quinta-feira, 16 de junho de 2011


EM TEMPO REAL
Prefeito Ranilson: “Vou mudar para melhor a história do município de Aveiro”
Da redação
 “Vamos quebrar uma cruz em cima da herança maldita deixados pelos ex-prefeitos”.

 “Quero fazer em seis anos o que não foi feito em 60 anos em Aveiro”.
Depois de ter sido aclamado pela população de Aveiro, de forma democrática, para governar o município até 2012, se constituindo no primeiro prefeito eleito em uma eleição suplementar Ranilson Araújo de Prado, em sua primeira entrevista fala com exclusividade ao blogueiro Hiromar Cardoso, o popular XAROPINHO, ele destaca as mudanças e revela um panorama do que pensa realizar em defesa de seus munícipes.
Natural da cidade de Lago da Pedra, estado do Maranhão, de onde veio com seus pais, Adalgiso Prado, um Piauiense e Maria Prado, uma Maranhense para cidade de Itaituba, na expectativa de dias melhores com a corrida do tão sonhado OURO do Tapajós.
A convite do ex-prefeito Adalberto Viana, o Cabano entrou na política em 2008 sendo eleito vereador pelo PR. E após a cassação da prefeita Maria Gorete Dantas Xavier conseguiu ser eleito presidência da Câmara,  com isso automaticamente foi prefeito interinamente por três meses, e pela vontade popular foi eleito com 49,9% dos votos validos, numa eleição suplementar.
Homem simples e compreensivo, Ranilson Prado gosta de dialogar e por isso prometer um governo de parceria e sem perseguição. E apesar do pouco tempo, já se tornou uma unanimidade no município de Aveiro, aonde já se considera um verdadeiro filho da terra. ” Pois Aveiro foi uma cidade aonde o povo lhe acolheu e lhe trata muito bem”, argumenta com um sorriso largo o novo prefeito.
Ranilson fez questão de afirmar que o povo de Aveiro já sofreu demais, por isso ele prometer fazer um trabalho para as grandes obras que falta no município. E cita a questão da infra-estrutura no qual o asfalto e o saneamento serão realidade na sua administração. “ As duas obras fazem parte da estrutura do investimento turístico que a cidade de Aveiro vai ser. Os gestores passadas não tiveram a preocupação e a inteligência de lembrar que Aveiro é uma cidade com grande potencial turístico, e nós temos essa preocupação”,  explicou com otimismo.
Em apenas três meses de governo a cidade de Aveiro já tem outro aspecto. E isto é só o começo de um governo que quer trabalhar. Vamos investir no turismo na sede do município. A população já reconhece o nosso trabalho, isto foi demonstrado com a nossa esmagadora vitória, lembrou Ranilson.
Também temos um grande compromisso com a estética da vila de Brasilia Legal, e lá o nosso governo também vai adotar esta estrutura. Na agricultura já provamos que queremos trabalhar. Foram 200 quilômetros de vicinais trabalhadas para o escoamento de nossos agricultores da colônia de Brasilia Legal.
O novo prefeito também fez questão de agradecer todo apoio dado pelas igrejas católicas e evangélicas, uma vez que teve o apoio maciço, o que lhe orgulha. Ele anunciou a construção da Praça da Bíblia, uma realidade para o povo evangélico.
Anunciou também a construção de três creches no município, sendo uma para Brasilia Legal, outra para Aveiro e uma para Fordlandia. “ Vai ser a nossa diferença para ajudar na ação social que é muito carente no município”.
Inadimplência e herança maldita - O prefeito lamentou ter recebido a prefeitura toda individada, inclusive com 7 pendências, 3 já foram tirada. A nossa finalidade é tirar com urgência a prefeitura da inadimplência. “As pendências serão honradas pelo nosso governo, pois as pessoas quando compraram, não compraram em seu nome e sim do município. Por isso nós vamos honrar esses compromissos”, arrematou o prefeito.
Não gosto de falar sobre a questão de herança deixada. Agora infelizmente recebemos o município arrasado, todo quebrado. Sem transporte, sem motor de popa, os dois barcos Aveiro l e Aveiro ll indo para o fundo. Hoje os dois já estão recuperados. O novo governo já está adquirido mais um barco para secretária de saúde para combater a demandar. Na verdade essa herança maldita nós vamos passar por cima dela.
