terça-feira, 5 de setembro de 2017

Helder Barbalho dá sinal verde para recuperação da orla de Santarém

O ministro da Integração Nacional Helder Barbalho assinou na manhã desta terça-feira (5), a ordem de serviço do projeto que contempla obras e recomposições na orla de Santarém, oeste do Pará.
A cerimônia foi realizada na Praça Tiradentes reunindo além de populares, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e outras autoridades.
Os trabalhos na área da obra iniciaram nesta terça-feira (5) com limpeza, como definido no cronograma. O prazo previsto para finalização da obra é de um ano. O repasse do recurso é fruto de articulações que vem sendo realizadas desde janeiro deste ano, quando o prefeito de Santarém apresentou ao ministro a situação emergencial que a orla de Santarém.
O trecho mais crítico fica localizado entre a rua Augusto Montenegro e o Bosque Vera Paz. A obra é necessária para conter inundações nos períodos de chuva, e criar meios mais seguros para atracação de embarcações.

Advogado Wilson Lisboa teve a prisão decretada a pedido do Ministério Público Estadual

``Ligações interceptadas mostram que o advogado usou celular enquanto esteve no cárcere´´.
O advogado Wilson Luiz Gonçalves Lisboa, um dos 28 indiciados na Operação Perfuga, se apresentou na 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém, oeste do Pará, no início da tarde desta terça-feira (5). O advogado teve prisão preventiva decretada nesta terça-feira (5), pelo juiz Rômulo Nogueira Brito, titular da 2ª Vara Criminal.
Wilson Lisboa foi indiciado pela Polícia Civil e denunciado pelo Ministério Público por suposta participação em crimes de peculato e associação criminosa, na Câmara Municipal de Santarém. O advogado foi preso temporariamente no dia 7 de agosto, quando foi deflagrada a operação Perfuga pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual. Ele ficou preso por cinco dias e após prestar depoimento à polícia e à justiça, foi liberado.
A reviravolta no processo se deu a pedido do Ministério Público Estadual. Segundo o MP, durante o período em que Wilson esteve preso foi captada uma conversa entre ele e um homem identificado como Walan, que comprova que Wilson não respeito a obrigação de não fazer uso de celular no cárcere.
Durante a conversa, dizem que Jatene (governador) tem o Gaeco e o Judiciário na mão, e que não tem interesse que a Perfuga prospere, pois pode gerar um caos da política santarena. O uso de celular pelo advogado, mesmo estando preso, foi entendido pelo MP como perigo para a instrução criminal.

Pará tem mais de 8 milhões de habitantes em 2017, estima IBGE

O Pará atingiu a marca dos 8 milhões de habitantes em 2017. Mais precisamente 8.366.628 pessoas. O dado vem das estimativas populacionais divulgadas no último dia 30 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a data de referência usada é 1º de julho de 2017. O Estado segue como 9º mais populoso do Brasil e primeiro do norte.

O estudo apontou ainda uma tendência de aceleração de crescimento demográfico com percentual de 1,14% a mais de habitantes comparado a 2016. Segundo o IBGE, Belém é o município mais populoso do estado, com 1.452.275 habitantes. Na estimativa nacional, a capital aparece em 12° lugar entre as 17 com mais habitantes no país. Já a cidade com menor número de habitantes do estado é Bannach, na região sul do estado. São 4.612 pessoas, segundo a estimativa.
Dos 144 municípios do Pará, cerca de 126 apresentaram, em um ano, algum tipo de aumento populacional, com destaque para São Félix do Xingu (3,50%), Canaã dos Carajás (3,37%), Ulianópolis (3,20%), Anapu (3,14%) e Parauapebas (3,11%).