coleta, destino final e tratamento de resíduos urbanos com controle rigoroso. Este cuidado pretende minimizar impactos ambientais e riscos à saúde, sobretudo em áreas próximas aos lixões. O projeto irá ainda resguardar profissionais que obtêm sua renda da coleta seletiva.
Exiba aterro 2.jpg na apresentação de slidesO novo aterro sanitário já conta com uma célula escavada e, até o final de setembro, Altamira já poderá fazer uso da estrutura. A primeira etapa do projeto será concluída em 2014 com a entrega de outras duas células. No novo aterro, os resíduos serão depositados separadamente de acordo com características próprias. Atingida a capacidade, a célula será isolada e lacrada com solo.
Localizado em uma área de 50 hectares a 15 quilômetros de Altamira, o aterro contará com onze células para acomodação adequada dos resíduos e terá capacidade de 26 anos de uso ou o equivalente a mais de um milhão de m³ de resíduos armazenados. O local também vai abrigar um prédio administrativo, um galpão para manutenção dos veículos operacionais, uma balança para pesagem dos caminhões, uma guarita para a equipe de segurança e uma área para seleção de materiais recicláveis.
O projeto do aterro sanitário de Altamira prevê ainda a construção de um cinturão verde que vai recuperar uma área de 120 mil m² com o plantio de 15 mil mudas da flora local. Depois de pronto, o local será transformado em Área de Proteção Permanente (APP). As mudas já estão sendo produzidas e o plantio tem previsão para iniciar em janeiro de 2014, quando as chuvas mais intensas favorecem esse tipo de atividade.
Paralelamente a esta importante obra, a Norte Energia realiza ações de remediação do antigo lixão a céu aberto de Altamira, utilizado por mais de 20 anos e que já rendeu mais de R$ 2 milhões em multas à administração municipal. Com este conjunto de ações, a realidade de Altamira é transformada, colocando a cidade na seleta lista de cidades brasileiras que tratam adequadamente os resíduos sólidos. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 27,7% dos municípios brasileiros depositam resíduos sólidos em aterros sanitários. A mesma pesquisa mostra que em 50,8% das cidades o material descartado vai parar em lixões a céu aberto.

Prefeito e secretário são presos por usar máquinas da prefeitura

Patrícia Sanches

 O prefeito de Tabaporã Percival Cardoso Nobrega (PPS) e o secretário de Obras Walmir Barreto foram presos hoje por peculato. Conforme o delegado responsável pelo caso, Claudemir Ribeiro de Souza, a detenção ocorreu por volta das 14h, depois que máquinas da prefeitura -uma pá carregadeira e um caminhão caçamba - foram flagradas numa área rural privada. “Estão detidos por uso impróprio de bens públicos”, detalhou o delegado. Ele conta ainda que a defesa deles já solicitou a soltura e o caso será analisado nas próximas horas.
   Conforme a vereadora Fátima Bedin (DEM), autora da denúncia, ela havia solicitado as máquinas da prefeitura para realizar uma limpeza no lixão municipal, mas foi informada de que os equipamentos não poderiam ser disponibilizados porque iriam ser utilizados num sítio, de propriedade de um empresário da cidade. “De posse dessas informações eu formalizei a denúncia hoje cedo junto com os vereadores Ouvidio Neto (PMDB) e Ana Maria Alves (PSD) na delegacia e acompanhamos a diligência”, detalha Fátima.
   Por volta das 10h, os vereadores e o delegado saíram em diligência e flagraram as máquinas trabalhando em local indevido. Dois funcionários da prefeitura foram detidos no local e devem responder pelo crime de peculato culposo, conforme explicou o delegado. O empresário figura como testemunha do caso e a Politec foi acionada para fazer perícia no local. Ainda conforme Fátima, o prefeito autorizou o uso das máquinas com base numa lei municipal, aprovada pela Câmara. "Mas ela é inconstitucional", esclarece.
NOTA DO XAROPE: Se essa onda pegar, aqui na região do Oeste do Pará muito NEGO já estaria na cadeia.