Ele lamentou o grande desviou de combustível no governo passado. Citou também o desaparecimento de roda d água que foram compradas e foram desviadas.
Governo do bem- Fez questão de explicar que seu relacionamento com funcionalismo vai ser de companheirismo. Um governo aberto, participativo, alegre para que seja uma administração para dar bons frutos.  E dar explicação sobre o significado de seu “governo do bem”, voltado para o bem estar da população e planejado em parceria com o governo do Estado e tantos outros parlamentares.  Quanto a herança maldita que recebeu de administrações anteriores ele é otimista: “vamos quebrar uma cruz em cima dela”, confira estes e outros relatos da entrevista:
Blog do Xarope- Como será seu relacionamento com o governo do estado?
Prefeito Ranilson- Eu entendo que será muito bom, até por que nós vamos procurar este entendimento, pelo apoio que tivemos do PSDB através de nossa coligação. Nós temos a vereadora Conci ,  temos também o  apoio do deputado federal Dudimar Paxiuba, que foi essencial para nossa campanha, uma pessoa que vestiu a camisa da nossa campanha, fez caminhadas a pé, nas ruas atrás de votos e que com certeza vamos saber valorizar este apoio.Não podemos esquecer da vereadora Neide Moura do PTB.
Blog do Xarope- Como o senhor vai tentar rever sua história política, em relação á Vila de Fordlândia que não votava em candidato que não fosse da própria comunidade?
Prefeito Ranilson- Pois é,  a gente já provou que essa mentalidade não funciona mais, e agente provou com essa votação expressiva que tivemos com a votação na Vila de Fordlândia, quando todo mundo achava que não iria teria votos por lá. Para mim não foi surpresa, mas para os adversários, sim. E a Vila de Fordlândia só respondeu ao trabalho que foi feito com obras em vicinais, na saúde e na educação; na Vila existia colégios que estava há vinte anos esperando um simples reparo e nós chegamos a fazer modificação importantes dentro da escola. A população correspondeu ao que a gente já vinha fazendo, aceitou a proposta do trabalho que fizemos na Vila de Fordlândia.
Blog do Xarope- O que o senhor pretende fazer hoje, na área de educação no município de Aveiro?
Prefeito Ranilson- Estamos com um trabalho continuado de valorização do profissional da educação, para que ele possa dar orientação para seus alunos. Estamos procurando valorizar  este profissional, pagando um bom salário; estamos pagando  mais que o próprio governo estadual e vamos investir nas escolas, por que eu recebi o município arrasado, sem infra-estrutura adequada, nem na sede do município, muito menos nas comunidades; junto com o governo do Estado vamos procurar recursos, apoio de nosso deputado estadual Antônio Rocha que muito nos apoiou, para que se possa modificar essa realidade.
Blog do Xarope- Com relação ao turismo no município, parece que o senhor está direcionando sua administração para dentro do município, com algumas obras que estão sendo concluídas. Fale sobre estas decisões?
Prefeito Ranilson- Em relação ao fato do município estar localizado dentro de uma Flona, nós sabemos que a solução natural é o turismo, para que possamos trazer recursos, começar a gerar emprego e renda para a população. A gente é sabedor que a grande sacada é mesmo investir no turismo, procurando parcerias com o governo do Estado e buscar tornar realidade esta nossa solução.
Blog do Xarope- Prefeito, como o senhor avalia estes três meses a frente da administração municipal de Aveiro?
Prefeito Ranilson- Eu avalio como uma proposta que vem dando certo e que para tudo continue certo é preciso do apoio da maioria da população. O bom de tudo isso é que as pessoas acreditam na gente, temos respaldo da população, temos boas idéias e acreditamos que vamos fazer uma boa administração; pretendemos fazer um trabalho muito sério para que as pessoas venham apreciar o retorno de tudo que a gente tem para propor.
Blog do Xarope- Como está a folha de pagamento do município? O senhor pretende enxugar a máquina administrativa municipal?
Prefeito Ranilson- Com certeza, mas nada grave pois sabemos que nosso município não tem renda e temos que considerar o lado humano das pessoas; hoje, de dez senhoras que procuram a prefeitura em busca de ajuda, em nove desses casos o marido está desempregado, sem esperança de emprego. Por isso nossa grande preocupação é gerar renda, emprego para essas famílias onde o chefe da casa está sem ter o que fazer.
Blog do Xarope-Como o senhor desenvolve a questão da ação social no município?
Prefeito Ranilson- A secretaria municipal de ação social é muito importante em nossa administração, devido a realidade em que vivemos na questão empregatícia e esta secretaria está dando o apoio necessário a este grave problema social no município de Aveiro.
Blog do Xarope- Qual sua mensagem para a população do município de Aveiro?
Prefeito Ranilson- Minha mensagem é que a população continue otimista, continue acreditando em nossa administração. Quero governar junto com a população, em parceria e esta proposta a gente tem levado, ouvindo os anseios das pessoas e a gente tem buscado levar esta proposta para eles, com muito trabalho, otimismo, carinho e muita responsabilidade também.
Blog Do Xarope- O senhor gostaria de agradecer sua eleição a algumas pessoas?
Prefeito Ranilson- Gostaria de agradecer a população em geral que nos apoiou. Ás pessoas que tiveram á frente da coordenação da Campanha, o próprio André Paxiuba, ao Clemerson, ao João Paxiúba e também ao próprio deputado Paxiuba que sempre quer saber sobre nossa atuação á frente da administração municipal, sempre nos telefonando, seu Renilson, muita gente que trabalhou, os secretários que trabalharam muito para que tudo isso acontecesse.
Blog Do Xarope- Quais seus planos para Brasília Legal?
Prefeito Ranilson- Eu acredito que Brasília Legal é uma comunidade muito importante. A partir desse mês nós vamos procurar fazer Obras para melhorar a estética de Brasília Legal, vamos trabalhar nisso. Fizemos mais de duzentos quilômetros de ramais, para dar apoio aos agricultores e agora vamos procurar beneficiar também a Vila.
Blog Do Xarope-  O senhor vai mesmo se empenhar para a instalação da Comarca judicial de Aveiro?
Prefeito Ranilson- Nós vamos nos empenhar para que a Comarca seja implantada no município de Aveiro, para que a gente não fique dependente da Comarca de Itaituba, por que a gente sofre muito; por exemplo até na apuração da eleição tivemos que ficar dependente de Itaituba; a gente já sabia o resultado ás seis da tarde, mas oficialmente só foi divulgado ás onze da noite, então eu acredito que o município de Aveiro não tem mais que passar por esta dificuldade. Vamos tomar providências com relação a instalação da Comarca no município de Aveiro.  
Blog Do Xarope- O que o senhor pretende fazer em relação aos jovens?
Prefeito Ranilson- Temos grandes projetos, pois sabemos que os jovens são o futuro do nosso  município e também do Brasil, além de esportes, temos preocupação com educação e geração de empregos para os jovens; precisamos manter os jovens dentro do nosso município; hoje o jovem estuda, faz o segundo ano e vai para Santarém ou para Itaituba e constitui família, não retorna mais para o município, fica com saudade da terra dele; nós vamos modificar esta situação, vamos criar alternativas para que este jovem permaneça no município de Aveiro, usando sua qualificação de mão de obra em prol do município.

Diabinho avista “persona non grata”.
 Como colocou em seu blog, o confrade Jeso Carneiro “Inimigo nº 1” do plebiscito para criação do estado do Tapajós e Carajás, o chefe da Casa Civil do governo Simão Jatene, Zenaldo Coutinho (PSDB) deve desembarcar hoje no aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém.
O diabinho licenciado, segundo nota de JESO deve fica na cidade até o dia 17, conforme diárias já devidamente oficializadas para ele no DOE (Diário Oficial do Estado).
Diferente de como costuma agir em Belém, aonde o DIABINHO arma até barraca para fazer campanha contra o plebiscito, aqui deve desembarcar escondidinho e de óculos escuro.
Alias, não entendo como o cara é tão cara de PAU. A população poderia se reunir e dar uma surra de OVO PODRE nesse INBECIL.
Não se sabe se ele vai acompanhar Simão Jatene no périplo de 3 dias que o governador fará em Santarém no transcorrer dos 350 anos do município na próxima semana.
Alias, até desconfiou de que o próprio Simão Jatene venha bancando esse IDIOTA para defender os interreses dessa raça.